Quais são os benefícios da mesa com altura regulável para o ambiente de trabalho?

Publicado em | Atualizado em

Utilizar uma mesa com altura regulável no ambiente de trabalho é um cuidado que pode reduzir significativamente problemas relacionados à falta de ergonomia e agregar muito mais qualidade de vida aos profissionais.

Seja no escritório ou mesmo no home office, as pessoas passam cada vez mais horas sentadas. Esse hábito comum de trabalho, somado ao crescimento do sedentarismo, faz com que muitos sofram com dores crônicas, especialmente nos ombros e nas costas.

A mesa regulável foi criada justamente para melhorar as condições cotidianas no ambiente laboral, protegendo a saúde dos indivíduos, diminuindo suas queixas de dores e garantindo mais produtividade no dia a dia.

Para descobrir como esse item é capaz de melhorar sua rotina, acompanhe os principais detalhes sobre seu conceito, funcionamento e benefícios mais marcantes!

 

O que é e como funciona uma mesa regulável?

Por mais que o trabalho sentado seja inerente à grande maioria das funções de um escritório, passar muitas horas nessa posição pode gerar uma série de malefícios.

Além de uma maior propensão a lesões e problemas de saúde, como mencionamos anteriormente, o excesso de tempo sentado também favorece a sensação de fadiga e a sonolência — afetando diretamente o engajamento profissional.

Como a ergonomia afeta a produtividade, uma solução relativamente simples é levantar-se periodicamente. Inclusive, especialistas recomendam que os profissionais se levantem de suas cadeiras a cada hora, ficando em pé entre 5 e 20 minutos.

Nesse sentido, podemos destacar que a mesa com altura regulável, também conhecidas como sit-to-stand, foi criada justamente para atender a essa necessidade com mais qualidade e eficiência! 

 

pessoa trabalhando em pé na mesa com altura regulável

Trata-se de um tipo de mesa especial, que possibilita aderir ao trabalho em pé com muito mais conforto e agilidade.

Para garantir ergonomia e um escritório mais confortável, ela permite que os colaboradores alternem entre o trabalho em pé e sentado, conforme suas necessidades.

A regulagem normalmente é feita manualmente, mas novos modelos já oferecem a opção de regulagem elétrica. Podemos citar os exemplos das mesas: Ratio (Herman Miller) que contém a regulagem elétrica e Kitos (USM), que é erguida manualmente.

Além de manter sua funcionalidade em qualquer altura, a mesa sit-to-stand permite que o ambiente de trabalho seja mais dinâmico, adaptável e voltado às necessidades ergonômicas dos colaboradores.

Agora que você já conhece o conceito e seu funcionamento, no próximo item, descubra quais são as suas principais vantagens.

 

Quais os principais benefícios da mesa com altura regulável?

Entre os benefícios mais marcantes das mesas sit-to-stand, destacam-se:

  • Aumento da média de gasto energético dos colaboradores, diminuindo as consequências do sedentarismo;
  • Equilíbrio do nível de glicemia, já que ficar em pé após as refeições diminui significativamente os picos de açúcar no sangue;
  • Redução de dores nas costas, visto que os colaboradores não passam horas seguidas na mesma posição;
  • Versatilidade para que os profissionais ajustem a mesa ao formato que considerem mais confortável para o momento;
  • Garantia de ergonomia no trabalho;
  • Maior conforto, produtividade e bem-estar entre os profissionais.
mesa com altura regulável Ratio

A mesa Ratio, produto desenvolvido pela Herman Miller, ainda pode ser definida como uma mesa única ou em agrupamentos, junto com outras soluções de estações de trabalho para completar diferentes ambientes.

 

Importância à saúde

De acordo com uma pesquisa da Herman Miller, o tempo diário que as pessoas passam sentadas é associado à elevação do risco de todas as causas e mortalidade por doenças cardiovasculares — independente do IMC e os níveis de atividades físicas.

Além disso, a empresa que tem história de referência em mobiliário e ergonomia, ainda afirma que 70% dos trabalhos em colaboração nos escritórios são feitos em mesas.

Portanto, a mesa com altura regulável também é decisiva para reduzir os riscos de problemas do coração e de outras doenças muito sérias, como diabetes, alguns tipos de câncer e a obesidade.  

Como se não bastasse, esse tipo de modelo também facilita a troca de informações e as atividades ao lado de outros profissionais. Dessa forma, acaba gerando mais engajamento, dinamismo e colaboração nas estações de trabalho.

Ter consciência sobre sua posição postural contribui para que o corpo mantenha-se sempre confortável e com ergonomia. Uma vez que o desconforto afeta a mente e faz com que ela fique distraída, por isso uma boa postura é indispensável para o trabalho no dia a dia.

De formas simples e prática, a mesa com altura regulável proporciona mais saúde, bem-estar e produtividade, garantindo mais sucesso.

 

E você, já conhecia a tecnologia de mesa com altura regulável? Quer ter acesso ao que existe de melhor na área? Então acesse o link e confira nossa solução!



Categoria
Design Original
Comentários