São Paulo 11 3056-1800
Rio de Janeiro 21 3005-9186
Brasília 61 3327-1404

Carpete residencial: descubra as principais vantagens no dia a dia

Seguro, confortável e isolante. Essas são algumas características que tornaram os carpetes interessantes em projetos residenciais. O carpete modular para uso residencial tem vantagens que as demais opções não oferecem. Abaixo, você pode conhecê-las e entender porque a solução está ganhando cada vez mais espaço. Além disso, falamos de alguns cuidados, ensinando, por exemplo, como lavar o carpete residencial. Siga a leitura!

Carpete residencial: rolo vs modular

Para começar, vamos entender a diferença entre dois tipos de carpetes residenciais: o carpete em rolo e o carpete modular. 

O carpete em rolo é mais barato que o carpete modular, no entanto, com o tempo, as emendas do rolo tendem a desfiar. Já nas áreas com maior atrito, como embaixo das cadeiras, o carpete em rolo começa a enrugar. A manutenção também é mais complicada, pois deve ser feita em toda a peça. Além disso, não é possível criar designs diferenciados.

O carpete modular residencial é uma excelente opção de revestimento para a casa, principalmente em cômodos que precisam ficar aquecidos. Também são ótimos no quesito segurança, pois têm superfície antiderrapante, prevenindo acidentes naturais.

Carpete residencial da Shaw contract

O carpete modular é uma opção que auxilia no isolamento acústico

Precisa de uma solução com isolamento acústico? O carpete modular ajuda a reduzir o nível de ruído com mais eficiência. Além disso, também se destacam por sua facilidade de instalação.

Vantagens do carpete modular residencial

É fácil de instalar e manter

O carpete modular residencial tem um tamanho menor, por isso, é mais fácil de mover e de instalar. Pela característica modular, a perda de material na instalação é menor. A manutenção é prática e rápida. Quando uma peça se danifica, é possível fazer a remoção de forma individual da placa e substituí-la.

Possui alta durabilidade

O carpete residencial é produzido com fios tecnológicos, o que aumenta sua durabilidade. Os materiais também preservam a solidez da cor, são resistentes a manchas e facilitam processos de limpeza e manutenção. Vai adquirir um carpete modular residencial? Então você terá uma peça que evita a proliferação de fungos e bactérias, mantendo o ambiente de casa bonito e saudável.

carpete residencial modular

A tecnologia do carpete modular facilita a higienização, diferente de muitas opções disponíveis no mercado

 

Dá flexibilidade ao projeto

Variadas cores, texturas e a possibilidade de compor designs diferentes no ambiente da casa. Essas características também pertencem ao carpete residencial modular, tornando-o uma opção flexível para a decoração.

 

sala com mesa e cadeiras

Sua variedade de cores e estampas permite uma melhor personalização no ambiente. Na imagem, carpete da Shaw Contract

É extremamente confortável

Outra importante vantagem é que são excelentes isolantes acústicos. Eles oferecem melhorias significativas no ambiente absorvendo ruídos. Uma solução ideal para quem está com a casa cheia e cumprindo demandas via home office.

Pode recriar os ambientes

Você é do tipo que gosta de repaginar o ambiente da casa de tempos em tempos? Os carpetes residenciais modulares também são vantajosos nesse sentido. Sempre que quiser redecorar o espaço, poderá modificar o design do ambiente sem a necessidade de uma grande reforma, apenas trocando as placas ou alternando as cores do carpete, por exemplo. 

Carpete aplicado como tapete residencial

 

Garante opções criativas

As infinitas opções de repaginação também chamam atenção nos carpetes residenciais. Eles permitem a mistura de cores, paginações exclusivas e bastante criativas. Sempre que  for preciso inovar e personalizar o ambiente, isso pode ser feito de um jeito fácil e rápido.

Carpete com efeito degradê da Shaw Contract

Carpete com efeito degradê da Shaw Contract

Resolve pisos elevados

Eles são uma excelente opção também para piso elevado. Isso porque não precisam ser fixados no contrapiso e podem ser trocados de forma individual.

