Espaço de trabalho: como será o “novo normal” nos escritórios?

Atualizado em

A ideia clássica que temos sobre os espaços de trabalho promete passar por profundas transformações com a chegada do “novo normal”!

Durante a pandemia da COVID-19, grande parte das empresas se viram obrigadas a aderir ao home office para garantir a segurança de seus colaboradores. Nesse processo, muitos empreendedores se familiarizaram e reconheceram os benefícios e a viabilidade dos modelos mais flexíveis de organização.

Assim, a tendência é que o fim do isolamento social também seja marcado por mudanças na relação entre profissionais e organizações

Segundo estudo da FGV, 30% dos negócios pretendem manter o home office quando a crise do coronavírus passar.

Porém, a grande tendência é que as vantagens do trabalho remoto sejam integradas à realidade dos espaços de trabalho colaborativos, através de relações e processos mais versáteis e adaptáveis às necessidades de cada time de profissionais.

Logo, o objetivo é garantir espaços laborais mais seguros, leves e produtivos como no home office. Contudo, sem abrir mão da colaboração, dos insights e do networking inerentes dos locais compartilhados!

Quer conhecer as principais transformações que ocorrerão nos espaços de trabalho e entender porque os escritórios flexíveis serão tendência? Descubra a seguir!

 

Quais serão as principais transformações no espaço de trabalho colaborativo?

A partir de todos os fatores mencionados, é previsto que a ideia de espaço de trabalho seja alterada em alguns pontos centrais. São eles:

  • Fim de estações de trabalho individuais e mesas designadas;
  • Menos objetos acumulados, como plantas, fotos de família, entre outros semelhantes;
  • Mobiliário compartilhado e com foco apenas no uso de computadores, que em sua maioria serão notebooks;
  • Objetos pessoais e itens próprios de escritório serão armazenados em lockers distantes do espaço de trabalho;
  • Salas de reuniões reduzidas, abertas ou integradas a outros locais para favorecer a ventilação, com eventual separação em cabines acústicas;
  • Maior espaçamento entre mesas e estações de trabalho;
  • Novos protocolos de higienização em espaços de trabalho colaborativos e tecnologias de acionamento automático para evitar contatos físicos com objetos;
  • Reformas para adicionar mais janelas, que são até inexistentes em alguns escritórios, e outros recursos que favoreçam a circulação de ar;
  • No mesmo sentido, o uso de carpetes crescerá como aliado no espaçamento e divisão dos ambientes;
  • Jornadas mais flexíveis, com trabalhadores intercalando entre funções presenciais e tarefas remotas.

Todas essas tendências servirão para garantir espaços mais amplos, com melhor circulação, adaptáveis e seguros contra qualquer tipo de contaminação.

espaço de trabalho com móveis USM

Mesmo com o fim da pandemia, os cuidados coletivos de saúde serão ainda mais valorizados e guiarão as novas relações das pessoas com os ambientes.

Nesse contexto, móveis modulares tendem a ganhar ainda mais destaque nos escritórios, assim como soluções acústicas para tempos modernos, entre outras, alinhadas às demandas da volta para os espaços corporativos.

No próximo item, descubra como todos os fatores mencionados até aqui caracterizam os escritórios flexíveis e porque eles são tendência em todo o mercado!

 

Por que os escritórios flexíveis se tornarão tendência?

Com os pontos destacados anteriormente, podemos concluir que as empresas se adaptarão para que os profissionais possam circular entre os espaços de trabalho de maneira mais versátil. E, ainda, intercalando entre suas estações compartilhadas e o trabalho remoto — de acordo com suas necessidades e o planejamento da organização.

Se os negócios focassem apenas em retornar para os modelos antigos, sem adaptações, os mesmos padrões de segurança e produtividade não seriam simultaneamente garantidos.

Além disso, para viabilizar escritórios seguros contra contaminações, mesmo que abarrotados de estações individuais, as organizações teriam custos muito maiores e levariam muito mais tempo para retomar suas atividades.

Sendo assim, os escritórios mais flexíveis se tornaram referência em espaços de trabalho colaborativos. Isso porque permite que as empresas mantenham o foco em suas estratégias, sem abrir mão da segurança e da satisfação de seus funcionários.

Por mais que o home office seja vantajoso em diversos sentidos, inclusive em termos de produtividade, ele ainda impossibilita que as rotinas sejam colaborativas e mais dinâmicas. Como se não bastasse, a necessidade de se relacionar também é inerente ao ser humano.

Para solucionar essa questão sem abrir mão dos benefícios do trabalho remoto, as empresas estão abandonando a ideia de que devem se alocar em apenas um prédio.

Assim, os espaços de trabalho se tornam mais distribuídos, passam a oferecer possibilidades de diversificação geográfica e transformam os ambientes físicos em verdadeiros locais de coworking das próprias empresas.

 

Quer descobrir como se adaptar a essa nova realidade?

A Atec oferece consultoria e planejamento completos para ambientes organizacionais e trabalha com soluções acústicas, móveis modulares, entre outros mobiliários que são referência mundial em design.

Conheça agora mesmo nossos produtos para estações laborais e descubra como podemos lhe auxiliar a criar espaços de trabalho colaborativos mais produtivos, seguros e positivos para todos! 



Categoria
Home office
Comentários