Iluminação residencial: as melhores opções para cada ambiente

Publicado em | Atualizado em

Na hora de escolher a iluminação residencial, é preciso considerar alguns fatores, como tonalidade e posição da luz, estilo e funcionalidade. Você também pode anotar: nos projetos arquitetônicos e de design a iluminação deve ser adequada, pois impacta no dia a dia dos moradores. Quer saber como?

Neste artigo, vamos fazer um comparativo entre os tipos de iluminação, apresentar as melhores soluções para cada cômodo e ajudar você no home office. Além disso, também trazemos dicas super interessantes. Siga a leitura e confira!

Tipos de iluminação residencial 

Iluminação geral

Uma luz única em todos os ambientes. Não existe alternância de luz quente ou fria. Móveis e outros objetos também não ganham destaque. O efeito é de naturalidade e claridade nesse tipo de iluminação residencial.

Iluminação direta dirigida

Nesse caso, a iluminação é usada para destacar algum aspecto. Além disso, o efeito predomina em uma direção. É usada principalmente em mesas e na direção de objetos que merecem destaque.

iluminação residencial direta

A luminária Kaiser, da Fritz Hansen, é ideal para uma iluminação direta

 

Iluminação difusa

Luminárias com vidro ou acrílico geram a iluminação difusa. Esse tipo se caracteriza por espalhar a luz nos cômodos, de um jeito mais suave e uniforme.

Iluminação indireta

A lâmpada fica escondida atrás de um bloqueador. Ao bater no bloqueio, a iluminação reflete em partes como teto e paredes.

 

Melhores opções de iluminação residencial por cômodo

 

Iluminação para quarto

A iluminação no quarto deve começar com luz solar. À noite, é preciso iluminação artificial, preferencialmente algo leve e mais agradável. Uma luz central, iluminando de cima para baixo, é fundamental. Luminárias coloridas na cabeceira da cama proporcionam iluminação amena e são ideais para uma leitura antes de dormir.

 

Iluminação para banheiro

Você pode personalizar bastante, não importa o tamanho do banheiro. Além da iluminação central, use intensidades diferentes para destacar detalhes. Se tiver banheira, por exemplo, use luzes indiretas e pouco intensas. Perto do espelho, é interessante uma luz complementar.

 

Iluminação para sala

A iluminação residencial para sala deve incluir uma luz geral. Ao destacar objetos com luminárias direcionais, use opções com alcance reduzido. Escolha bem o item a se destacar para não gerar reflexos.

Uma ótima opção é usar luminárias Nelson Bubble, que podem ser utilizadas tanto sobre uma mesa de jantar, como na área de varanda.

Essas elegantes luminárias foram criadas por George Nelson, em 1952, e são produzidas com uma resistente e muito leve estrutura de aço.

luminárias Bubble

Luminárias Nelson Bubble trazem elegância a sua sala

 

Iluminação para cozinha

A cozinha tem que ser clara e difusa. As lâmpadas de cor branca, mais intensas, geralmente têm preferência. O objetivo é deixar as bancadas de trabalho bem iluminadas. Por isso, acrescente pontos de luz.

 

Iluminação para home office

Se você está trabalhando de casa, é importante organizar a iluminação do seu home office. Quem passa muito tempo trabalhando no computador, precisa cuidar da luz e da ergonomia. Caso contrário, malefícios a saúde podem surgir. 

O ambiente home office deve ser iluminado para ajudar na produtividade. Na ausência de luz natural, opte por luminárias de mesa, como Luminária Tone Personal, da Herman Miller. Com elas você define a intensidade ideal de luz.