A cara da tecnologia

Carpetes modulares residenciais são fabricados com alta tecnologia. Dessa forma, atingem grande durabilidade, facilitam a limpeza e são ótimos para ambientes da casa, em especial nos cômodos com mais circulação.

sala de espera com design tie dye, da Shaw Contract

Carpete com design tie dye, da Shaw Contract

 

Cuidados importantes com o carpete residencial

Aspirar frequentemente

A forma mais prática de manter o carpete residencial limpo é usar o aspirador de pó com frequência. O equipamento elimina a sujeira com bastante eficiência. Faça isso ao menos uma vez por semana. Se você tem animais domésticos, redobre o cuidado.

 

Limpar da forma correta

Na hora de lavar o carpete, é melhor atribuir a missão a uma empresa. Eles utilizam os produtos adequados para garantir que o carpete preserve o seu tempo de vida útil. Fazer a lavagem por conta não é recomendado, pois determinadas substâncias podem causar danos no carpete. A lavagem especializada pode ser feita anualmente.

Prevenir manchas ou danos

As manchas são inevitáveis nos carpetes residenciais. Para resolver a situação, não esfregue a área. O mais indicado é usar um pano limpo para absorver a substância logo que ela entrar em contato com o carpete. No caso de manchas antigas, use pano limpo com um pouco de água morna e detergente neutro. Ou entre em contato com uma empresa especializada em higienização de carpetes para a remoção da mancha mais profunda.

Utilizar máquinas especiais

Para preservar o tempo de vida útil do seu carpete residencial e não se incomodar com eventuais danos, use máquinas especiais. Assim, você garante limpeza e manutenção ideais.

Cuidar com o peso dos móveis

Tenha cuidado também com o peso dos móveis. Uma vez em cima do carpete, eles podem deixar marcas no revestimento. A nossa sugestão é utilizar protetores nos pés dos móveis mais pesados.

 

A Shaw Contract é a melhor opção do mercado para carpete residencial. A marca é sinônimo de qualidade e você pode encontrar os produtos em qualquer unidade da Atec em todo o Brasil.


Design biofílico: o que é e como impacta o ambiente de trabalho?

A fim de reduzir os danos à saúde causados pelo estresse, a arquitetura buscou alternativas, como recorrer a natureza. O design biofílico pode ser encontrado em ambientes residenciais, comerciais e em cidades inteiras. Nas empresas, os ganhos são significativos: desde melhorias na produtividade, à oferta de bem-estar e conforto aos colaboradores. 

Por trás de tudo isso, mora um conceito. O termo design biofílico deriva de biofilia, que significa amor à vida. A característica mais forte, então, é resgatar a conexão das pessoas com a natureza, por meio da arquitetura e da decoração. Além disso, é uma opção interessante para empresas que desejam criar um ambiente mais produtivo, saudável e estimulante.

Quer saber o que a biofilia pode pode trazer de benefício às empresas? Siga a leitura!

Por que adotar o design biofílico na decoração do escritório?

Bem-estar e conforto

ambiente de escritório com design biofílico com duas Eames wire chair na cor cinza

O design biofílico contribui para trazer bem-estar e conforto aos ambientes

No trabalho, esses aspectos funcionam em cadeia. Onde não existe conforto, não há bem-estar. Um ambiente assim pode ocasionar queda no desempenho e na produtividade dos funcionários, afetando resultados individuais e da equipe. Por isso, usar elementos da natureza no escritório é uma excelente opção. Móveis de design sustentável, cuja produção se preocupa, ao mesmo tempo, com o meio ambiente e o conforto das pessoas, também são uma boa pedida. 

Talentos

Sua empresa quer manter os talentos trabalhando por lá? Então, ela precisa conhecer o design biofílico. Sim, o conforto e o estilo de um escritório são determinantes para o colaborador decidir se fica ou sai de uma empresa. Móveis com design sustentável, originais, com qualidade e durabilidade representam investimentos certeiros para empresas que pretendem manter seus talentos.

Produtividade

Objetos que remetem à natureza no escritório, e móveis que valorizam sustentabilidade nos processos de fabricação, podem melhorar a produtividade e a criatividade. Segundo pesquisa da Isma-BR, representante da International Stress Management Association, 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem algum dano por estresse. A aplicação do design biofílico nos escritórios tem sua importância, pois contribui para reduzir os níveis de estresse e aumentar a produtividade.

ambiente com design biofílico

Elementos que remetem a natureza no escritório, diminuem o estresse

 

Imagem empresarial

Em um mundo mais consciente, as pessoas valorizam as pequenas e grandes iniciativas de empresas que protegem o meio ambiente. Nesse contexto, a biofilia na arquitetura e na decoração de escritórios também é capaz de melhorar a imagem das organizações. Mais do que uma ação de marketing, a empresa entrega seus serviços e ajuda a preservar o Planeta.

