Jaime Hayón

Escritório/Estúdio

HAYONSTUDIO
Valencia, España

Jaime Hayón

O designer espanhol nasceu em Madrid em 1974. Na adolescência mergulhou na cultura do skateboard e do grafite, base de sua criação, forte mas caprichosa, tão aparente em seu trabalho atual. Depois de estudar design industrial em Madrid e Paris, entrou para a Fabrica em 1997, academia de design e comunicação fundada pela Benetton, onde trabalhou com o legendário criador e agitador Oliviero Toscani. Em pouco tempo foi promovido de estudante a chefe do Departamento de Design.

Oito anos depois, Jaime lançou-se individualmente, primeiramente com suas coleções de brinquedos, cerâmica e móveis de design, posteriormente seguidas pelo design de interiores e instalações.

Jaime Hayón criou o sofá FAVN™ para Fritz Hansen. Foi projetado com grande atenção aos detalhes e consiste em poucos elementos. A criação do sofá FAVN foi um diálogo experimental. Pensando numa abordagem holística, discutindo quem somos e como vivemos. Voltamos a ter uma abordagem mais humana, sem deixar de inovar e correr riscos. “Eu quis criar uma forma que o abrace, algo realmente orgânico, e por isso dei o nome FAVN, diz Jaime Hayón. Ao mesmo tempo eu queria explorar uma técnica – eu sempre presto atenção a técnicas. Parece simples mas na verdade é muito complexo."