É verdade que o fato de se trabalhar 8, 10 e até 12 horas por dia, sentado em uma cadeira de escritório, pode ser prejudicial à saúde. Mas trabalhar em pé durante todo esse tempo também traz inúmeros danos ao nosso corpo. O que fazer então diante desse problema?

O gerente de vendas da Herman Miller, Michael Dura, deu sua opinião sobre o dilema apresentado. Ele explicou o que a empresa está fazendo para trazer equilíbrio para o local de trabalho – especificamente o que o futuro de uma empresa de design de móveis pode fazer para ajudar a combater o nosso estilo de vida típico sedentário.

São diversos os estudos que mostram a importância de cadeiras que promovem a boa postura no trabalho. Para se ter uma ideia, graves problemas de fluxo de sangue e tensão da coluna vertebral podem ocorrer com apenas 20 minutos sentado em uma postura inadequada. A Herman Miller já publicou em seu site um texto com os benefícios de se movimentar durante o trabalho, dando dicas e incentivando as pessoas a levantarem de suas cadeiras repetidas vezes ao dia. Resumidamente, a solução encontrada consiste em um simples, mas poderoso mantra: “Sentar. Ficar de pé. Mover. Repetir”.

Além disso, a empresa criou em algumas de suas cadeiras a tecnologia posture-fit, que inclina o quadril levemente para a frente, estabilizando a base da sua coluna e ajudando a manter a curvatura natural em S do seu perfil. Isso fortalece o corpo e reduz a fadiga.

ergonomia_cadeiras_de_trabalho

Há também outros fatores que mostram os benefícios de se ter boas cadeiras nos locais de trabalho:

Imagem positiva. Móveis baratos e com design pouco atrativo fazem você e sua empresa parecerem menores do que realmente são. Quando alguém chega ao seu escritório para uma entrevista de emprego, ou alguma empresa quer contratar o seu serviço, eles estão atrás de pistas visuais. Como bem diz o ditado, você não terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Então, invista em móveis que ajudam a confirmar a impressão que você quer transmitir.

Conforto gera criatividade. Grandes cadeiras propiciam o conforto que as pessoas necessitam para se concentrar e soltar suas criatividades. Enquanto você estiver confortável, você está livre para usar a imaginação e contribuir para o bom andamento do seu negócio.

Ergonomia promove saúde. Investir em móveis confortáveis e ergonomicamente corretos traz inúmeros benefícios para a saúde. Cadeiras mais baratas podem até trazer alguma economia a curto prazo, mas, depois de um tempo, trarão altos custos em planos de saúde para os trabalhadores, que sofrerão com problemas nas costas, no pescoço e nos ombros.

Barato que sai caro. Quando se compra um produto mais barato e de qualidade inferior, é bem provável que a necessidade de uma troca ou a aquisição de um novo material se dará em pouco tempo de uso. Além dos problemas que a má postura pode acarretar, como dores nas costas que terão que ser tratadas a base de muita fisioterapia, acupuntura, RPG, remédios…


A Atec oferece os melhores produtos para que você tenha ergonomia e qualidade de vida no trabalho. Visite um de nossos showrooms, entre em contato com a nossa equipe ou com um representante e escolha sua cadeira. Seu corpo agradece!