Como o design biofílico impacta o ambiente de trabalho

Melhora a qualidade do ar

Quem passa diversas horas no escritório, geralmente, precisa de uma pausa para pegar um ar. Características do design biofílico, como plantas vivas no escritório e aberturas para luz natural, são ótimas alternativas.

Gera contato com a natureza

Nem todo local está cercado por árvores e paisagens inspiradoras. No entanto, o contato com a natureza e seus elementos traz inúmeros benefícios. É preciso pensar fora da caixa. Uma alternativa é dar vida a projetos com móveis de empresas que valorizam o conceito de green building e arquitetura sustentável. Algumas cadeiras de escritório, depois de prontas, são 95% recicláveis, outras 99% recicláveis.

Embody Chair no escritório

A Embody, da Herman Miller, é 95% reciclável

 

Cria diferentes texturas

Jardins verticais, muros e fachadas e telhados verdes: os elementos da natureza decoram e conectam o ser humano ao Planeta onde vive. Mais do que isso, criam um ambiente repleto de texturas, sons agradáveis e saudáveis. Os escritórios chegam próximo do paraíso, valorizando a vida, a natureza humana e o design sustentável.

jardins verticais representando o design biofílico

Os jardins verticais ajudam a harmonizar o ambiente

Além disso, a combinação de textura não precisa necessariamente estar relacionada a componentes naturais. Usando uma paleta de cores e materiais adequados, é possível criar ambientes que conectam o usuário e remetem a natureza. Quer um exemplo? Veja, abaixo, esses carpetes da Shaw Contract.

carpetes Shaw Contract que remetem a natureza

Os carpetes da Shaw Contract contribuem para o design biofílico, com opções de cores que remetem à natureza

 

Ajuda a iluminação natural

A iluminação também é um fator importante quando o assunto é bem-estar. O design biofílico vem para trazer mais este benefício para o escritório contemporâneo. Janelões e soluções para adequar a luz, como luminárias, ajudam profissionais a desempenhar suas funções sem cansar as vistas e no melhor ritmo possível.

Desenvolve um som ambiente

O barulho dos aparelhos eletrônicos, o burburinho das conversas, o som que vem da rua e dos corredores podem prejudicar a concentração. Solução para reduzir o barulho? Plantas internas estrategicamente posicionadas, ou fontes de água. Cabines acústicas também são interessantes para propiciar um pouco de reclusão e foco no escritório. 

 

Diversos benefícios levam profissionais de arquitetura e design a incorporar o design biofílico na prática. Entre eles, bem-estar dos colaboradores, aumento da produtividade e crescimento nos resultados.

O modelo também é uma premissa das empresas que aplicam a sustentabilidade na produção e no design. Assim, elas contribuem com o desenvolvimento sustentável, a redução do consumo de energia, a reutilização de matéria-prima, a ergonomia e a qualidade de vida das pessoas.


Escritórios do futuro: como se preparar para a nova realidade pós pandemia?

Cinco meses após o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, a pandemia mantém curva ascendente e continua deixando seus efeitos. Todas as relações, na vida pessoal e profissional, são atravessadas pelo vírus. No mundo do trabalho, um bom número de profissionais teve que adaptar o ambiente de casa para executar as tarefas da empresa. Mas, cedo ou tarde, a situação deve voltar a normalidade e as pessoas conhecerão os escritórios do futuro.

O artigo de hoje é focado justamente neste tema. A partir das tendências e exemplos de empresas bem presentes no seu dia a dia, vamos refletir sobre a nova realidade no universo corporativo

A disposição de mesas nos escritórios do futuro deverá ser mais isolada com painel de isolamento

A disposição de mesas nos escritórios deverá ser mais isolada e em ambiente arejado

Algumas pistas: os hábitos serão outros, os espaços precisarão de amplitude e os móveis que valorizam ergonomia serão ainda mais importantes.

