Compromisso com o planeta: A Cadeira Aeron Onyx se torna mais sustentável

Atualizado em

Não é exagero afirmar que a cadeira Aeron é o assento de trabalho mais icônico do design mundial.

Graças às extensas pesquisas realizadas pelos designers Bill Stumpf e Don Chadwick, seu lançamento foi pioneiro em termos de ergonomia. 

A novidade é que agora o modelo também se tornou um símbolo de sustentabilidade. Isso se deu por conta do trabalho inovador da Herman Miller com o uso de materiais reciclados.

De acordo com a própria fabricante, “sempre soubemos que a Aeron é boa para nossa postura física. Agora, sabemos que ela também é boa para o meio ambiente”. 

Confira a seguir qual é o trabalho por trás do novo conceito, os valores sustentáveis priorizados pela marca, a importância deste cuidado e como ter acesso à novidade no seu escritório.

Cadeira Aeron Onyx: Tornando o design ainda melhor para a Terra 

A cadeira Aeron foi projetada em 1994 com foco em ergonomia. Sua finalidade era atender às necessidades das pessoas que ficavam cada vez mais horas em frente à tela do computador.

Contudo, em setembro de 2021, um passo adiante foi dado. O modelo, que se tornou o mais vendido da Herman Miller, também se transformou em um símbolo do seu compromisso com a sustentabilidade. 

Isso porque, a marca anunciou o lançamento da cadeira Aeron versão Onyx, que terá plástico marinho na fabricação. 

cadeira Aeron

O marco foi celebrado com o lançamento de uma nova cor, a Onyx Ultra Matte.

A estrutura do mobiliário terá o equivalente a 114 garrafas plásticas. A partir disso, a meta é aumentar o uso de insumos reciclados em pelo menos 50%. Já o plástico recuperado deve estar em todos os materiais utilizados pela empresa até o ano de 2030.

Na cadeira Aeron Onyx, o material vindo dos oceanos será utilizado na construção total dos dois principais componentes do produto. Isso inclui a estrutura traseira e as tampas de inclinação do assento (que consiste em uma caixa onde ficam os sistemas de ajustes). 

Conhecimento técnico de moldagem do material 

Adicionar plásticos reciclados na composição de um produto de tamanha qualidade pode ser desafiador. Afinal, esse tipo de insumo é menos previsível do aqueles elaborados diretamente do óleo refinado. 

Nos materiais reutilizados, é possível encontrar diversos aditivos. Eles concentram-se de maneira residual, fazendo com que a formulação do plástico não seja uniforme. 

Para superar esse desafio e não comprometer a excelência ergonômica da cadeira Aeron, a Herman Miller teve que transformar sua linha de produção.

Para esse processo, o fornecedor de plástico virgem da empresa foi convidado. Ele então fez uma análise de toda a linha de montagem.

A partir do conhecimento técnico agregado, diversas ferramentas e equipamentos utilizados na fábrica tiveram que ser redesenhados especialmente para a versão Onyx

Trata-se de algo complexo para uma empresa que produz em escala global. Contudo, a medida é fundamental para reafirmar seu comprometimento com o futuro do planeta. 

Processos sustentáveis da Herman Miller 

Além do uso de plástico marinho na cadeira Aeron Onyx, a Herman Miller preza por inúmeros outros cuidados em relação ao meio ambiente, sendo a sustentabilidade seu valor fundamental.

Por exemplo, em 2019, a empresa traçou a meta de reduzir 30% os plásticos de suas embalagens. Para isso, introduziu materiais à base de papéis, que são mais fáceis de reciclar.

Ainda há a criação da Lista Restrita de Produtos Químicos. Ela limita o uso de substâncias nocivas às pessoas e ao planeta nos processos de fabricação.

Como se não bastasse, a fabricante tornou-se a primeira empresa do segmento mobiliário a abastecer 100% de suas instalações com energia renovável.

