Descubra as características e os benefícios de uma cadeira ergonômica

Publicado em | Atualizado em

Uma cadeira ergonômica é aquela que garante que os usuários mantenham-se em uma posição adequada durante suas atividades, prevenindo lesões e conferindo mais conforto.

Nos escritórios, é comum que os profissionais fiquem mais de 8 horas sentados para realizar suas funções.

Todo esse tempo parado pode trazer sérios riscos de saúde — que envolvem problemas posturais, lesões, dores e até estresse, que é fonte de inúmeras outras disfunções e tem impacto direto na produtividade.

Para solucionar essa questão, a Norma Regulamentadora 17 foi criada em 1990 para determinar os parâmetros que permitem plena adaptação dos postos de trabalho às características psíquicas e fisiológicas dos profissionais.

Entre os diversos pontos previstos na NR, também estão presentes as exigências para que os equipamentos do ambiente laboral sejam seguros, confortáveis e eficientes. De acordo com a norma, uma cadeira de escritório ergonômica é aquela com altura ajustável à estatura do indivíduo e à natureza de sua função profissional.

Além disso, a base do assento deve ter pouca ou nenhuma deformação, o encosto contar com forma adaptada ao corpo para proteção lombar e a borda frontal ter formato arredondado.

Se o uso da cadeira ergonômica já era indispensável em qualquer realidade profissional, ele se tornou ainda mais importante com o aumento das atividades em home office, especialmente após a pandemia da Covid-19.

Para que você também saiba como garantir mais segurança, ergonomia e conforto ao realizar suas tarefas, a seguir, descubra quais são as características de uma cadeira de escritório ergonômica, seus benefícios e como escolher a melhor para seu caso!

 

Entenda quais são as principais características de uma cadeira ergonômica

cadeira ergonômica embody

O encosto da Embody Chair se adapta à forma e ao movimento da coluna

A cadeira ergonômica deve contribuir para a manutenção de uma boa postura, por meio de uma posição em que a pessoa possa se manter em equilíbrio e com pleno conforto ao se sentar.

Ao contrário das cadeiras comuns, as opções ergonômicas contam com alguns diferenciais próprios que as caracterizam. Para conferir se determinado modelo é mesmo uma cadeira de escritório ergonômica, fique atento aos seguintes detalhes:

  • Largura e profundidade capazes de suportar o usuário com o máximo conforto possível;
  • Assento sutilmente inclinado para trás, com ajustes simples de altura e textura lisa;
  • Material do encosto e do assento acolchoado para longos períodos laborais;
  • Se o modelo tiver apoios para braços ou encosto para a cabeça, eles precisam ser ajustáveis;
  • Encosto ou suporte lombar com encaixe das costas e proteção da coluna, para que o usuário não faça esforços ao manter-se na postura correta;
  • Rodízio facilitado, para que a cadeira rode sem esforços em qualquer piso;
  • Base estável, geralmente em 5 pontos de apoio, capaz de suportar facilmente o indivíduo ao longo de suas atividades cotidianas.

Além de todos os pontos mencionados, também é indispensável que a cadeira ergonômica conte com as devidas certificações de qualidade, garantindo que sua construção siga os parâmetros da NR17 e da ABNT.

Agora que você já sabe quais são as características mais importantes que compõem uma cadeira de escritório ergonômica, no próximo item, descubra os seus principais benefícios!

cadeira ergonômica Sayl

Adquirir uma cadeira ergonômica é o primeiro passo para promover a segurança e a saúde de seus colaboradores no ambiente do escritório.

 

Confira os benefícios de uma cadeira de escritório ergonômica

Muitas são as vantagens de ter uma boa cadeira no trabalho. Ao adquirir uma cadeira ergonômica adequada, você garantirá:

  • Mais conforto, já que a cadeira pode ser ajustada individualmente para atender a todas as suas demandas de posicionamento;
  • Menores riscos de dores nas costas, uma vez que o encosto acompanha a curva da coluna e o grau de inclinação permite descansos sem esforços;
  • Menos pressão sobre os quadris, já que a profundidade do assento evita que o corpo crie pressão na região glútea;
  • Mais mobilidade nas estações do escritório, pois sua rotação permite movimentações mais ágeis sem a necessidade de levantar;
  • Menores riscos de rigidez no pescoço e nos ombros, uma vez que oferece encosto capaz de suportar naturalmente o peso da cabeça;
  • Facilidade no dia a dia de trabalho, pois a cadeira ergonômica é flexível e adaptável para diversos tipos de atividades.

Muito além de garantir segurança, a cadeira de escritório ergonômica também diminui o cansaço e evita o estresse. Dessa forma, garante um cotidiano de trabalho muito mais leve, natural e positivo.

Como se não bastasse, trabalhadores confortáveis também são mais concentrados e satisfeitos. Isso significa que a cadeira ergonômica tem influência direta em termos de produtividade, engajamento e resultados profissionais!