Quer saber como as empresas devem recepcionar e manter seus colaboradores, em segurança, no escritório pós-pandemia? Siga a leitura!

 

A importância do ambiente para os escritórios do futuro

Os escritórios vêm se remodelando com o passar dos anos. Na década de 1960, as pessoas trabalhavam com máquinas de escrever em mesas dispostas paralelamente a enormes corredores, em espaços padronizados e uniformes ou seja, muito próximas umas das outras. Um modelo que, por exemplo, não se sustentaria em meio a uma pandemia.

Os anos 1990 tornaram os escritórios mais modernos, principalmente com a internet e com acessórios como disquetes, telefones e celulares, passaram a ser configurados em cubículos. Os anos 2000, por sua vez, trouxeram salas de jogos com videogame, mesa de pebolim e até paredões para escalada no trabalho. Mais leveza e descontração.

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus obrigou as empresas a reverem suas regras e a mudar a forma como o ambiente de trabalho era pensado até então.

É fato que a interação entre as pessoas de diferentes áreas da empresa pode contribuir para a produtividade. Como mostra um artigo da Harvard Business Review, que analisou dados de companhias espalhadas pelo mundo.Tudo indica, entretanto, que áreas como as de tomar aquele cafezinho serão adaptadas nos escritórios do futuro, ou estarão com os dias contados.

área comum de um escritório com móveis USM

Áreas comuns no escritório deverão ser adaptadas pós pandemia. Contar com uma mobília que supra essas mudanças, é fundamental

Entre os motivos para que os negócios se adaptem às mudanças, estão o conforto e saúde dos funcionários, a produtividade, a criatividade e o bem-estar de todos. Como resultado, a empresa se fortalece e melhora seu desempenho.

 

A nova realidade no ambiente de trabalho

A pandemia que vivemos modificou a forma de trabalho de um jeito profundo. Além de provocar muitos desempregos, tende a alterar o dia a dia daqueles que, aos poucos, retornam para os escritórios. 

ambiente de escritórios do futuro com divisória

Nos escritórios do futuro, painéis acústicos podem ser bons aliados para um isolamento acústico sem interromper a circulação do ar

Milhões de trabalhadores entraram em home office em função das medidas de quarentena. O Twitter acenou com a possibilidade de home office eterno, desde que a função de cada colaborador permita. Além disso, Facebook e Google não abrirão as portas dos seus escritórios até 2021.

Mas em algumas cidades fora do Brasil, a vida está se restabelecendo. A sede da HP, em Wuhan, na China, é exemplo disso. A gigante de tecnologia disponibilizou um kit com máscara e álcool em gel para recepcionar seus funcionários.

Ações como a medição de temperatura de cada funcionário na entrada do escritório e número reduzido de pessoas nos elevadores, também são esperadas nos escritórios do futuro. Isso sem falar no distanciamento maior entre as estações de trabalho, respeitando, no mínimo 2m entre as pessoas e com espaços de trabalho mais abertos.

escritório do futuro com móveis USM

O distanciamento será necessário na retomada

As rotinas serão revistas e pode-se esperar um ritmo totalmente novo. Há quem estude dividir os funcionários em turnos e, dessa forma, separar imunizados, não imunizados e pessoas do grupo de risco. 

Dicas para os escritórios do futuro

Agora, que tal entender e implementar as mudanças mais importantes no local de trabalho? A seguir, elencamos uma série de dicas para você, interessado, e também para arquitetos e designers que pretendem fazer projetos com base nos escritórios do futuro. Confira!

móvel USM na cor laranja em um escritório

Escritório com destaque para USM em laranja, adaptado para diferentes funções

 

Dinâmica de interação

As interações entre colaboradores da empresa – em casa devido ao isolamento social –  provocaram um aumento no uso dos recursos que viabilizam as videoconferências. As reuniões online também se mostraram eficazes para a comunicação com clientes e parceiros estratégicos. 

Desse modo, os escritórios do futuro deverão dar uma atenção aos investimentos em salas de conferência, para que os encontros online na empresa sejam executados com qualidade.

