Cadeira Eames original: a história e as características da peça

Atualizado em

A cadeira Eames Molded Plastic original é um dos tantos produtos desenvolvidos por Charles e Ray Eames. Esse simpático e criativo casal ganhou fama criando móveis inovadores, minimalistas e dinâmicos. Mas a cadeira Eames certamente é uma das peças que os ajudou a trilhar uma carreira de sucesso. Quer conhecer a história e fatos curiosos sobre a Eames? Siga a leitura e viaje no tempo.

casal Eames com suas criações da cadeira Eames

Um registro de Charles e Ray Eames cercados por suas criações Eames Molded Plastic para a Herman Miller

A história da cadeira Eames original

A Cadeira Eames Molded Plastic Original foi idealizada para o Concurso Internacional de Design de Móveis de Baixo Custo, em 1948. Embora não tenha vencido a disputa, tornou-se icônica, famosa e copiada mundo afora. 

cadeira Eames original na cor marrom

Cadeiras Eames Molded Plastic na cor marrom

A cadeira Eames foi lançada inicialmente apenas nas cores bege, marrom e cinza. Depois foram introduzidas as opções verde, amarelo e vermelho. Atualmente, a cadeira Eames pode ser encontrada em mais de dez cores, incluindo o clássico branco.

cadeira Eames original nas cores vermelha e verde

Cadeiras Eames em fibra de vidro

Por questões ambientais, em 1989, as cadeiras de fibra de vidro pararam de ser fabricadas, afetando a Eames. Depois de buscar alternativas, a Herman Miller – empresa detentora da licença – começou a reproduzi-las, nos anos 2000, com propileno reciclável. Em mais de 70 anos de história, a cadeira Eames entrega requinte e simplicidade. Foi assim que conquistou o mundo e se tornou tão cobiçada e copiada.

 

Características da cadeira Eames

Entre as características da cadeira Eames Molded Plastic que mais chamam atenção, é que o encosto e o assento são feitos em uma peça só. O material é o propileno, um tipo de plástico. Já as pernas são feitas com madeira e interligadas por uma estrutura metálica.

A Eames* também tem suas próprias medidas. Veja:

  • 80 cm de altura;
  • 46 cm de largura;
  • 53 cm de profundidade

*Dimensões da Eames Molded Plastic Side Chair.

Curiosidades

A Cadeira Eames molded plastic tem, ainda, algumas curiosidades. O desenho das pernas, por exemplo, foi inspirado na Torre Eiffel, de Paris. O protótipo era de chapa de aço, mas esse material era muito frio e foi preciso usar neoprene, o que aumentou o custo da produção em massa.

Cadeira Eames Molded Plastic na cor branca

Cadeiras Eames na sua versão mais conhecida

Algumas cópias, inclusive, fazem uso desse nome na identificação: Cadeira Eames Eiffel. Essa é uma forma de reconhecer a original, que é somente Eames Molded Plastic, com a identificação de base Dowel-Leg para o acabamento em madeira tão replicado.

 

Como diferenciar originais, cópias e réplicas

ambiente de escritório

Eames Molded plastic em ambiente de escritório

O sucesso de vendas e o baixo custo de produção da cadeira Eames molded plastic  também fez surgir as réplicas. Se você quer saber diferenciá-las, vejas as dicas:

  • As cadeiras originais também são produzidas em cores além do clássico branco;
  • A identificação na parte debaixo, próxima às pernas, está gravada no próprio plástico moldado, por isso o nome: Eames Molded Plastic;
  • A identificação exibe a marca da Herman Miller e da Eames Foundation;
  • Verifique a base da cadeira: as originais têm os quatro apoios da perna presos na parte de baixo do assento. As genéricas têm uma base fixada a cadeira e as pernas saem dela;
  • Com o tempo, os parafusos da cadeira falsa começam a afrouxar e ela fica bamba. Isso não acontece com as originais;
  • A maioria das réplicas é fabricada com outros materiais, o que impacta na densidade do propileno, deixando o peso e textura bem diferentes das cadeiras originais. Uma Eames pesa em torno de 15 kg com sua embalagem, enquanto que uma réplica pode pesar cerca de 3,5kg.

Criando a cadeira Eames molded plastic, Charles e Ray colocaram seus nomes entre os mais importantes da arte e do design no Século 20.

ambiente para reunião

Em qualquer ambiente, a Eames oferece o melhor do design original

Em casa, ou no escritório, você deve aproveitar o que de melhor uma peça de design original pode oferecer. Se você tem interesse em adquirir sua Eames, ou conhecer outras cadeiras e poltronas originais, visite o showroom, ou entre em contato com a Atec, revendedora oficial dos produtos Herman Miller, incluindo a cadeira Eames Molded Plastic.

 

Comentários