Investir em bons recursos de isolamento de som é algo fundamental para o conforto acústico de qualquer projeto.
A poluição sonora é uma questão cada vez mais relevante, seja na rotina agitada das empresas ou mesmo nos espaços residenciais influenciados pelo contínuo crescimento urbano.
Inclusive, o isolamento sonoro tem impactos tão diretos sobre o bem-estar e a qualidade de vida, que existem Normas Regulamentadoras especialmente dedicadas ao tema.
A principal delas é a NBR 10152, que define as condições mínimas e aceitáveis para a emissão de ruídos em determinados ambientes.
Mas afinal, quais são os melhores recursos para garantir um isolamento de som adequado? Qual a importância desse cuidado? Saiba mais sobre o tema ao longo deste artigo.
A importância de um bom isolamento de som
A NBR 10152 foi criada justamente pelo fato de que um isolamento de som adequado influencia diretamente o cotidiano das pessoas.
A poluição acústica é crescente nas cidades, sendo que os níveis elevados de sons podem favorecer o estresse, o cansaço mental e outras questões de saúde.
O mesmo vale para a ambientação dos espaços comerciais e residenciais, em que o barulho dos vizinhos ou dos colegas de trabalho pode gerar grandes incômodos e até conflitos.

Portanto, o isolamento sonoro é imprescindível para uma rotina mais tranquila, seja na minimização dos incômodos que vêm de fora ou na garantia de que possamos realizar nossas atividades sem prejudicar os outros.
Os ambientes internos devem funcionar como refúgios. Ou seja, você precisa ter as condições ideais para fazer suas tarefas no trabalho e para relaxar na sua casa.
É possível fazer um projeto sem prejudicar a estética?
Muitos acreditam que os produtos e materiais dedicados ao isolamento sonoro atrapalham a decoração, mas isso não é verdade.
Primeiro, considerando as normas que citamos acima, é importante ter o apoio de um especialista para planejar o seu projeto. Assim, você garante que o layout atenda às exigências acústicas e que todos os elementos sejam voltados ao seu conforto.
Por si só, um bom arquiteto já garante que o isolamento de som esteja alinhado aos padrões estéticos que você deseja. Entretanto, ainda existem medidas simples de redução de ruído caso a ideia seja adaptar a sua casa ou empresa. Confira alguns exemplos:
- Janelas acústicas, com sistemas de esquadrias de PVC e alumínio. Elas têm ótima estética e contam com camadas de ar entre os vidros, que são isolantes;
- Portas densas ou de madeira maciça, que ajudam a barrar o som. Diversos modelos estão disponíveis no mercado e também podem somar ao estilo do projeto;
- Revestimentos duros, que valorizam o acabamento e auxiliam no tratamento acústico, como é o caso do porcelanato;
- Cortinas densas, com tecidos pesados como o linho. Eles criam um visual único e atenuam barulhos, especialmente se forem usados em camadas duplas;
- Carpetes, que agregam mais aconchego e ainda impedem que o som propaga-se e crie eco;
- Mobiliário acústico, que é um mercado com inúmeras soluções de móveis que auxiliam no tratamento e isolamento de som (saiba mais sobre eles ao final deste artigo).
Muitas são as soluções acústicas para os tempos modernos. Como você pôde ver logo acima, existem até linhas de mobiliário especialmente dedicadas ao segmento.
Antes de conhecer as melhores alternativas da área, confira abaixo o que deve ser considerado no seu projeto de isolamento sonoro.
O que levar em conta em um projeto de isolamento sonoro?
Na hora de considerar as alternativas acústicas para espaços corporativos ou residenciais, é importante ter alguns pontos de atenção, como:
Identificar a acústica do local
Comece entendendo quais demandas você deve atender no projeto. Os ruídos de impacto são aqueles em que você escuta os passos dos vizinhos ou das cadeiras arrastando no escritório. Já os aéreos são oriundos de vozes, do trânsito, máquinas e outros que parecem “vir do ar”.
Evidentemente, cada caso exige uma solução diferente. Nos sons de impacto, seu maior foco deve ser no isolamento ou amortecimento dos pisos. Por sua vez, os aéreos demandam opções que incluem isolamento lateral e vedação de possíveis aberturas.
Materiais e escolha dos móveis
Levando em conta os aspectos que citamos acima, é preciso realizar uma escolha criteriosa de materiais. Ao entender as propriedades de cada recurso e as demandas que elas devem atender, o projeto pode ser planejado com opções de mantas, vidros acústicos, painéis e esquadrias.
O mesmo é válido para o mobiliário. Posicionar os móveis nos lugares certos pode ser decisivo para reduzir o “vazio” e o eco do espaço.

Especificidades do ambiente
As características de cada ambiente também interferem nos recursos de isolamento sonoro. Como exemplo, imagine estúdios muito próximos uns dos outros. Neles, seria necessário um planejamento estrutural completo para evitar ruídos entre os vizinhos.
Já em outro caso, um escritório com várias estações de trabalho “coladas” umas nas outras exigiria bons painéis acústicos. Um apartamento no centro de uma grande cidade teria o foco nas janelas e aberturas, e assim por diante.
Contratar especialistas
É muito importante ter apoio especializado para garantir um isolamento de som adequado. Com profissionais experientes na área, é possível ter um projeto com os materiais e execução adequados ao seu conforto acústico.
Além disso, contar com quem entende do assunto pode ser decisivo até mesmo em adaptações ou em mudanças na decoração. Confira abaixo algumas das alternativas sonoras mais prestigiadas por arquitetos e decoradores.
Quais as melhores peças de decoração para ter mais conforto acústico?
Muito além das alternativas estéticas que apresentamos anteriormente, também é válido ficar atento às soluções acústicas elaboradas pelas gigantes do design mundial.
Ao conhecer as opções certas, você pode agregar elementos e móveis que fazem toda a diferença para um isolamento de som que tenha impactos diretos na sua qualidade de vida. Confira alguns dos melhores exemplos:
Privacy Panels
São painéis modulares de duas camadas de poliéster, que dividem o espaço para criar áreas privadas que otimizam o ambiente acústico. Os módulos podem ser dispostos de forma horizontal e vertical, ou ainda se adequar às paredes (inclusive de grande porte).
Framery One
Cabines acústicas pioneiras, elas são compostas por materiais com propriedades de isolamento sonoro, tecnologias de conectividade ao alcance do toque e diversas opções de personalização para você executar todas as tarefas que precisa com mais privacidade.
Estantes USM Haller
Com composição modular, elas integram-se aos ambientes de forma customizada, seguindo sua composição acústica. O potencial de usabilidade também tem integração elétrica, com sistema de iluminação e carregadores USB que permitem um arranjo tão flexível quanto a própria composição do móvel.

Se você quer as melhores alternativas para isolamento de som e conforto acústico, não deixe de desfrutar dos produtos exclusivos da USM, Framery Acoustics e outros fabricantes de referência na área. Clique aqui e veja como as parcerias da Atec valorizam o seu projeto.