Experiências físicas e virtuais

Embora a interação entre os colaboradores deva ser estimulada, respeitando os devidos cuidados sanitários, determinadas tarefas exigem foco. Nesse caso, soluções como as cabines acústicas podem ser utilizadas, isolando profissionais que precisam se concentrar em uma atividade ou fazer um telefonema mais longo por exemplo.

cabines acústicas nos escritórios do futuro

As cabines acústicas são uma solução para o isolamento no escritório

Aproveitamento do espaço

O ambiente de trabalho não pode ser entediante. Pelo contrário, deve ter gatilhos para o profissional relaxar e colocar as ideias no lugar. Os espaços de convivência, com jogos, revistas e puffs também são bem-vindos nos escritórios do futuro. Lembre-se de garantir as medidas protetivas, como disponibilizar álcool em gel e máscaras aos colaboradores, ao menos enquanto durar a pandemia.

cadeira Spun em ambiente corporativo

A Spun é uma alternativa divertida e com design diferenciado para os ambientes corporativos

Mudanças no layout

O distanciamento social é uma das medidas mais efetivas contra o novo coronavírus. Por isso, o layout dos escritórios do futuro deve levar esse fator em conta. Tanto as estações de trabalho, como os corredores, devem ter mais espaço, evitando que as pessoas fiquem muito próximas. Para não travar a comunicação entre as equipes, a empresa pode liberar o uso dos chats de conversa, mas o distanciamento, sem dúvidas, será uma regra no retorno.

Móveis ergonômicos

Os móveis ergonômicos, que valorizam o conforto dos colaboradores, também estarão presentes nos escritórios do futuro. Nesse caso, destaque para as cadeiras, afinal, sentar-se corretamente no trabalho ajuda a manter a saúde e o bem-estar. Se você pretende criar um ambiente realmente antenado ao futuro, o aspecto ergonomia deve ser central no seu projeto.

ambiente corporativo com cadeiras Aeron

A Aeron, com seu design ergonômico, se torna cada vez mais essencial para o bem-estar.

Vale destacar que a ergonomia no trabalho impacta tanto no dia a dia dos profissionais que atuam à distância no home office, como nos que estão trabalhando na sede da empresa. 

Entre os principais benefícios desses móveis está a melhora da produtividade. Desse modo, os funcionários conseguem executar seus trabalhos com mais qualidade, gerando melhores resultados e, consequentemente, mais crescimento para a empresa. Por isso, se você ainda não conhece a Atec, chegou a hora de projetar o futuro é investir em produtos com design original, como as cadeiras Aeron®, Embody Setu e Celle, grandes referências de ergonomia.

sala de reunião dos escritórios do futuro com Setu Chair

A Setu Chair, da Herman Miller, é uma das melhores opções para a sala de reunião

Gostou da leitura? A Atec possui um portfólio com representação de grandes marcas no Brasil, entre elas, Herman Miller, Fritz Hansen, Magis e USM, a qual representa com exclusividade. Acesse o site e encontre uma série de móveis que se diferenciam pela ergonomia e fazem a diferença no ambiente de trabalho. Esperamos contribuir para o conforto de todos. Até a próxima!


Ergonomia no trabalho home office: 5 cuidados para ficar alerta

Muitas empresas estão aderindo ao home office. Com isso, os gestores podem se perguntar: em que condições está acontecendo a transição do escritório para casa? Negligenciar a ergonomia no trabalho home office pode trazer alguns problemas à saúde. Então, fique atento aos cuidados!

cadeira Aeron com ergonomia no trabalho home office

Cadeira Aeron em ambiente de trabalho home office 

Para ajudar empresas e pessoas, organizamos este artigo com dicas para um home office saudável, produtivo e livre de dores. A pandemia de coronavírus tornou o modelo de trabalho remoto mais popular, por isso, precisamos analisar os seus impactos no dia a dia.

Segundo pesquisa do professor André Miceli, da Fundação Getulio Vargas (FGV), o home office deve crescer 30% após a estabilização dos casos de Covid-19. O estudo ouviu 100 empresas e apurou quantas pretendiam manter o modelo.

Mas o home office também pode trazer prejuízos e, sem os devidos cuidados, pode ainda facilitar problemas que afastam as pessoas do trabalho, como: depressão, ansiedade, doença nas articulações, fraturas nos punhos, pernas e pés.

Está pensando em melhorar a ergonomia no home office? Siga a leitura!

