Espaço para home office: como organizá-lo para trabalhar melhor em casa

Publicado em | Atualizado em

Saber como organizar o espaço para home office é fundamental para garantir uma rotina de trabalho mais produtiva, saudável e confortável para os profissionais.

Esse tipo de cuidado, também imprescindível nos escritórios “tradicionais”, se tornou ainda mais importante nos dias de hoje. Isso porque, segundo o IBGE, 20 milhões de profissionais já trabalham em suas casas no Brasil.

Portanto, a prática do trabalho remoto já era crescente, até que ganhou ainda mais adesão durante a pandemia, dada a necessidade de isolamento social.

A partir disso, a tendência é que ela se consolide cada vez no mercado de trabalho após a chegada do “novo normal”. Visto que ainda mais empresas passaram a notar seus benefícios ligados à flexibilidade e viabilidade.

Mas, você já parou para pensar sobre a influência que o espaço para home office pode ter sobre as atividades na sua rotina?

Nesse sentido, garantir um espaço confortável, ergonômico e produtivo é fundamental! A seguir, confira todos os fatores que você deve considerar na hora de montar o seu escritório em casa.

 

O que levar em consideração ao organizar o espaço para home office?

Alguns cuidados são indispensáveis durante a criação de um bom espaço para home office. Confira alguns dos pontos que mais merecem a sua atenção e os principais detalhes sobre eles:

 

Cuide da iluminação e da acústica

A importância da iluminação nas estações de trabalho é indiscutível. Uma vez que ela está diretamente ligada ao conforto visual dos profissionais.

Iluminações muito fortes ou fracas podem gerar desconfortos e estresse, que não só prejudicam a visão e a saúde, como também afetam a produtividade.

espaço para trabalhar em casa

Procure o equilíbrio ideal para o seu ambiente!

Por exemplo, se o home office for muito iluminado e a luz atrapalha sua visão, invista em persianas ou blecautes. Caso seja um local mal iluminado, opte por luminárias de mesa e lâmpadas de LED.

No caso dos ruídos, a lógica é a mesma: excessos precisam ser evitados para que não gerem desconfortos ou afetem o bem-estar durante o trabalho.

Uma boa alternativa para locais com muita poluição de som são os painéis acústicos. Alguns modelos são especialmente voltados para ambientes com pouco espaço, pois são facilmente fixados nas paredes, como o Soundwave Scrunch e o Soundwave Pix.

 

Tenha foco no seu corpo

Um ponto que não pode ser ignorado é a ergonomia no trabalho home office. Afinal, ele está diretamente ligado à diminuição de problemas de saúde adquiridos durante a atividade laboral.

Sem um mobiliário de qualidade e com design voltado à ergonomia, desconfortos e dores podem começar a surgir com o passar do tempo. A falta de ergonomia necessária pode gerar incômodos crescentes e até agravos mais sérios, como lesões crônicas.

 

Priorize a organização

Outro aspecto de suma importância em termos de produtividade e ergonomia é a organização dos espaços.

Mais do que “deixar as coisas no lugar”, priorize uma organização alinhada às suas necessidades cotidianas e que tenha uma composição que atenda aos seus padrões de trabalho.

Caso o espaço para home office também seja utilizado para outras finalidades durante a sua rotina, uma boa alternativa é investir em móveis modulares.

espaço para home office

Os móveis modulares permitem adaptar facilmente toda a organização de acordo com cada necessidade de uso.

 

Pense na funcionalidade

Por falar em organização, tenha em mente que um espaço para home office precisa ser acima de tudo funcional.

Isso significa que todos os itens do mobiliário precisam ser úteis para a sua rotina e agregar valor às atividades.

Assim, a escolha precisa ser criteriosa, desde a cadeira em que você irá sentar, até a mesa em que vai trabalhar, as estantes que irá utilizar, os armários em que armazenará seus materiais, e assim por diante.

Procure priorizar opções de mobiliário com usos mais flexíveis, mas de qualidade sólida e durabilidade elevada. 

móvel USM

Um excelente exemplo são as estantes e armários da linha USM Haller.

 

Invista em uma boa superfície para trabalhar

No mesmo sentido das dicas anteriores, a superfície que você utilizará durante o seu trabalho precisa ser funcional, ergonômica e favorável à sua organização.

Além de todas essas características, procure também agregar mais valor ao visual do seu espaço para home office.

Uma opção elegante, com alto padrão de design e personalidade distinta é a Mesa Baguette. Se você prioriza a variedade de formas, tamanhos e acabamentos, mas sem abrir mão do requinte, recomendamos a Mesa Eames.  

Eames Tables

Seja qual for o ambiente, as Eames Tables propiciam muito requinte aos lugares.

 

Não abra mão de uma cadeira ergonômica

Por mais que já tenhamos mencionado acima a importância da escolha certa das cadeiras, esse é um ponto que vale ser ressaltado. Na verdade, é na cadeira de escritório que você ficará boa parte do dia, portanto ela é um dos itens que mais devem ser priorizados.

As vantagens de ter uma boa cadeira no trabalho são muitas, mas as principais delas estão ligadas à sua funcionalidade e ergonomia.

espaço home office

As cadeiras ergonômicas garantem o máximo conforto, segurança e bem-estar no dia a dia de trabalho.

Quer descobrir como escolher os itens certos para o seu espaço home office? A Atec trabalha com as principais marcas mundiais de cadeiras, mesas, luminárias e mobília! 

Acesse o link e conheça os produtos que são sinônimos de qualidade e design original.



Categoria
Home office
Comentários