Como saber se uma Poltrona Eames é original ou réplica?

Atualizado em

A Poltrona Eames é descrita por seus criadores como “um refúgio especial contra as tensões da vida moderna.”.

Trata-se de uma peça idealizada pelo célebre casal Charles e Ray Eames. Eles foram responsáveis por algumas das cadeiras e poltronas mais celebradas do universo do design.

Além dos seus ícones de mobiliário, ambos tiveram diversas criações famosas nas áreas de design industrial, gráfico, arquitetura e belas artes, sendo referências absolutas do século 20. 

A história do design da Eames Lounge

Inspirados pelas imponentes poltronas inglesas do século 19, o casal lançou a Eames Lounge Chair em 1956. Até hoje, o singular assento de couro e madeira é destaque entre os admiradores de móveis de alto padrão.  

Charles e Ray Eames criando a Poltrona Charles Eames

Na época, Charles e Ray gostavam de receber seu grupo eclético de amigos em casa. Seu desejo era proporcionar um ambiente acolhedor e confortável aos convidados.

Com isso, idealizaram não só uma poltrona aconchegante e elegante, mas também um item que se tornou um dos mais expressivos e colecionáveis designs mobiliários do século 20.

Na época de lançamento do modelo, a proposta foi tão única que teve uma estreia especial na televisão. A apresentação foi feita na da rede NBC Home por Arlene Francis. Além de destacar a singularidade do móvel, ela também ressaltou a autenticidade dos Eames. 

Símbolo de elegância, a Eames Lounge possui uma forma característica. Muitos a consideram uma mescla entre as clássicas poltronas reclináveis de couro e as luxuosas cadeiras corporativas. 

Como citamos logo na introdução, a Eames Lounge Chair é um verdadeiro sonho de consumo. Abaixo, saiba mais sobre os detalhes que tornam a poltrona Eames um item tão único, cobiçado e valorizado por quem o utiliza. 

Por que comprar essa peça icônica?

Uma característica marcante das peças de Charles e Ray Eames é o design simples. Eles costumavam deixar os materiais caros de lado para criar móveis mais acessíveis. 

Contudo, eles resolveram reinventar-se com a Eames Lounge. Para isso, substituíram os padrões de produção de massa e voltaram seu foco na excelência da fabricação artesanal

As formas modernas da Eames Lounge são compostas pela combinação de sete camadas de madeira, base e suporte traseiro fundidos em alumínio e couro maleável. 

O conforto é garantido pelas almofadas de espuma de poliuretano de seis polegadas de espessura, aliadas ao rico estofamento de couro. Inclusive, o estofado é montado individualmente e é substituível. Para maior comodidade, há um mecanismo giratório embutido. 

Além disso, o encosto conta com uma estrutura alta e o assento possui contornos ergonômicos. Na Poltrona Eames, o conforto e o prazer são levados a sério. 

Hoje em dia, quem adquire uma Eames Lounge também reforça seu compromisso com a sustentabilidade. Isso porque, a madeira é obtida de florestas certificadas e os materiais são recicláveis. 

Apesar de ser a primeira peça de alto padrão do casal Eames, ela se tornou um símbolo da obra de ambos e permanece relevante há mais de 60 anos

Quem adquire uma Eames Lounge Chair pode ter consigo um dos itens mais admirados da história do design. Não por acaso, ele é parte das coleções permanentes no MoMA de Nova York e do Art Institute of Chicago.

Como identificar uma Poltrona Eames original? 

Agora que você já conhece todo o valor presente na Eames Lounge Chair, vamos às dicas para diferenciar o modelo original das réplicas:

Confira a etiqueta fixada na cadeira

Etiquetas de originalidade de uma Poltrona Charles Eames original da Herman Miller

Uma Eames Chair legítima precisa ter uma etiqueta. Ao longo dos anos, essas identificações evoluíram. Hoje, qualquer pessoa consegue identificar a época de fabricação da cadeira através da observação desses detalhes:

Black Label – uma etiqueta preta e retangular, com cantos arredondados e com “Herman Miller” em letras minúsculas. Aplicada nas cadeiras entre 1970 e 1990.

Silver Label – fixada após 1990. É uma etiqueta prata, com “Herman Miller” em preto e letras maiúsculas.

Disco de Metal – possui o logotipo da Herman Miller no centro, acompanhado da frase: “Desenhado por Charles Eames- Herman Miller Zeland, Michigan”. Nas cores branca e dourada.

Etiqueta de papel – as mais autênticas Eames Lounge Chair são assinadas com uma etiqueta de papel, mesmo que o material seja fácil de ser retirado. Todas as patentes podem conter esse tipo de etiqueta.