 

A ergonomia no trabalho home office e o respeito às normas

É grande o número de empresas que passou a adotar o home office. O Facebook, por exemplo, anunciou que vai liberar seus funcionários para o trabalho remoto até o final de 2020. No entanto, é válido destacar que, apesar de o trabalho não estar sendo presencial, a Norma Regulamentadora 17 ainda deve ser seguida, ao menos no Brasil.

A NR17 regulamenta a ergonomia no trabalho e realiza um monitoramento para exigir que as empresas estejam em conformidade com ela. Entre diversas questões, aborda os parâmetros para mobiliário, equipamentos, organização e condições de trabalho.

Segundo a NR17, pessoas que fazem trabalho manual – sentadas ou em pé – precisam de bancadas, mesas, escrivaninhas e painéis que proporcionem boa postura e ótima visualização.

 

Problemas de saúde causados pela falta de ergonomia

Negar a importância da ergonomia no trabalho home office pode trazer, de volta, aqueles desafios já resolvidos no escritório. A seguir, veja problemas de saúde causados pela ausência de ergonomia e melhore seu bem-estar no home office!

Altura e distância dos móveis e equipamentos

Quem trabalha no home office tem a possibilidade de fazer as tarefas no sofá ou até na cama. Cuidado! Trabalhar nesses lugares, por muitas horas, pode trazer dores e uma certa indisposição. Por isso, atenção! 

Use cadeiras com suportes que valorizam a postura, como o sistema PostureFit SL, da Aeron. Esse produto da Herman Miller também possui assento e encosto independentes,  que estabilizam o sacro e apoiam a região lombar da coluna vertebral, repetindo a posição de uma pessoa em pé, mas de um jeito saudável.

Sistema PostureFit SL na cadeira Aeron

Sistema PostureFit SL na cadeira Aeron

 

Móveis desconfortáveis e sem a devida limpeza

Móveis desconfortáveis também podem trazer problemas à saúde no trabalho remoto. Nesse caso, ponto positivo para quem valoriza o design original na montagem do home office. Os móveis precisam ser confortáveis, e as cadeiras são protagonistas nesse assunto.

Uma ótima solução é a Cosm, também da Herman Miller. Para aumentar o conforto, a Cosm possui braços Leaf, uma criação do Studio 7.5. A principal característica é sua estrutura macia e, ao mesmo tempo, firme. Já o espaço para descanso dos cotovelos é bem generoso e aconchegante.

cadeira cosm ergonomia no trabalho home office

Cadeira Cosm em ambiente home office

 

Cadeira Cosm com braços Leaf

Cadeira Cosm com braços Leaf

As cadeiras da Herman Miller também se destacam em outro quesito importante: limpeza! Em uma Aeron®, por exemplo, ar, calor do corpo e vapores de umidade passam pelo assento e pelo encosto, mantendo as temperaturas confortáveis.

 

Falta de apoio para antebraços e costas

Quando você se senta, suas costas devem manter a curvatura natural da coluna vertebral, de forma a ficarem totalmente apoiadas. O ideal é que a cadeira tenha um suporte como o da Embody, da Herman Miller. As superfícies do assento e encosto dessa cadeira se ajustam, automaticamente, aos micro-movimentos do seu corpo. Com isso, o peso é distribuído uniformemente quando a pessoa está sentada, trazendo mais foco para o trabalho e melhorando a circulação.

cadeira embody ergonomia no trabalho home office

A tecnologia da Cadeira Embody, da Herman Miller, se adapta a micro-movimentos do seu corpo

Ausência de iluminação e isolamento acústico

Além das questões corporais, a ergonomia no trabalho home office também deve levar em conta a iluminação. O ideal, em casa, é trabalhar perto das janelas, aproveitando a luz natural. Em tempos de pandemia, também é importante que o ar circule. 

Ar puro e uma temperatura agradável podem trazer fluidez ao trabalho. Tenha cuidado com os ruídos, a tendência é que eles dificultem a concentração. O uso de luminárias também pode trazer a luz ideal para o trabalho em casa.

ambiente para home office

O lugar escolhido para o home office deve ser bem iluminado. Na imagem, a Luminária Kaiser, da Fritz Hansen

 

Falta de pausas para descanso entre as tarefas

Permanecer horas seguidas na mesma posição, fazendo as mesmas tarefas, pode ser prejudicial. Os danos podem ser percebidos na circulação sanguínea e na musculatura, por isso, fique atento. Lembre-se de fazer pausas, alongamentos ou simplesmente descansar. O ideal é parar de cinco a dez minutos depois de 40 minutos a uma hora produtiva.

