10 dicas de ergonomia para um escritório confortável

Atualizado em

1450485749678

A rotina de trabalho é longa e cansativa. São seis, oito ou até dez horas diárias em um escritório, o que requer, além de disposição, saúde e bem-estar para executar as atividades. Existem diversas maneiras de transformar o seu local de trabalho em um ambiente agradável, confortável e o mais importante: ergonômico. A diretora da Atec, Silvia Serber, é especialista em ergonomia e rolfing. Ela deu algumas dicas de ergonomia para transformar o seu escritório em um lugar aconchegante e que oferece, além de condições apropriadas de trabalho, descanso e saúde para o seu corpo. Veja a seguir:

1- Garanta uma iluminação geral no teto de média intensidade.

 

2- Crie a possibilidade de luz focal com luminárias de mesa.

 

3- Invista em materiais de acabamento que absorvam ruídos, como madeira, tecidos e carpete.

 

4- Sua superfície de trabalho deve ter de 72 a 75cm de altura. Se você for muito baixo(a), a altura da mesa pode ser menor. O ideal é que você consiga apoiar os pés no chão.

 

5- Para a cadeira, escolha uma adequada ao seu biotipo e que possibilite o apoio dos pés no chão, apoio lombar, regulagem de altura para os braços e profundidade do assento.

6- A importância de poder se espreguiçar, reclinar a cadeira para facilitar a circulação sanguínea das pernas, pede uma cadeira com mecanismo de relax com regulagem de tensão.

 

7- Se você trabalha por muitas horas, estudos recentes comprovam a importância de permanecer algumas horas em pé. Para isso, hoje existem as mesas que podem ser elevadas sem esforço para o trabalho em pé.

 

8- Se você utiliza um laptop, use um suporte para que a tela fique na altura de seus olhos. No caso de muitas horas de trabalho, o ideal é um monitor com tela grande.

 

9- Mantenha seu espaço de trabalho organizado e agradável. Lembre-se que é lá que você passa grande parte do seu dia.

 

10- Por último, lembre-se que o ser humano é um bípede e não um sentador. Levante-se de tempo em tempo e ande, beba água, olhe pela janela e alongue-se, para depois se concentrar novamente. Isso não é perda de tempo, é investimento em concentração e produtividade.

 

Augment_1

 

Essas dicas podem fazer grande diferença no seu local de trabalho. Cadeiras, iluminação e outros materiais de acabamento do escritório influenciam diretamente no seu rendimento profissional e na sua saúde. Experimente.

Comentários