Design de produto sustentável: como é o processo de produção dos itens da Atec?

Publicado em | Atualizado em

Mais que prezar pelas melhores tendências em termos de tecnologia, beleza, conforto e usabilidade, os produtos vendidos pela Atec também priorizam processos produtivos de design sustentável.

Conservar os recursos naturais disponíveis e adotar práticas que preservem o meio ambiente são cuidados alinhados às novas exigências do mercado. Dessa forma, garantem melhores condições e um mundo mais saudável para as gerações atuais e futuras.

Por meio de suas atividades, produtos e iniciativas, a Atec preza por um desenvolvimento sustentável, pautado no uso responsável e reutilizável de matérias-primas, na redução do consumo de energia e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Dessa maneira, nosso catálogo é composto apenas por produtos ecologicamente amigáveis, produzidos por empresas que são referências em design de produto sustentável e que são preocupadas em minimizar seu impacto ambiental.

Quer descobrir como ter o melhor em inovação e sustentabilidade através de nosso design sustentável? A seguir, saiba mais sobre os cuidados priorizados em nossos produtos e processos!


Quais os cuidados priorizados no design de produto sustentável da Atec?

Durante a escolha dos produtos que compõem nosso catálogo, damos prioridade para as marcas que utilizam recursos naturais de maneira eficiente. Assim como, que também  minimizam seu impacto no meio ambiente e prezam pela reciclagem e administração correta de resíduos.

A partir desse cuidado e da propagação de conhecimentos adquiridos com nossa experiência de mercado, também buscamos conscientizar o público, para que nossos clientes sejam agentes conscientes na cadeia sustentável.

Para exemplificar como nosso design de produto sustentável é priorizado, vamos abordar alguns cuidados de suma importância empregados na produção de nossos parceiros, que são referência mundial nos segmentos em que atuam. Confira:

 

Herman Miller

design de produto sustentável nas cadeiras Herman Miller

Além de ser internacionalmente reconhecida por suas tendências em design, a Herman Miller também é referência em processos sustentáveis.

A Herman Miller conta com departamento próprio para avaliação de questões ecológicas — que a torna protagonista em pesquisas e soluções na área e lhe rendeu diversos prêmios e certificações.

O design de produto sustentável e o processo eco responsável da Herman Miller podem ser exemplificados em algum de seus principais produtos:

  • Aeron Chairs, por exemplo, são feitas com 66% de materiais reciclados. Prontas, elas ainda se tornam 94% recicláveis;
  • Já as Mirra Chairs, além de serem feitas com poucas peças — que são amigáveis ao ambiente —, contam com 96% de sua estrutura reaproveitável para reciclagem;
  • As Embody Chair, por sua vez, são produzidas com matérias-primas atóxicas e ecologicamente corretas, sendo também 96% reciclável;
  • Além dessas opções, as Celle Chairs atingem a surpreendente marca de 99% recicláveis, contando com longa vida útil e possibilidade de substituição de peças.

Muitos outros casos ainda poderiam ser mencionados, mas os exemplos demonstram bem como a empresa consegue prezar pelo que há de melhor em termos ambientais sem abrir mão de ser líder nos segmentos em que atua!

 

Fritz Hansen

cadeira GRAND PRIX™

Os produtos da Fritz Hansen são ecologicamente amigáveis, elaborados e produzidos sob a ótica das questões ambientais.

Uma das prioridades da Fritz Hansen é o uso de matérias-primas de excelência em seus processos produtivos, que conferem uma vida útil incomparável aos seus produtos.

Isso evita que os móveis sejam descartados, tornando-se lixo ambiental, e também favorece seu reaproveitamento. Dessa forma, a qualidade é mantida e o item pode ganhar novas funcionalidades se eventualmente se tornar obsoleto no espaço que ocupa.

Como se não bastasse, a empresa ainda conta com certificação Greenguard, atestando seu compromisso com baixas emissões químicas, que são responsáveis por danos ambientais e riscos de saúde.

 

USM

móveis USM

O uso do sistema modular USM nos projetos proporciona uma decoração atemporal e com infinitas possibilidades de reconfiguração.

Todos os acessórios e componentes da USM são continuamente aprimorados, seguindo os novos e melhores padrões tecnológicos do mercado.

Mais que promover excelência em termos de design e usabilidade, os produtos prezam pela compatibilidade das peças com versões anteriores.

Dessa maneira, mesmo quem possui um clássico da marca dos anos 1960 pode ampliar as possibilidades do móvel com novas soluções compatíveis.

Essa atemporalidade é somada a insumos da mais alta qualidade, que conferem uma vida útil extremamente prolongada e eliminam a necessidade de descartes. Assim, a história da USM é marcada por itens que jamais se tornarão lixo ambiental.

Shaw Contract

design sustentável com carpete Shaw Contract

A Shaw Contract possui o Mindful MATERIALS, uma plataforma criada para indústria agregar informações sobre os atributos de sustentabilidade humana e ambiental dos produtos, tornando mais fácil de realizar escolhas assertivas em produtos sustentáveis.

Por fim, os carpetes e pisos vinílicos da Shaw Contract também merecem menção especial.

Além de prezar por fábricas neutras em carbono, a empresa também conta com serviço próprio para a recuperação dos produtos ao final do seu uso. Seu compromisso é refletido em algumas das certificações mais importantes em termos de sustentabilidade.

Um exemplo é o selo Cradle-to-Cradle, que preza pela saúde dos materiais, circularidade dos produtos, gerenciamento de energias renováveis, pela gestão de água e responsabilidade social.

Além disso, a empresa ainda conta com o WELL Building Standart, que atesta seu desempenho em relação à saúde e bem-estar dos usuários, e com o Living Building Challenge, que é um programa internacional de certificação de construções sustentáveis.

Através do LEED v4, a Shaw Contract também comprova mundialmente sua eficiência no consumo de energia, na baixa emissão de carbono e na garantia de ambientes internos mais saudáveis.

Ao priorizar marcas comprometidas com o desenvolvimento sustentável em seu design, a Atec vai muito além de oferecer conceitos sólidos e de promover o que há de melhor para a composição de escritórios e residências.

Nosso compromisso também é conscientizar os usuários para que atuem positivamente na preservação ecológica. Assim, priorizando produtos originais, que colaboram para a sustentabilidade e que causem os menores impactos possíveis ao meio ambiente.

 

Quer saber ainda mais sobre como o design de produto sustentável da Atec é alinhado à preservação de recursos naturais? Acesse o nosso site e confira os principais detalhes sobre nosso compromisso com a sustentabilidade! 

Comentários