 

Dicas e soluções

ambiente para home office com SAYL Chair

O seu ambiente home office deve contar com produtos de qualidade, como a SAYL Chair, da Herman Miller

 

Escolha um local adequado

Trabalhar em home office é muito vantajoso, mas requer algumas precauções. Uma delas é o local mais adequado para executar as tarefas. Dê preferência a ambientes tranquilos, reservados e onde não haja distrações.

cadeira Setu

Cadeira Setu em ambiente home office com vista para jardim externo

 

Regule a postura corretamente

Não vacile com a postura. Evite relaxar demais para manter a coluna ereta. Os antebraços devem ficar apoiados e os cotovelos próximos ao tronco. Invista em boas cadeiras, com regulagem de altura e ajustes para manter a postura. No home office, assim como no escritório, suas costas devem estar bem escoradas e seus pés completamente apoiados no chão.

cadeira aeron

Cadeira Aeron em ambiente home office, uma referência no quesito ergonomia

 

Exercite-se com ginástica laboral

Os intervalos também podem ser ótimos para a prática de pequenos exercícios. Se você passa o dia digitando, faça exercícios com as mãos para evitar dores ao final do dia. Além disso, você pode fazer algumas atividades, como yoga, assistindo a videoaulas no Youtube.

Use um cronômetro para pausas

Disciplina é um dos fatores mais importantes do home office. As pausas não podem prejudicar a produtividade, então, mantenha o controle para não ficar parado por tempo demais. O ideal é estabelecer alguma forma de contagem, como o cronômetro do celular ou usar aplicativos.

Bônus: Invista em móveis ergonômicos

Se você ainda não investiu em móveis que valorizam a ergonomia, chegou a hora. O home office veio para ficar, e você pode equipar a sua casa para produzir com saúde. A Atec possui uma linha de móveis que prezam por design original e ergonomia. 

Você certamente vai aproveitar ótimos benefícios seguindo as regras de ergonomia no trabalho remoto. A garantia de bem-estar e a melhoria da produtividade são alguns deles. Quer investir nos melhores móveis para trabalhar de casa? Acesse o portfólio da Atec próprio para o home office.


Design de interiores sustentáveis: os móveis originais colaboram?

Não é inteligente dar vida a novos projetos sem considerar o impacto que eles podem ter no Planeta. Por isso, projetos de design de interiores sustentáveis buscam soluções eficientes que previnem impactos na natureza. Eles se concentram na escolha dos materiais e promovem, tanto a união de tecnologia, ergonomia e sustentabilidade, como os processos de reciclagem e reaproveitamento. Além disso, a maior utilização possível do espaço é sempre uma prioridade.

O mundo que enfrentava uma crise climática, agora, combate uma pandemia. Nesse contexto, é latente a importância de que nossas iniciativas, planos e projetos levem em conta a nossa existência, a do outro e a do Planeta.

Será que o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis? A resposta é sim e vamos mostrar de que forma isso acontece. Siga a leitura!

Como são os projetos de design interiores sustentáveis

cadeira embody chair exemplo de design de interiores sustentáveis

A Embody Chair é um exemplo de material sustentável para projetos de escritório

  • Grande busca por envolvimento com a natureza;
  • Uso de elementos primários, como luz, água, plantas e paisagens naturais;
  • Ventilação natural;
  • Materiais, cores e formas naturais;
  • Iluminação natural;
  • Elementos que evocam a natureza e a passagem do tempo;
  • Vistas amplas, tanto para dentro quanto para fora;
  • Elementos ou produtos que utilizam em seu processo de fabricação, materiais renováveis.

Por que adotar o design sustentável

Os projetos de design de interiores sustentáveis promovem mais do que o cuidado com meio ambiente. Eles contribuem para a produtividade e trazem inúmeros benefícios físicos, mentais e comportamentais. Além disso, possuem tecnologia voltada para a sustentabilidade e passam por estudos com o intuito de atingir esse ideal.

