Design de interiores sustentáveis: os móveis originais colaboram?

Atualizado em

Não é inteligente dar vida a novos projetos sem considerar o impacto que eles podem ter no Planeta. Por isso, projetos de design de interiores sustentáveis buscam soluções eficientes que previnem impactos na natureza. Eles se concentram na escolha dos materiais e promovem, tanto a união de tecnologia, ergonomia e sustentabilidade, como os processos de reciclagem e reaproveitamento. Além disso, a maior utilização possível do espaço é sempre uma prioridade.

O mundo que enfrentava uma crise climática, agora, combate uma pandemia. Nesse contexto, é latente a importância de que nossas iniciativas, planos e projetos levem em conta a nossa existência, a do outro e a do Planeta.

Será que o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis? A resposta é sim e vamos mostrar de que forma isso acontece. Siga a leitura!

Como são os projetos de design interiores sustentáveis

cadeira embody chair exemplo de design de interiores sustentáveis

A Embody Chair é um exemplo de material sustentável para projetos de escritório

  • Grande busca por envolvimento com a natureza;
  • Uso de elementos primários, como luz, água, plantas e paisagens naturais;
  • Ventilação natural;
  • Materiais, cores e formas naturais;
  • Iluminação natural;
  • Elementos que evocam a natureza e a passagem do tempo;
  • Vistas amplas, tanto para dentro quanto para fora;
  • Elementos ou produtos que utilizam em seu processo de fabricação, materiais renováveis.

Por que adotar o design sustentável

Os projetos de design de interiores sustentáveis promovem mais do que o cuidado com meio ambiente. Eles contribuem para a produtividade e trazem inúmeros benefícios físicos, mentais e comportamentais. Além disso, possuem tecnologia voltada para a sustentabilidade e passam por estudos com o intuito de atingir esse ideal.

Entre as melhorias físicas, podem ajudar no condicionamento, a reduzir a pressão arterial e sintomas de doenças. Entre os benefícios mentais, pode-se destacar o aumento na satisfação e na motivação, além do combate ao estresse e ansiedade. Há ganhos também na criatividade e na capacidade para resolver problemas. 

Os benefícios dos projetos de design de interiores sustentáveis aparecem, ainda, no aumento da atenção, da concentração e nos estímulos à interação social.

Tudo isso se deve a uma série de fatores que podem compor um design de interior sustentável. O maior envolvimento com a natureza, através de elementos primários, como iluminação, ventilação e paisagem naturais é um exemplo.

 

Como o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis?

A redução de impactos no Planeta é uma das preocupações das empresas que fabricam móveis com design original. As peças são desenvolvidas para durar por muitos anos e encaram testes duríssimos de resistência para atingir esse objetivo. Desse modo, chegam ao mercado com um nível de qualidade jamais encontrado nas cópias. 

A sustentabilidade também está presente na escolha das peças, imaginando o posterior descarte. É possível desmontar rapidamente um móvel com design original e reutilizar a maioria das peças. Os fabricantes estão atentos a essa possibilidade, pois testam seus produtos em condições extremas e conhecem bem a sua qualidade.

Prezar pela escolha de móveis de design original sustentável pode ser um bom começo. As cadeiras Herman Miller servem de exemplo, com destaque para Setu Chair, Embody Chair e Celle Chair, fabricadas com materiais de 90 a 99% recicláveis e que possuem longa vida útil. 

 

cadeiras Setu, Embody e Celle

Setu Chair                                                                               Embody Chair                                                                           Celle Chair

 

Deseja criar um projeto de design de interiores sustentável? Utilize produtos originais!

 

Certificações para o design de interior sustentável 

Os projetos com design de interiores sustentáveis também são agraciados por certificações que reconhecem as melhores práticas na construção sustentável. É o caso do Green Building Council (GBC), organização sediada nos EUA, que emite a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Trata-se de uma habilitação para que os arquitetos projetem e executem empreendimentos ambientalmente corretos.

Outro exemplo é a certificação Cradle to Cradle, uma das mais relevantes para reconhecer produtos desenhados para a economia circular, ou seja, aqueles usados em projetos sustentáveis. Aliás, a C2C está perto de ganhar a versão 4.0, com mudanças em todos os cinco níveis de certificação, do básico ao platina.

Existem mais de 570 produtos certificados com C2C. São peças que buscam soluções efetivas e definitivas na indústria, recorrendo a materiais com capacidade para resistir ao uso por vários ciclos.

Como aplicar o design sustentável nos seus projetos

Para aplicar o design sustentável, priorize a compra de móveis com materiais que causam menos impacto ao meio ambiente, como aqueles que utilizam componentes reciclados e recicláveis e/ou naturais. Os conceitos do comércio equitável também são úteis: preços justos, com padrões sociais e ambientais equilibrados.

Avalie, por exemplo, se a logística de distribuição do produto consome muita energia. Processos handmaid – feitos à mão – como a maioria das peças Fritz Hansen, além de mais duráveis, impactam menos o meio ambiente.

Outro método é reaproveitar. Uma pintura em laca pode deixar estantes e aparadores velhos parecendo móveis novos. Pallets e caixotes, em alguns casos, podem se transformar em sofás, prateleiras e até em camas. As plantas também são bem-vindas.

Projetos sustentáveis

Alguns projetos com design de interiores sustentáveis podem inspirar. Kim-Julie Hansen, do Best of Vegan, mostrou que o veganismo pode ser repetido nas casas. Ela mora em um loft com decoração totalmente vegana e sustentável. Seus objetos decorativos não têm nenhum impacto ambiental, desde a produção, tampouco materiais de origem animal.

Outro exemplo vem do escritório Faulkner Architects. Neste caso, um verdadeiro encontro da arquitetura com a natureza. Eles projetaram uma casa sustentável em um terreno rico em folhagem verde. Os moradores não queriam derrubar nenhum galho e os arquitetos resolveram a questão com janelões e lindas vistas para a natureza.

Agora que você está bem informado sobre como o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis, já está pronto para explorar o portfólio da Atec. Temos as melhores marcas de design original que prezam por sustentabilidade do início ao fim. Entre em contato.



Categoria
Sustentabilidade
Comentários