A Herman Miller é membro da NextWave Plastics, um consórcio global que atua na criação de uma rede de suprimentos plásticos. Inclusive, é ele que viabiliza o trabalho feito na nova cadeira Aeron.

A Herman Miller também adota diversas outras medidas relacionadas à sustentabilidade. Não por acaso, a marca é detentora das principais certificações na área, como a Cradle to Cradle, BREEAM, Green Tick, European Declare Label, entre muitas outras em seus produtos.

Manutenção da Ergonomia

A partir do alinhamento dos processos sustentáveis que mencionamos acima, a versão Onyx da cadeira Aeron da Herman Miller manteve toda a sua qualidade em ergonomia. 

Ergonomia

Isso significa que os usuários podem contribuir com o trabalho da marca em prol do meio ambiente sem preocupar-se com sua experiência de uso.

Dessa maneira, os diferenciais que tornam o modelo único permanecem. Eles incluem a distribuição de peso inteligente, o apoio total à coluna, o equilíbrio de inclinação e a movimentação natural, que são característicos do assento.

Além disso, ele é alinhado a todos os biotipos. Enquanto a maioria dos produtos ergonômicos é adequado para 5% a 95% das pessoas, a cadeira Aeron é ideal para praticamente todo mundo.

Ou seja, você pode garantir plena adaptação ao adquiri-la. Isso inclui sua integridade de ajustes, desde a altura do encosto, o mecanismo de inclinação, largura do assento, tamanho da base, e assim por diante.

A importância de produtos premium se posicionarem em relação à sustentabilidade. 

O trabalho feito com a Aeron Onyx foi só o começo. A Herman Miller tem como meta criar um mercado para insumos residuais. 

Ao mostrar que esse tipo de material pode ser utilizado na elaboração de produtos originais premium, a tendência é que o mercado volte seus olhares ao valor que existe nele. 

O plástico marinho usado na cadeira Aeron Onyx vem de diversos locais. Contudo, o fornecimento majoritário é da Indonésia e Índia. 

Nesses países, a infraestrutura para gerenciar os resíduos é mínima. Os catadores atuam em condições precárias, coletando os plásticos e os direcionando aos pontos de coleta.

Esses catadores são uma pequena ponta da cadeia e podem receber pouco pelo trabalho. Isso porque, o PET e o HDPE adquirido nos pontos ainda são revendidos para distribuidores.

Por sua vez, é feito o processamento dos resíduos antes da distribuição. Então, o material é novamente comercializado, para fabricantes que geralmente o transformam em resina. No caso da Herman Miller, a compra é feita diretamente nas cidades e inclui insumos que vão além do próprio plástico marinho.

Por exemplo, na Índia, a marca adquire equipamentos de náilon de pescadores locais. Eles então são convertidos no material usado nas costas da cadeira Aeron Onyx.

Já na Indonésia, garrafas e revestimentos de plástico são comprados para dar base às tampas de inclinação.

Portanto, o impacto vai muito além do aspecto ambiental. O trabalho com as comunidades costeiras cria uma nova demanda, valorizando o trabalho local, criando empregos e impulsionando a economia destas regiões.

Onde posso encontrar esses designs?

Com todos os pontos apresentados neste artigo, a aquisição de uma cadeira Aeron se mostra ainda mais vantajosa, não é mesmo?

Herman Miller

Seja para valorizar o seu escritório ou presentear alguém próximo, você precisa ter critério na hora de adquirir os produtos de fabricantes gigantes como a Herman Miller.

Afinal, é fundamental garantir toda a excelência de atendimento, a garantia especial que só a marca oferece e ainda evitar falsificações (que são comuns em peças premium).

A Atec é representante oficial da empresa no Brasil e pode agregar todos os benefícios que você precisa na hora de garantir sua cadeira Aeron no modelo Onyx. Clique aqui para saber mais sobre nosso trabalho junto à Herman Miller e outras referências do design mundial.



Categoria
Herman Miller
Comentários