Buscar

Veja tudo sobre a cadeira Eames Molded Plywood, da Herman Miller

Desenvolvidas em 1940, as cadeiras Eames Molded Plywood representam um marco do design e são relevantes até os dias de hoje.

Elas foram criadas pelo casal Eames, uma das principais referências do design moderno. O casal foi responsável por levar aos EUA pós-guerra um conceito que já predominava na Europa: foco na funcionalidade dos produtos, não apenas em sua estética!

Charles e Ray Eames guiavam seu trabalho com a convicção de que o design tinha potencial para melhorar a vida das pessoas.

Dessa forma, a cadeira Eames Molded Plywood reflete essa ideia em uma inovação importante: o uso de madeira, aço ou policarbonato trabalhados em curvas — em uma época que só se utilizavam madeiras maciças e estofados.

O modelo tornou-se referência em termos de ergonomia e design, graças às suas características únicas! Quer saber mais sobre as peculiaridades que tornam a cadeira referência até mesmo na atualidade? Descubra a seguir.

 

A história da cadeira Eames Molded Plywood 

eames molded plywood
Com um design distinto, apenas com um olhar é possível reconhecer a cadeira Eames Molded Plywood.

Quando o casal Eames começou a experimentar suas técnicas de moldagem, a finalidade era construir cenários de madeira para a MGM no início dos anos 1940. No entanto, as possibilidades descobertas foram tão vantajosas, que logo eles fecharam um contrato com a Marinha dos EUA.

A ideia era desenvolver macas e conchas deslizantes de compensado para receber os soldados queimados na Segunda Guerra. Nesse sentido, como as macas de tecido grudavam na pele queimada, a madeira garantia que esse problema fosse eliminado — sem abrir mão da ergonomia necessária aos pacientes graças ao molde sob pressão e calor.

O sucesso da inovação foi tamanho, que depois da guerra o casal empregou a mesma tecnologia para comercializar cadeiras mais econômicas e de extrema qualidade. Tendo em vista que elas poderiam ser produzidas em escala industrial com excelência e sem a necessidade de estofamento.

O modelo final da Eames Molded Plywood revolucionou toda a indústria de mobiliário. Com uma estrutura que contava com dois painéis curvos de madeira compensada moldada, apoiados numa estrutura com uma coluna e quatros pés.

Nos dias de hoje, a ideia pode até parecer comum, mas na época ela foi tão relevante, que foi escolhida pela revista Time como o ‘’Design do Século XX’’.

 

O que diferencia a cadeira Eames Molded Plywood das demais?

Eames Molded Plywood na cor vermelha e base de aço cromado
O modelo ainda conta com uma paleta de cores

Quando foi elaborada, o encosto e a cadeira montados em uma única peça moldada eram diferentes de todas as cadeiras que já existiam até então. Dessa maneira, ampliou as possibilidades para a elaboração desse tipo de móvel e marcando definitivamente a história do design.

Outro ponto que marcou a inovação das peças foram os materiais empregados em sua confecção. Isso porque, após a madeira inteira, também foram empregadas a fibra de vidro e o plástico moldado.

Até mesmo nos dias atuais, basta um olhar para definir se uma cadeira é mesmo Eames Molded Plywood.

Apesar da aparência convidativa e clean, a moldagem feita em finas lâminas de madeira e as formas levemente curvas são sinônimo de extrema durabilidade e máxima excelência.

Como se não bastasse a qualidade, as cadeiras ainda podem ser integradas em qualquer tipo de ambiente, seja em casas, escritórios, escolas, entre muitos outros.

ambiente social com produtos Herman Miller
A relação do casal Eames com a Herman Miller foi estabelecida em 1946. Nesse momento, foram elaboradas as audaciosas cadeiras para sala de jantar e de espera, moldadas originalmente em madeira compensada.

Como a Herman Miller preserva o legado da cadeira Eames Molded Plywood?

A Herman Miller também desempenha um papel fundamental na história da Eames Molded Plywood.

Até 1947, a empresa fazia apenas a distribuição da cadeira, até que, em 1949, comprou seus direitos e todo o catálogo do casal Eames, dando início a uma das parcerias de design mais bem-sucedidas do mundo!

O atual líder da Herman Miller, Christopher Hoyt, inspira-se no pensamento disruptivo que o casal teve há 70 anos para promover novas revoluções no mobiliário atual.

Se, antigamente, a madeira compensada moldada representava a principal inovação em termos de tecnologia, hoje, a mesma lógica é aplicada na empresa com o uso de dados coletados diariamente entre os usuários, para que novas revoluções sejam constantemente promovidas em layout, usabilidade, conforto e ergonomia.

Se os estudos, a bagagem cultural e a dedicação empregada na criação da Eames Molded Plywood ficaram marcados na história do design, a Herman Miller faz questão de preservar esses valores, os aprimorando com os recursos disponíveis nos dias de hoje!

Por meio da cadeira Eames Molded Plywood, o casal Eames promoveu mais funcionalidade, modernidade e estética aos lares norte-americanos. Assim, o sucesso foi tanto e de maneira tão significativa que logo ganhou todo o mundo.  

Todo esse padrão de excelência, inovação e qualidade também pode ser seu! A Atec possui a cadeira Eames Molded Plywood original à disposição e pode lhe auxiliar a escolher as composições que mais se alinhem às suas necessidades! Clique abaixo e saiba mais!

Posts relacionados

Sustentabilidade no design de mobiliário

Conheça algumas das peças de mobiliário mais sustentáveis do portfólio das marcas representadas pela Atec Original Design. Algumas peças de design contemporâneo, assim como ícones…
Ler artigo

As apresentações de projetos de Florence Knoll

Saiba mais sobre como uma das mais influentes criadoras da história mundial influenciou o design dos espaços corporativos. Designer de mobiliário e interiores, com formação…
Ler artigo

O Quiet luxury no design de mobiliário

Mais do que uma tendência, a sofisticação minimalista é uma característica do design de mobiliário de mais alto nível. Veja mais sobre o quiet luxury…
Ler artigo

Comentários