 

Saiba como escolher a cadeira ergonômica perfeita para o seu trabalho

ilha de trabalho com Aeron Chair

A Aeron é referência quando o assunto é ergonomia.

Muito além de observar os parâmetros mencionados no item anterior, a escolha da cadeira ergonômica ideal também exige alguns cuidados. São eles:

 

Considere a atividade voltada ao uso da cadeira

Diversos modelos de cadeiras de escritório ergonômicas estão disponíveis no mercado. Essa variedade serve justamente para atender a necessidades específicas, que podem variar de acordo com cada usuário.

Cada opção é voltada à carga horária média de uso da cadeira, instrumentos utilizados para o trabalho, tipos de piso, entre outras características.

Portanto, avalie quais são as suas demandas em relação a esses aspectos e escolha o modelo com atributos correspondentes a essas necessidades.

 

Confira quem e quantas pessoas a utilizarão

espaço de trabalho com produtos ergonômicos

É importante se certificar que a cadeira escolhida oferece os ajustes necessários para o usuário. Na imagem, a cadeira Mirra 2 que se adapta ao seu corpo e movimentos, quando sentado.

Em um primeiro momento, considere qual é a sua altura, peso e principais necessidades ergonômicas. A cadeira escolhida deve estar alinhada a essas demandas e suportar seu porte físico.

Além disso, também é preciso considerar se apenas você utilizará a cadeira ergonômica ou se outras pessoas se sentarão nela no dia a dia.

Lembre-se que esse tipo de modelo se adequa a cada parte do corpo do usuário para proporcionar o máximo conforto e segurança.

Sendo assim, se mais indivíduos utilizarem a cadeira, você precisa se certificar se as possibilidades de adaptação oferecidas em termos de altura, profundidade e encosto são adequados também para os demais usuários.

 

Certifique-se de que a cadeira ergonômica atende às exigências da NR17

Conforme mencionamos logo no início do artigo, a NR17, que versa sobre Segurança e Medicina do Trabalho, é o instrumento legal que também determina os parâmetros que devem ser seguidos pelos modelos de cadeiras ergonômicas.

Sendo assim, mais que certificar-se de que o produto escolhido atende às exigências previstas em lei, procure por informações que ressaltem essa característica.

Por mais que a NR17 não tenha um selo próprio, as melhores cadeiras ergonômicas costumam informar sua adequação na descrição do produto.

 

Priorize seu conforto e sua saúde

Adquirir cadeiras de escritório ergonômicas é o ponto de partida para um ambiente laboral mais confortável, seguro, saudável e produtivo.

Logo, tenha esse fator em mente na hora de escolher os produtos que acompanharão você ou seus funcionários no cotidiano. 

Lembre-se também de que a eficiência da cadeira ergonômica depende do seu bom uso. Para isso, todos devem ter atenção à postura, mantendo a coluna ereta, transferindo o peso do corpo para o assento, mantendo os pés no chão e os braços apoiados.

cadeira ergonômica Cosm

É importante também que a empresa garanta um treinamento sobre os ajustes e a postura adequada do colaborador ao se sentar para trabalhar. Assim, evita qualquer tipo de dores e também o mau uso da cadeira

 

Descubra o melhor lugar para adquirir sua cadeira ergonômica

As cadeiras ergonômicas disponíveis na Atec oferecem o que há de melhor em termos de design, tecnologia e segurança para garantir a ergonomia ideal no trabalho.  

Além de todo o valor de nossos móveis de design original, somos distribuidores autorizados e exclusivos da Herman Miller no Brasil — que é pioneira na pesquisa e no desenvolvimento de mobília de altíssima qualidade.

Os usuários podem esperar de uma cadeira Herman Miller uma experiência elevada, que vai muito além dos padrões ergonômicos exigidos pela NR17, com diferenciais que incluem:

  • Movimento natural e equilibrado, que se refere aos mecanismos e ajustes mecânicos da cadeira;
  • Suporte total da coluna com prioridade para o apoio sacral, ao contrário de outras cadeiras, que oferecem apenas suporte lombar e, por vezes, em posições genéricas, não adequadas para o uso compartilhado;
  • Ajuste dinâmico, em que cada material utilizado na fabricação tem função específica, ajustando tensões de acordo com o biótipo do usuário, respeitando todos os pontos de pivô e articulações do corpo humano.
  • Garantia de 12 anos e modelos que literalmente são ícones do design original mundial.

Mais que oferecer cadeiras de escritório ergonômicas, a Atec conta com uma linha completa de produtos das principais marcas globais de design. Além de investir na construção de conceitos sólidos e oferecer soluções corporativas e residenciais completas!

Quer conferir ainda mais possibilidades para o conceito de cadeira ergonômica e descobrir as melhores maneiras de aliar design e bem-estar no ambiente de trabalho? Então baixe agora mesmo nosso e-book completo sobre o tema.



Categoria
Ergonomia
Comentários