Soluções acústicas: bons exemplos para espaços corporativos

Publicado em | Atualizado em

Um dia de trabalho pode fluir tranquilamente e ser produtivo, como também pode ser estressante e abaixo da média. Entre os fatores que impactam no primeiro e no segundo caso, está a acústica do escritório. Por isso, um bom projeto corporativo deve incluir soluções acústicas e propiciar máxima concentração aos trabalhadores. 

Os melhores escritórios levam em conta essa preocupação de minimizar os ruídos internos, cientes de que são prejudiciais tanto à produtividade dos colaboradores como à saúde deles. 

Neste artigo separamos bons exemplos de soluções acústicas para espaços corporativos, siga a leitura!

 

Como funciona a acústica de escritórios

Antes de tudo, é preciso entender que uma boa acústica de escritório deve se atentar a diversas frentes. O isolamento do ruído e da vibração das máquinas e equipamentos, por exemplo, é um detalhe importante. Uma das saídas é fazer o mascaramento artificial, com som ambiente de nível baixo para reduzir a nitidez da fala e as distrações.

No Brasil, não existe uma norma de acústica para escritórios, mas recomenda-se seguir os critérios da ABNT NBR 10.152. Este critério sugere alguns valores de nível sonoro para ambientes internos a edificações, de acordo com o uso.

Para os escritórios, por exemplo, são recomendados níveis internos para ambientes diversos. Para salas de reunião, por sua vez, esses níveis variam de 35 dBA (confortável) a 40 dBA (aceitável).

 

Soluções acústicas para suavizar incômodos no escritório

Painéis acústicos

Painéis acústicos representam uma solução eficiente e flexível para configurar os espaços  de trabalho. Além de dividir o ambiente criando áreas privativas, podem otimizar o conforto  acústico. Os Painéis modulares da USM são componíveis e têm um sistema que facilita a disposição dos módulos nos sentidos horizontal ou vertical, inclusive em paredes maiores.

painéis acústicos modulares

Os painéis modulares da USM facilitam a disposição na horizontal ou vertical

Tapetes e carpetes

Outra ótima solução acústica é utilizar materiais e revestimentos que absorvem som. Tapetes e carpetes desempenham bem essa função. Mas reforçarmos a nossa dica para o carpete do tipo modular. Esse modelo tem peças em tamanho menor, por isso, é mais fácil mover e instalar. Além disso, o carpete modular é produzido com tecnologias de ponta e composto por materiais de alta resistência, o que aumenta sua durabilidade. 

sala de reunião com carpete modular

O revestimento de pisos com carpetes modulares contribui para a absorção de ruídos.

 

Materiais complementares que absorvem a acústica

Você já imaginou a possibilidade de, além de uma iluminação prática, o seu escritório conter luminárias que absorvem som e ajudam no conforto acústico? Pois a luminária BuzziMoon, por exemplo, oferece o melhor de dois mundos: iluminação funcional incorporada em uma solução acústica para teto

luminária BuzziMoon na cor vermelha no showroom da Atec

Luminária BuzziMoon, uma das primeiras soluções de iluminação acústica que alinha iluminação e nível acústico. Na imagem, o showroom da Atec

Outro ótimo exemplo é o sistema de sofá Plenum™, da Fritz Hansen, que propicia o ambiente perfeito para colaboração, concentração e relaxamento. Desenhado por Jaime Hayon, este sofá tem uma série de funcionalidades, como plugs de energia, portas USB e mesas montadas ou separadas.

sofá Plenum azul como complemento acústico

O sofá Plenum, além de proporcionar conforto e privacidade, é um elemento de absorção de ruídos que contribui para o isolamento.

 

Soluções acústicas da ATEC para projetos corporativos

A Atec trabalha com uma série de marcas que produzem soluções acústicas capazes de valorizar projetos corporativos. Cabines acústicas, por exemplo, são ideais para reuniões em pequenos grupos, videoconferências e ligações individuais. Ou seja, traz mais privacidade àqueles momentos em que é necessário aumentar o tom da conversa.

A Framery, comercializada pela Herman Miller, é um ótimo exemplo de solução acústica que oferece privacidade em escritórios abertos. É uma cabine à prova de som, ideal para momentos de concentração, como videoconferências individuais ou reuniões rápidas entre colegas. Sofás, banquetas, mesas e tomadas podem ser adicionados à estrutura da Framery, tudo para aumentar o conforto e facilitar a concentração dos colaboradores. Além disso, é uma solução plug and play, pronta para uso e que pode ser facilmente movimentada no ambiente de trabalho, no caso de uma mudança de layout.

solução acústica cabine Framery

A Framery é perfeita para oferecer aquela privacidade que você precisa em algum momento importante do dia de trabalho

Divisórias e painéis são ideais para separar ambientes ou estações de trabalho. Além de dividir o espaço, funcionam como materiais complementares para absorver ruídos, mantendo o distanciamento e melhorando a concentração. Conheça alguns exemplos.

A Membrane, por exemplo, é uma divisória acústica projetada por David Trubridge. A divisão é feita com painéis acústicos menores que, juntos, criam um sistema modular com dois padrões de textura. A membrana absorve e difunde o som ao mesmo tempo que deixa passar a luz e cria uma expressão única. Essa solução ainda tem produção sustentável, já que sua matéria-prima são garrafas PET provindas de reciclagem.

detalhe Membrane

A Membrane oferece uma solução acústica unindo funcionalidade, inovação e criatividade

Outro grande exemplo é a linha Soundwave® da Offecct. Uma coleção de painéis acústicos modernos que, além de suas propriedades acústicas, trazem personalidade ao interior. Estes painéis acústicos são modulares, o que traz facilidade na instalação, já que podem ser aplicados na parede através de um sistema de velcro, tornando-os facilmente removíveis e configuráveis.

soluções acústicas em painéis Soundwave na cor preta

Lindos e modernos, há opções de painéis acústicos Soundwave para todos os estilos

Já falamos de luminárias, mas a BuzziHat também merece entrar na lista. Trata-se de uma luminária revestida que também apresenta recursos para absorção sonora. Suas bordas suaves e formas redondas ajudam a difundir o som. Disponível em diferentes tamanhos e alturas, pode ser uma solução acústica em escritórios, lobbies e restaurantes que precisam de tratamento sonoro.

luminária BuzziHat como complemento de solução acústica

Bastante incomum para uma luminária, o revestimento da BuzziHat contribui para a absorção sonora do ambiente

Agora, você já sabe a importância dos cuidados acústicos no escritório e conhece variadas opções para contornar os problemas que barulhos e ruídos podem gerar no trabalho. Que tal investir nas melhores soluções acústicas para o seu escritório? Confira o catálogo da Atec e entre em contato.



Categoria
Escritório
Comentários