Etiqueta inferior – localizada na parte de baixo da cadeira, onde há conexão entre a concha e o suporte. 

Etiqueta sob a almofada –não encontrou uma etiqueta na parte inferior da cadeira? Retire a almofada. Se ela for original, a etiqueta deve estar lá.

Repare na base da cadeira

Uma legítima Eames Chair tem cinco pernas na base. Além disso, elas possuem um ligeiro ângulo de curvatura, feitas em alumínio. Ao final de cada perna há uma finalização redonda, não quadrada.

Além disso, as pernas das cadeiras Eames originais podem ser encontradas em três tipos de acabamento: polido, cromado e preto (com acabamento polido na parte superior).

Poltrona Charles Eames da Herman Miller na cor branca com base cromada

Os pés da cadeira são feitos de borracha e possuem marcações com os dizeres: “Domes of Silence”.

As cadeiras Eames originais não reclinam e ficam permanentemente em um ângulo de 15º. Se você está testando uma cadeira que reclina, saiba que ela é uma cópia. Além disso, as autênticas permitem um giro de 360º.

Observe as conchas

Não existem parafusos expostos, exceto no apoio de braço, na cor preta. As cadeiras vintage possuem três. Já as mais recentes, apenas dois. Os demais parafusos estão perfeitamente armazenados no interior da cadeira. 

Poltrona Charles Eames da Herman Miller na cor preta

Além disso, a Eames Chair é formada por três conchas: uma na parte de baixo, uma na parte de trás e outra em cima, próxima à cabeça.

Dois suportes de alumínio ligam as conchas do meio e superior. Cada suporte possui três parafusos, dois para a parte do meio e um para a parte superior.

Comparação de uma réplica da Poltrona Charles Eames e uma original da Herman Miller

Réplica X Eames Lounge Original

Análise a madeira

As Eames mais antigas são feitas com cinco camadas de madeira laminada. As mais novas possuem sete. As linhas da madeira, abaixo do verniz, vão sempre na mesma direção, pois são cortadas apenas uma vez. 

As madeiras utilizadas para a confecção da Eames são: cerejeira, nogueira, Santos Palisader.

Anos atrás, o Jacarandá também era uma opção de madeira para a fabricação das Eames. No entanto, ele foi substituído por questões de sustentabilidade.

Detalhe do encosto e bráco de uma Poltrona Charles Eames original Herman Miller

Verifique as almofadas

As almofadas são do mesmo tamanho e podem ser trocadas. Nas cadeiras vintage há 15 centímetros de penas, e nas cadeiras mais recentes 15 centímetros de espuma de uretano.

Detalhe do couro e encosto de uma Poltrona Charles Eames original da Herman Miller

São raras as ocasiões em que você encontrará uma Eames coberta por tecido. A maioria delas é confeccionada em couro legítimo, com dois botões, também de couro, no meio das almofadas.

Confira as dimensões

Poltrona Charles Eames original Herman Miller

A parte superior do encosto possui, em média, 82cm. Na borda frontal o assento deve ter, em média, 38cm. A cadeira possui largura e comprimento similares, 83cm.

Considere o preço 

Evidentemente, uma peça de design original tende a ser mais valorizada do que um mobiliário comum.

Conforme explicamos anteriormente, a Eames Lounge Chair foi o primeiro modelo criado pelo casal Eames voltado ao mercado de alto padrão. 

Isso significa que o investimento no produto é maior do que seria em outro semelhante que não tenha os mesmos níveis de conforto, elegância e excelência.

Por isso, se você se deparar com uma Eames Chair com um preço “bom demais para ser verdade”, desconfie. Em geral, as réplicas custam menos da metade do que o modelo original. 

Se, por um lado, isso é mais leve para o bolso, por outro, a diferença na experiência terá um peso bastante frustrante. 

Encontre os principais sinais de uma farsa

Antes de fechar negócio, desconfie se houver qualquer característica abaixo:

  • Proporções erradas
  • Cadeira reclina
  • Pernas planas e quadradas que não deslizam ou se ajustam
  • Encosto mais alto
  • Parafusos visíveis
  • Preço abaixo da média
Comparativo de uma réplica da Poltrona Charles Eames e uma original Herman Miller

Réplica X Eames Lounge Original

Assista ao vídeo abaixo e veja como é o processo de produção de uma Eames Lounge Original (em inglês):

VÍDEO – https://www.youtube.com/watch?v=SFaLpbmP0Yw

Agora que você já conhece as características principais de uma Eames Lounge Chair original, que tal fazer uma visita em um de nossos showrooms para testá-la ao vivo? Esperamos você!

Fontes: myeamesloungechairandottoman , BrandMade.TV e manhattan-nest

Comentários