Entre as melhorias físicas, podem ajudar no condicionamento, a reduzir a pressão arterial e sintomas de doenças. Entre os benefícios mentais, pode-se destacar o aumento na satisfação e na motivação, além do combate ao estresse e ansiedade. Há ganhos também na criatividade e na capacidade para resolver problemas. 

Os benefícios dos projetos de design de interiores sustentáveis aparecem, ainda, no aumento da atenção, da concentração e nos estímulos à interação social.

Tudo isso se deve a uma série de fatores que podem compor um design de interior sustentável. O maior envolvimento com a natureza, através de elementos primários, como iluminação, ventilação e paisagem naturais é um exemplo.

 

Como o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis?

A redução de impactos no Planeta é uma das preocupações das empresas que fabricam móveis com design original. As peças são desenvolvidas para durar por muitos anos e encaram testes duríssimos de resistência para atingir esse objetivo. Desse modo, chegam ao mercado com um nível de qualidade jamais encontrado nas cópias. 

A sustentabilidade também está presente na escolha das peças, imaginando o posterior descarte. É possível desmontar rapidamente um móvel com design original e reutilizar a maioria das peças. Os fabricantes estão atentos a essa possibilidade, pois testam seus produtos em condições extremas e conhecem bem a sua qualidade.

Prezar pela escolha de móveis de design original sustentável pode ser um bom começo. As cadeiras Herman Miller servem de exemplo, com destaque para Setu Chair, Embody Chair e Celle Chair, fabricadas com materiais de 90 a 99% recicláveis e que possuem longa vida útil. 

 

cadeiras Setu, Embody e Celle

Setu Chair                                                                               Embody Chair                                                                           Celle Chair

 

Deseja criar um projeto de design de interiores sustentável? Utilize produtos originais!

 

Certificações para o design de interior sustentável 

Os projetos com design de interiores sustentáveis também são agraciados por certificações que reconhecem as melhores práticas na construção sustentável. É o caso do Green Building Council (GBC), organização sediada nos EUA, que emite a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Trata-se de uma habilitação para que os arquitetos projetem e executem empreendimentos ambientalmente corretos.

Outro exemplo é a certificação Cradle to Cradle, uma das mais relevantes para reconhecer produtos desenhados para a economia circular, ou seja, aqueles usados em projetos sustentáveis. Aliás, a C2C está perto de ganhar a versão 4.0, com mudanças em todos os cinco níveis de certificação, do básico ao platina.

Existem mais de 570 produtos certificados com C2C. São peças que buscam soluções efetivas e definitivas na indústria, recorrendo a materiais com capacidade para resistir ao uso por vários ciclos.

Como aplicar o design sustentável nos seus projetos

Para aplicar o design sustentável, priorize a compra de móveis com materiais que causam menos impacto ao meio ambiente, como aqueles que utilizam componentes reciclados e recicláveis e/ou naturais. Os conceitos do comércio equitável também são úteis: preços justos, com padrões sociais e ambientais equilibrados.

Avalie, por exemplo, se a logística de distribuição do produto consome muita energia. Processos handmaid – feitos à mão – como a maioria das peças Fritz Hansen, além de mais duráveis, impactam menos o meio ambiente.

Outro método é reaproveitar. Uma pintura em laca pode deixar estantes e aparadores velhos parecendo móveis novos. Pallets e caixotes, em alguns casos, podem se transformar em sofás, prateleiras e até em camas. As plantas também são bem-vindas.

Projetos sustentáveis

Alguns projetos com design de interiores sustentáveis podem inspirar. Kim-Julie Hansen, do Best of Vegan, mostrou que o veganismo pode ser repetido nas casas. Ela mora em um loft com decoração totalmente vegana e sustentável. Seus objetos decorativos não têm nenhum impacto ambiental, desde a produção, tampouco materiais de origem animal.

Outro exemplo vem do escritório Faulkner Architects. Neste caso, um verdadeiro encontro da arquitetura com a natureza. Eles projetaram uma casa sustentável em um terreno rico em folhagem verde. Os moradores não queriam derrubar nenhum galho e os arquitetos resolveram a questão com janelões e lindas vistas para a natureza.

Agora que você está bem informado sobre como o design original colabora para projetos de design de interiores sustentáveis, já está pronto para explorar o portfólio da Atec. Temos as melhores marcas de design original que prezam por sustentabilidade do início ao fim. Entre em contato.