Como usar luminária de parede na decoração do seu projeto?

Atualizado em

As luminárias de parede são excelentes alternativas para a iluminação e decoração de ambientes.

Disponíveis em diversos modelos e padrões de design, elas vão além da estética e oferecem também mais funcionalidade — por economizar espaço sem deixar de promover a luminosidade desejada no local.

Charmosas, elegantes e repletas de possibilidades, elas atendem a diferentes tipos de projetos arquitetônicos e são excelentes para a composição de corredores, lavabos, quartos, entre outros cômodos.

Quer descobrir como acertar na escolha da sua luminária de parede? A seguir, confira mais detalhes sobre suas melhores aplicações. Além disso, saiba como escolher o modelo certo para você e quais são as opções mais recomendadas no mercado!

 

Quais os ambientes ideais para a luminária de parede?

Para escolher a melhor luminária de parede, primeiro é preciso analisar o ambiente em que ela será utilizada.

Espaços maiores podem receber luminárias mais elaboradas e focadas em sua estética. Geralmente com foco de iluminação para destacar certos pontos da decoração.

Já em termos de funcionalidade, elas são mais recomendadas em locais menores. Isso porque ficam fixadas e conferem mais organização e dispensam a utilização de mesas ou aparadores.

Por mais que elas sejam utilizadas em diversos tipos de projetos, alguns merecem destaque especial.

Corredores

Com luminárias de parede em corredores, é possível iluminar todo o caminho com segurança, sem comprometer o espaço das pessoas durante sua passagem.

Caso exista decoração no local, a luminária também a valoriza, com iluminação focada em seus pontos específicos, localizados geralmente nos cantos junto às paredes.

Como se não bastasse, elas podem ser distribuídas uma a uma em sequência, conferindo um agradável ritmo ao caminho, aliado a uma sensação visual única.

Banheiros e Lavabos

No caso dos banheiros e lavabos, o uso da luminária de parede também precisa levar o espaço disponível em consideração.

Por exemplo, banheiros geralmente são maiores que lavabos. No caso deles, então, o uso mais comum é para complementar a decoração.

Por sua vez, nos lavabos, que possuem espaço mais limitado, é melhor explorar sua funcionalidade. Assim é possível criar o efeito desejado para a decoração sem comprometer a liberdade de movimentação no ambiente.

Em ambas as situações, seja para otimizar o espaço ou não, a luminária de parede é um excelente item decorativo e vai bem com diversos estilos arquitetônicos.

Quartos

Luminária Caravaggio Read Wall White ao lado da cama, facilitando em uma leitura noturna.

As luminárias de parede aplicadas em quartos merecem destaque especial quando abordamos o conceito de iluminação residencial.

Isso porque, elas são excelentes alternativas para o uso de abajures, que ocupam espaço e não necessariamente se adequam à decoração. Sendo assim, o mais comum é que as luminárias de parede fiquem em cima das mesas de cabeceira, ao lado da cama.

A ideia é fornecer uma iluminação mais amena, ideal para a leitura, e que pode ser facilmente controlada sem que as pessoas precisem se levantar. 

 

Ambientes em geral

Muitas outras possibilidades de utilização poderiam ser mencionadas, como:

Como mencionamos anteriormente, o ideal é conhecer as demandas do seu ambiente e como a luminária será capaz de agregar valor a ele!

Quer saber mais sobre como utilizar a luminária de parede certa para o seu projeto? Descubra o que priorizar em sua escolha no próximo item.

 

Como escolher os melhores modelos de luminárias de parede?

Alguns cuidados são indispensáveis para não errar na escolha da sua luminária de parede. Por isso, procure considerar os seguintes pontos antes de optar pelos melhores modelos no seu projeto:

  • Avalie o tamanho da luminária e o volume que ela ocupa quando fixada. Certifique-se de que ela não atrapalha a circulação, especialmente em locais como corredores;
  • Evite sobrecarregar a decoração com muitas luminárias de parede. Utilize-as apenas em detalhes pontuais e que merecem destaque;
  • Em locais com pé-direito de altura regular, procure fixá-las em uma altura de até 2,20 metros. Já em quartos, ao lado da cabeceira, posicione-as sobre os criados-mudos em uma altura de até 1,10m;
  • Nos corredores ou fachadas, posicione-as em uma ordem alinhada ao trajeto, de forma que ela conduza as pessoas pelo caminho;
  • Já em lavabos, banheiros ou dormitórios, a ideia é que elas criem uma iluminação leve e aconchegante. Elas não são indicadas quando a ideia é promover uma iluminação intensa;
  • No caso de ambientes externos, como sacadas ou jardins, certifique-se de que o modelo de luminária de parede escolhido é ideal para resistir às intempéries do tempo;
  • Antes de fixar sua luminária, verifique se ela funcionará de maneira harmoniosa com a decoração e se a parede é ideal para recebê-la. Assim, observe se não contém fios ou canos na região em que serão feitos os furos.

Além de todos os aspectos mencionados até aqui, lembre-se de optar apenas por modelos de referência em luminárias de parede.

As melhores opções são aquelas elaboradas com materiais resistentes e de alta qualidade, capazes de aliar funcionalidade em prol do conceito de iluminação, com o padrão estético que só as referências mundiais do design podem oferecer.

Quer conhecer as opções que agregam esses e outros benefícios para sua luminária de parede? Confira no item seguinte!

 

Quais as melhores opções de luminária de parede disponíveis no mercado?

Quando o assunto é luminária de parede, alguns modelos merecem destaque especial, já que oferecem o que há de melhor para os usuários e para a composição dos mais diversos tipos de projetos.

Veja algumas das opções que são referência no mercado e suas características mais marcantes:

 

Caravaggio Wall Lamp

Com cores neutras, linhas limpas e design funcional, a Caravaggio Wall Lamp é perfeita para quartos, salas de estar e até mesmo cozinhas.

Com giro de 180 graus e cúpula em tubo flexível, ela pode ser inclinada e sua luz direcionada para onde o usuário desejar.

Luminária KAISER Idell Scissor Lamp

Design original da Bahaus, a KAISER Idell Scissor Lamp  conta com articulação giratória, que é patenteada mundialmente, braço extensivo para maior mobilidade.

Seu design é inconfundível, com cúpula pintada à mão e elementos cromados.

Luminária Nelson Saucer Wall

Além da cúpula arredondada que emite uma luz suave e uniforme, o modelo Nelson Saucer Wall tem uma base em nogueira com braço de aço, em um design que permite ajustes verticais e horizontais.

A arandela Saucer Nelson possui lâmpadas com diversos formatos esféricos que emitem uma luz suave e uniforme, sem a necessidade de reposicionamento na parede.

Luminária Nelson Ball Wall

Por fim, a Nelson Ball Wall completa essa série de lâmpadas com padrões elementares, em um formato de maçã arredondada que lhe confere personalidade e um visual harmonioso que se enquadra nos melhores conceitos de decoração.

Tanto a Ball Wall quanto a Saucer Wall, foram idealizadas em 1952 por George Nelson, a partir de um método inovador que teve como inspiração as consagradas luminárias suecas cobertas em seda.

 

Todas essas opções estão disponíveis na Atec, que representa as melhores marcas do design mundial e oferece uma equipe completa de especialistas para lhe auxiliar na escolha da iluminação ideal para o seu projeto.

Quer a luminária de parede perfeita para sua casa ou escritório? Então acesse o link, conheça nossas opções e conte com o apoio de quem é referência absoluta na área!



Categoria
Iluminação
Comentários