Buscar

Como limpar cadeiras estofadas de escritório

Poeira, manchas, sujidades. Com o uso frequente, as cadeiras de escritório estão sujeitas ao acúmulo de substâncias que interferem não apenas em sua estética, como também na qualidade de vida dos usuários.

No dia a dia a falta de cuidados com a limpeza pode fazer com que elas se tornem um foco de germes e substâncias capazes de provocar reações alérgicas e levar a doenças. 

Por isso, esses móveis pedem observação e cuidados específicos para garantir a higiene, conservação e durabilidade ao longo dos anos, promovendo também um ambiente que contribui para a saúde respiratória e para o bem-estar. 

Compartilhamos abaixo algumas dicas para ajudar você na limpeza das cadeiras estofadas de escritório.

 

Fique atento às recomendações do fabricante

Para assegurar uma vida útil longa à sua cadeira é fundamental observar as recomendações do fabricante quanto à limpeza e manutenção. Verifique qual o modelo adquirido e cheque o manual que acompanha o produto.

 

Descubra quais materiais compõem sua cadeira

A limpeza correta da sua cadeira estofada de escritório depende diretamente do uso de produtos e procedimentos adequados a cada material. Lavar estofados em couro, por exemplo, provoca danos à superfície.  Por isso, fique atento aos cuidados gerais:

 

Plástico

Use um pano macio e umedecido com detergente neutro e água morna para remover resíduos. Em seguida, seque a superfície com um pano macio.

Couro

Use regularmente um pano macio e umedecido com detergente neutro e água morna. Em seguida, enxágue-o e aplique novamente. Seque a superfície com um pano macio e mantenha o ambiente arejado para remover eventuais focos de umidade, evitando mofos.

Nunca utilize sabonetes, óleos ou quaisquer outros produtos de limpeza neste tipo de material. Essas substâncias podem conter solventes que decompõem componentes usados no processo de produção do couro, provocando manchas e outros danos.

 

Tecido

Utilize um aspirador de pó ou limpe regularmente com um pano macio umedecido.

Em caso de manchas superficiais, limpe a área delicadamente com um pano e água morna. Lembre-se de não esfregar o tecido com força, para não causar danos, nem comprometer as suas cores.

Evite encharcar o pano de limpeza, pois o acúmulo de água pode favorecer a proliferação de mofo, entre outros problemas.

Fique atento também ao tipo de tecido. Para cuidar de estofados em mohair, por exemplo, é preciso manter em uma única direção os movimentos em toda a superfície.

 

Acabamentos metálicos

Para acabamentos metálicos, limpe a superfície com um pano seco e macio. Alguns materiais pedem cuidados específicos. O alumínio polido, por exemplo, necessita da aplicação de cera em pasta após a limpeza. 

Fique sempre atento às recomendações do fabricante. 

Como limpar alguns componentes das cadeiras estofadas de escritório?

Após levar em conta as orientações acima, é hora de limpar alguns componentes.

 

Membrana

A membrana do encosto pode ser limpa com um aspirador de pó e com um pano macio umedecido em água morna.

Você também pode usar um espanador para remover a poeira entre os vãos.

Nunca utilize objetos pontiagudos para a limpeza. Eles podem causar danos fatais ao seu móvel.

 

Rodízios

Cuidar periodicamente dos rodízios evita que o acúmulo de sujidades comprometa a movimentação da sua cadeira de escritório. 

Para limpá-los, vire o móvel para baixo, apoiando-o em uma superfície, e utilize um aspirador de pó. Use também um pano úmido para remover sujidades que costumam deixar manchas no chão.

 

Orientações gerais

-Cuide da sua cadeira estofada de escritório regularmente, para evitar o acúmulo de sujidades e a necessidade de uma limpeza mais profunda. Em geral, manter os cuidados 1x por semana é suficiente, mas a periodicidade varia conforme as características do ambiente.

-Antes de fazer uso de qualquer método de limpeza, teste previamente em uma área pequena e imperceptível do seu móvel.

-Trate as manchas imediatamente. Quanto mais tempo uma mancha permanece no tecido, mais difícil é para removê-la.

-Em caso de manchas, prefira várias aplicações leves dos agentes de limpeza recomendados a uma única aplicação concentrada.

-Nunca utilize calor ao fazer a limpeza de manchas. Ele pode ajudar a torná-las permanentes.

-Para manchas persistentes, conte com a ajuda de profissionais. Assim você evita danos ao seu móvel.

-Não use alvejantes ou produtos à base de solvente, como verniz, diluentes, removedor de esmalte, óleo de pinho. Esses agentes causam descoloração e outros danos.

-No caso da limpeza com pano umedecido, evite encharcá-lo para a aplicação. O acúmulo de água na cadeira pode favorecer a proliferação de mofo, entre outros problemas.

-Fique atento também quanto ao pano utilizado na limpeza. Algumas versões coloridas podem transferir pigmentos para a superfície da sua cadeira. Prefira os isentos de coloração.

-Nunca use objetos pontiagudos para a limpeza. Eles podem causar danos fatais ao seu móvel.

 —-

 Cuidar da cadeira estofada de escritório colabora para a sua saúde e bem-estar, além de contribuir para a durabilidade do móvel. Escolher um modelo produzido com materiais selecionados e de alta qualidade também é fundamental.

A Herman Miller oferece a excelência em cadeiras de alto desempenho, em versões como a Sayl, Lino, Verus e Embody. Todas elas fazem parte do catálogo da Atec, distribuidora certificada e maior representante da marca norte-americana no Brasil.  

Posts relacionados

A reflexão e a obra de Naoto Fukasawa

Conheça mais sobre o grande arquiteto, designer e artista contemporâneo. Localizado em um subúrbio tranquilo de Tóquio, o Naoto Fukasawa Atelier é uma das maiores…
Ler artigo

Florence Knoll e os ícones da Bauhaus

Um dos aspectos mais importantes do legado de Florence Knoll se construiu a partir de suas relações criativas com alguns dos maiores arquitetos e designers…
Ler artigo

O artista de múltiplos materiais

Considerado um dos maiores escultores da história mundial, Isamu Noguchi foi muito mais do que isso. Nascido em Los Angeles, no início do século XX,…
Ler artigo

Comentários