Buscar

Como identificar traços do design atemporal nos móveis?

Investir em móveis e decorações de design atemporal é a melhor escolha para valorizar qualquer tipo de ambiente.

Com as constantes inovações tecnológicas e criações de novos produtos, é cada vez mais difícil ter acesso a itens que durem bastante.

Além disso, o mercado decorativo e de mobiliário é marcado sempre por novos lançamentos e tendências, que rapidamente tornam certos elementos ultrapassados.

Porém, quando tratamos sobre design atemporal, estamos nos referindo a criações capazes de manter sua classe e seu estilo durante décadas.

A partir das pesquisas, do prestígio e das ideias de grandes designers, esses elementos configuram verdadeiras obras artísticas, que permanecem relevantes mesmo depois de anos de sucesso.

Nesse sentido, ergonomia, sustentabilidade e materiais da mais alta durabilidade são regras para essas peças que fazem parte dos sonhos da grande maioria dos consumidores.

Quer conhecer todos os requisitos que definem um design atemporal e entender melhor os seus benefícios? Descubra a seguir.

 

Quais são os requisitos que definem um design atemporal?

Para determinar se um móvel ou uma decoração possui um design atemporal e original, alguns requisitos básicos precisam ser observados. São eles:

  • A assinatura de um designer reconhecido e consagrado por suas criações;
  • Produção baseada em rigorosos processos de fabricação, para que todos os padrões do desenho original sejam preservados e respeitados;
  • Inovação, que define um produto a frente de seu tempo, capaz de promover soluções criativas e de alto valor para problemas complexos, fugindo de modismos e tendências passageiras;
  • Funcionalidade, para que o item não seja apenas bonito e durável, mas também útil e capaz de valorizar os ambientes por meio de suas funções;
  • Estética que não envelhece com o passar dos anos, geralmente minimalista, discreta e capaz de promover beleza mesmo com as evoluções promovidas no espaço e no mercado decorativo.
móveis de design atemporal USM
Móveis atemporais devem ser inovadores ao mesmo tempo em que têm uma estética que não envelhece.

Por que é vantajoso adquirir um produto de design atemporal?

Com todos os pontos destacados acima, é fácil perceber porque é vantajoso investir em um produto de design atemporal.

Em primeiro lugar, está o custo-benefício, que sempre é o melhor possível, já que os móveis e os itens decorativos jamais ficam datados. Ou seja, eles não envelhecem com o passar do tempo e dificilmente precisam ser substituídos.

Outro ponto importante é que esse tipo de design geralmente se baseia em uma cartela neutra de cores, conferindo assim mais conforto, sobriedade, aconchego e tranquilidade para os mais diversos tipos de espaços.

Dessa maneira, seja pelos tons ou pelo próprio estilo que perdura por décadas, os produtos de design atemporal podem ser combinados com praticamente todos os elementos de decoração, dos mais clássicos aos modernos.

ambiente corporativo de alimentação
Móveis de estilo atemporal podem ser facilmente combinados com diferentes tipos de ambientes e mobiliários.

Isso significa que, sempre que os usuários quiserem renovar um ambiente ou reinventar sua arquitetura, é mais fácil combiná-los com outras peças e garantir versatilidade para que eles permaneçam relevantes mesmo com as mudanças.

Por fim, vale somar esses benefícios aos fatores que mencionamos anteriormente, que vão desde a alta durabilidade e qualidade de fabricação, até sua sustentabilidade, funcionalidade, estética única e assinatura dos melhores designers do mundo.

Que tal saber mais sobre design atemporal? Essa é uma característica presente em todos os produtos revendidos pela Atec. Clique aqui e descubra ainda mais detalhes sobre o assunto com quem é referência nacional nessa área. 

Posts relacionados

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Alguns fragmentos da história em 5 peças de mobiliário

Além de ter sido um dos principais arquitetos do século XX, Eero Saarinen foi um designer de talento ímpar. Com a Womb, ele atendeu ao…
Ler artigo

Comentários