Como montar um escritório em casa? 5 dicas para garantir seu conforto

Atualizado em

Saber como montar um escritório em casa é indispensável para que os trabalhadores em home office tenham rotinas mais produtivas, ergonômicas e confortáveis!

O trabalho remoto já era uma tendência crescente em todo o mundo, mas se tornou uma realidade comum a grande parte da população com a chegada da pandemia da COVID-19.

Muito mais que uma alternativa no contexto de distanciamento social, trabalhar de casa é uma opção interessante para quem precisa de mais equilíbrio entre as atividades pessoais e profissionais.

Isso porque, grande parte dos trabalhos podem ser integralmente desenvolvidos de casa sem prejuízo algum para a produtividade. Pelo contrário: com tantos benefícios para o indivíduo, o trabalho tende a ser melhor executado.

Se você está pensando em montar um home office, é importante priorizar a funcionalidade e o bem-estar para que as suas atividades fluam da melhor maneira possível.

Quer descobrir como? Confira a seguir como montar um escritório em casa e acertar nas suas escolhas!

 

Como montar um escritório em casa mais confortável, produtivo e ergonômico?

Considerando a pandemia ou a rotina home office que será mantida depois dela, alguns cuidados são indispensáveis para que o cotidiano de trabalho atenda às suas necessidades profissionais e valorizem a sua qualidade de vida! São eles:

 

1.   Defina um espaço adequado

Para determinar como montar um escritório em casa, o primeiro ponto a ser considerado é o espaço em que o home office será criado.

Lembre-se de que ele deve ser utilizado exclusivamente para essa finalidade, ao menos durante o seu horário de trabalho.

Nesse sentido, tranquilidade e silêncio são fundamentais, por isso é importante elencar um local livre de interrupções, do trânsito de pessoas, das brincadeiras dos filhos, dos barulhos dos pets, e assim por diante.

Outro ponto de suma importância na definição do ambiente é a iluminação da estação de trabalho, que tem grande influência no rendimento profissional. 

Aliar iluminação natural à artificial é essencial. Isso pode ser feito com uma observação atenta do espaço, considerando onde a luz bate nos momentos do dia em que você realiza determinadas tarefas.

Luzes frias (brancas) são ideais para ambientes e momentos que exigem foco, enquanto luzes quentes (amarelas) são adequadas para relaxar.

Para trabalhar, o ideal é equilibrar luzes claras pontuais junto a cores quentes, para preservar os olhos.

 

2.   Escolha os móveis adequados

O mobiliário é outro item imprescindível para um home office adequado e produtivo. Ou seja, nem pense em reaproveitar aquela cadeira antiga ou uma mesa velha que não tenha os padrões certos de ergonomia.

Afinal, durante o expediente, você passará a maior parte do seu dia sentado, o que significa que os móveis e suas regulagens devem ser adequados para que você não tenha dores, fadiga ou mesmo riscos de lesões.

Opte por móveis ergonômicos e com desenhos adequados às suas necessidades. O conforto de casa deve possibilitar a mesma produtividade que se tem no ambiente corporativo.

Da mesma maneira, sua saúde física precisa ser preservada. As cadeiras ergonômicas, por exemplo, são resultados de longas pesquisas, portanto garantem boa postura e saúde.

 

3.   Considere equipamentos eletrônicos e a parte elétrica

montar um escritório em casa com cadeira SAYL e luminária Flute Personal

A luminária Flute Personal é uma opção sustentável e econômica para o seu escritório. Afinal, ela consome de 30 a 50% menos de energia que as luzes tradicionais.

Além dos móveis, é preciso também considerar os equipamentos eletrônicos e as instalações elétricas que tradicionalmente viabilizam o trabalho nos escritórios das empresas.

Isso significa que você precisa pensar no computador que irá utilizar, além da impressora, telefone, dispositivos móveis, entre outros semelhantes.

Mais do que isso, também é necessário pensar em como cada aparelho eletrônico será posicionado e adaptado ao seu ambiente, respeitando a sua ergonomia, usabilidade e funcionamento.

Em termos de organização, esconda os cabos e coloque uma régua de energia atrás da sua mesa onde possa conectar tudo. Se você não gosta da aparência de algum eletroeletrônico, por exemplo, tente nichos com portas.

Um ambiente livre de poluição visual cria espaço para que você não se distraia. Por outro lado, mantenha todos os seus materiais de escritório à mão.

 

4.   Decore e organize o ambiente

espaço home office

Vasos de plantas podem ser uma ótima opção para decorar o seu ambiente.

Ao ponderar como montar um escritório em casa, lembre-se de que você passará grande parte do dia nesse espaço, fato que torna a decoração e a organização protagonistas para o seu bem-estar.

Portanto, na hora de definir o seu décor, considere as sensações que os elementos e as cores irão transmitir para você.

Tons frios e claros nas paredes, por exemplo, aumentam a amplitude do espaço e agregam mais tranquilidade na rotina.

Já na decoração, escolha itens alinhados ao conceito do espaço e que valorizem os seus gostos e personalidade. Porém, é preciso ter cuidado com a poluição visual, evitando excessos e elementos que sobrecarregam o ambiente.

Além disso, é fundamental ser organizado e prático para pensar no armazenamento de papéis e arquivos num escritório em casa.

Prateleiras, armários modulares e gaveteiros são as opções para quem precisa visualizar o material para se lembrar das atividades.

Móveis modulares também representam uma solução interessante, uma vez que podem se adaptar, deixando ao alcance apenas o necessário ao estágio atual do fluxo de trabalho.

 

5.   Não esqueça do conforto

Voltando à questão do conforto e da ergonomia, não poderíamos deixar de mencionar que o mobiliário inadequado e o mau posicionamento laboral podem gerar problemas de produtividade e até de saúde, comprometendo a coluna, as pernas ou mesmo a visão.

Com isso em mente, alguns cuidados são muito importantes, como é o caso da altura da cadeira ergonômica, que deve permitir que os pés fiquem totalmente apoiados no chão.

Da mesma maneira, os apoios para os braços devem permitir que os mesmos se mantenham na mesma altura que a mesa. O ideal é que os cotovelos sejam mantidos junto ao corpo, para que não fiquem muito erguidos e nem os braços muito esticados.

No mesmo sentido, manter o monitor a uma altura adequada é importante para evitar o cansaço de vista e postura. O ideal é utilizar uma estrutura móvel que possa ser adaptada na medida em que você se movimenta, mas sempre mantendo o nível dos olhos.

Considere também trabalhar numa mesa com regulagem de altura, como a Ratio. Alternar entre ficar sentado numa cadeira por 2 horas e se levantar para ficar 15 minutos em pé é uma boa alternativa para a postura e circulação.

Com todos os pontos mencionados até aqui, é fácil notar que a escolha do mobiliário é fundamental para saber como montar um escritório em casa adequado, confortável e mais produtivo! A Atec é referência no assunto e representa as principais marcas do design mundial na área. Clique aqui e saiba mais sobre nossas soluções.



Categoria
Home office
Comentários