Ela também é perfeita no quesito tamanho. Está meio apertado no home office? A Luminária Tone Personal vai iluminar sua mesa sem ocupar muito espaço, pois a base dela tem apenas 15 cm de diâmetro.

iluminação residencial com a luminária Tone em cima de uma mesa de escritório

As luminárias Tone são pequenas e funcionais, permitindo a regulagem de intensidade da luz e encaixando em qualquer canto da sua mesa

 

As luminárias da Herman Miller são multifuncionais e trazem o conforto necessário para a atividade remota. A Flute Personal é outra luminária de trabalho que ocupa pouco espaço na mesa. Ela tem tecnologia LED, é 85% reciclável e tem 24 anos de vida útil.

iluminação residencial em ambiente home office

A luminária Flute, com toda sua delicadeza, junto da cadeira Setu, fazem a combinação perfeita da Herman Miller para um home office de qualidade

 

Já as peças da Fritz Hansen, por sua vez, se caracterizam pelo design escandinavo. A Night Owl é outra boa opção para mesa de trabalho, com seu design original e orgânico, que lhe confere aparência humana.

iluminação de mesa

A luminária Night Owl pode trazer a naturalidade que seu home office precisa

 

Dicas para otimizar a iluminação residencial

Use as lâmpadas corretas

Incandescentes, LED e fluorescentes, as lâmpadas possuem diversas variedades. As incandescentes gastam menos energia e têm luz amarela. As fluorescentes duram mais e são mais econômicas, podendo ser brancas ou amarelas. As lâmpadas de LED têm alta durabilidade e o consumo de energia é baixo. Também podem ser brancas ou amarelas.

 

Cuide da tonalidade da luz 

A tonalidade da luz define a sensação do cômodo. Por isso, atenção em cada ponto de iluminação. Leve em consideração a temperatura das cores. As lâmpadas amarelas proporcionam leveza. Para iluminar mais de um espaço, mescle as cores, assim, todas as necessidades são atendidas.

 

Observe sua posição e funcionamento

Você pode deixar a luz na posição central ou lateral. A iluminação central é mais segura para distribuir a luz de forma ampla no espaço. Centralize-a nos ambientes e inclua luzes para apoio. Esse é o segredo para ambientes funcionais e iluminados.

 

Harmonize com as paredes

Cores claras nas paredes melhoram a iluminação. Em sintonia com as lâmpadas, elas aumentam a sensação de amplitude. Se escolher cores escuras, utilize uma iluminação mais forte. Elas absorvem mais luz e acabam exigindo mais potência.

ambiente de home office

Aliar iluminação natural e artificial, harmonizando com as cores do ambiente, é uma dica interessante para o seu ambiente

Invista em produtos de qualidade

É muito importante se atentar para o material da luminária a fim de garantir uma combinação perfeita no ambiente. Elas ajudam pessoas no home office e iluminam os momentos mais especiais em família. Por isso, não abra mão de excelência, qualidade, design e originalidade.

A escolha de luminárias com design original se torna relevante, pois além de cumprir muito bem o papel de iluminar, elas têm alta qualidade, durabilidade e são atemporais, podendo ser incorporadas nos projetos como um ponto de destaque.

iluminação residencial no espaço home office com a luminária Kaiser na cor verde

Luminária Kaiser, Fritz Hansen, exemplo de funcionalidade e exuberância

 

Peça a opinião de especialistas

A iluminação residencial fica mais adequada com a ajuda de especialistas como arquitetos e designers de interiores. Esse profissional sabe os pontos onde a iluminação deve estar e de que forma. A Atec também tem um time de especialistas em produtos que poderá te orientar na escolha.

Iluminar é agregar mais valor ao projeto arquitetônico, afinal, ambientes bem iluminados podem fazer toda a diferença para o mobiliário e o bem-estar.

As luminárias disponíveis na Atec são as melhores do mercado. São todas luminárias decorativas, que pelo design, história, atemporalidade e qualidade fazem diferença nos ambientes. 

Sala de jantar, hall de entrada, lavabo, bancadas de cozinha e até seu home office podem ganhar mais vida com as luminárias comercializadas pela Atec. 

 

Sinônimo de originalidade, a Atec ajuda você a iluminar e decorar o ambiente da casa e do escritório. Entre em contato!

Comentários