Veja tudo sobre a cadeira Eames Molded Plywood, da Herman Miller

Publicado em | Atualizado em

Desenvolvidas em 1940, as cadeiras Eames Molded Plywood representam um marco do design e são relevantes até os dias de hoje.

Elas foram criadas pelo casal Eames, uma das principais referências do design moderno. O casal foi responsável por levar aos EUA pós-guerra um conceito que já predominava na Europa: foco na funcionalidade dos produtos, não apenas em sua estética!

Charles e Ray Eames guiavam seu trabalho com a convicção de que o design tinha potencial para melhorar a vida das pessoas.

Dessa forma, a cadeira Eames Molded Plywood reflete essa ideia em uma inovação importante: o uso de madeira, aço ou policarbonato trabalhados em curvas — em uma época que só se utilizavam madeiras maciças e estofados.

O modelo tornou-se referência em termos de ergonomia e design, graças às suas características únicas! Quer saber mais sobre as peculiaridades que tornam a cadeira referência até mesmo na atualidade? Descubra a seguir.

 

A história da cadeira Eames Molded Plywood 

eames molded plywood

Com um design distinto, apenas com um olhar é possível reconhecer a cadeira Eames Molded Plywood.

Quando o casal Eames começou a experimentar suas técnicas de moldagem, a finalidade era construir cenários de madeira para a MGM no início dos anos 1940. No entanto, as possibilidades descobertas foram tão vantajosas, que logo eles fecharam um contrato com a Marinha dos EUA.

A ideia era desenvolver macas e conchas deslizantes de compensado para receber os soldados queimados na Segunda Guerra. Nesse sentido, como as macas de tecido grudavam na pele queimada, a madeira garantia que esse problema fosse eliminado — sem abrir mão da ergonomia necessária aos pacientes graças ao molde sob pressão e calor.

O sucesso da inovação foi tamanho, que depois da guerra o casal empregou a mesma tecnologia para comercializar cadeiras mais econômicas e de extrema qualidade. Tendo em vista que elas poderiam ser produzidas em escala industrial com excelência e sem a necessidade de estofamento.

O modelo final da Eames Molded Plywood revolucionou toda a indústria de mobiliário. Com uma estrutura que contava com dois painéis curvos de madeira compensada moldada, apoiados numa estrutura com uma coluna e quatros pés.

Nos dias de hoje, a ideia pode até parecer comum, mas na época ela foi tão relevante, que foi escolhida pela revista Time como o ‘’Design do Século XX’’.

 

O que diferencia a cadeira Eames Molded Plywood das demais?

 Eames Molded Plywood na cor vermelha e base de aço cromado

O modelo ainda conta com uma paleta de cores

Quando foi elaborada, o encosto e a cadeira montados em uma única peça moldada eram diferentes de todas as cadeiras que já existiam até então. Dessa maneira, ampliou as possibilidades para a elaboração desse tipo de móvel e marcando definitivamente a história do design.

Outro ponto que marcou a inovação das peças foram os materiais empregados em sua confecção. Isso porque, após a madeira inteira, também foram empregadas a fibra de vidro e o plástico moldado.

Até mesmo nos dias atuais, basta um olhar para definir se uma cadeira é mesmo Eames Molded Plywood.

Apesar da aparência convidativa e clean, a moldagem feita em finas lâminas de madeira e as formas levemente curvas são sinônimo de extrema durabilidade e máxima excelência.

Como se não bastasse a qualidade, as cadeiras ainda podem ser integradas em qualquer tipo de ambiente, seja em casas, escritórios, escolas, entre muitos outros.

ambiente social com produtos Herman Miller

A relação do casal Eames com a Herman Miller foi estabelecida em 1946. Nesse momento, foram elaboradas as audaciosas cadeiras para sala de jantar e de espera, moldadas originalmente em madeira compensada.

Como a Herman Miller preserva o legado da cadeira Eames Molded Plywood?

A Herman Miller também desempenha um papel fundamental na história da Eames Molded Plywood.

Até 1947, a empresa fazia apenas a distribuição da cadeira, até que, em 1949, comprou seus direitos e todo o catálogo do casal Eames, dando início a uma das parcerias de design mais bem-sucedidas do mundo!

O atual líder da Herman Miller, Christopher Hoyt, inspira-se no pensamento disruptivo que o casal teve há 70 anos para promover novas revoluções no mobiliário atual.

Se, antigamente, a madeira compensada moldada representava a principal inovação em termos de tecnologia, hoje, a mesma lógica é aplicada na empresa com o uso de dados coletados diariamente entre os usuários, para que novas revoluções sejam constantemente promovidas em layout, usabilidade, conforto e ergonomia.

Se os estudos, a bagagem cultural e a dedicação empregada na criação da Eames Molded Plywood ficaram marcados na história do design, a Herman Miller faz questão de preservar esses valores, os aprimorando com os recursos disponíveis nos dias de hoje!

Por meio da cadeira Eames Molded Plywood, o casal Eames promoveu mais funcionalidade, modernidade e estética aos lares norte-americanos. Assim, o sucesso foi tanto e de maneira tão significativa que logo ganhou todo o mundo.  

Todo esse padrão de excelência, inovação e qualidade também pode ser seu! A Atec possui a cadeira Eames Molded Plywood original à disposição e pode lhe auxiliar a escolher as composições que mais se alinhem às suas necessidades! Clique abaixo e saiba mais!



Categoria
Design Original
Comentários