São Paulo 11 3056-1800
Rio de Janeiro 21 2267-9795
Brasília 61 3327-1404
Atec Cultural

Os 4 melhores museus de arte moderna para se conhecer

Espaços destinados à cultura existem desde as civilizações mais antigas e estão espalhados por todo o mundo. São lugares de troca de conhecimento histórico e social, que acontecem ao passo dos preceitos de preservação de diversas identidades.

Além do acervo fixo, mostras temporárias trazem discussões mais específicas que instigam o espectador à participação ativa na esfera cultural. O museu, portanto, além de um espaço de exposição, é um espaço de aprendizado e evolução que toca os mais diversos âmbitos sociais.

Uma visita a estes espaços, pode trazer além de todo o conhecimento, diversão e novas formas de se compreender diferentes culturas.

Selecionamos quatro desses importantes museus em duas das megalópoles mais culturais do mundo: São Paulo e Nova York. Vale a pena visitar!

Museus Internacionais

1. Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna de Nova York, mais conhecido como MoMA, é um dos mais importantes e famosos do mundo todo. Conta com um acervo que impressiona em termos de qualidade e quantidade, onde artistas consagrados compõe o catálogo multidisciplinar que inclui obras como pinturas, esculturas, fotografias, até móveis e objetos. Quem visita Nova York tem parada obrigatória no MoMA: aberto todos os dias, das 10h30 as 17h30.

2. Metropolitan Museum of Art

Também conhecido como MET, o Metropolitan Museum of Art é o maior museu dos EUA. Localizado em Nova York, dentro do Central Park, é um dos espaços culturais mais visitados do planeta, o que o torna um ponto de parada obrigatório aos visitantes da cidade. O acervo conta com mais de 2 milhões de obras de todas as partes do mundo, de artistas como Monet, Picasso, Vermmer e Van Gogh. O MET fica aberto todos os dias da semana, de domingo a quinta-feira das 10h as 17h, e sextas e sábados, das 10h às 21h.

Museus Nacionais

3. Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, popularmente conhecido pela sua sigla MAM, é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil.  Está localizado no Parque Ibirapuera e foi fundado em 1948 por Francisco Matarazzo Sobrinho. Todo o conjunto arquitetônico foi projetado por Oscar Niemeyer e em seu acervo é possível encontrar peças de artistas consagrados e que fizeram parte dos movimentos de arte moderna e contemporânea mundiais.  Com uma agitada agenda cultural, o Museu de
Arte Moderna abriga importantes iniciativas para a difusão da arte moderna. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h.

4. Museu de Arte de São Paulo

Localizado na Avenida Paulista, O Museu de Arte de São Paulo, o MASP, é um dos pontos mais importantes da cidade. A arquitetura icônica assinada pela renomada Lina Bo Bardi faz o MASP ser um dos cartões postais mais famosos de todo o Brasil.
Entre artistas brasileiros e estrangeiros, o museu conta com acervo fixo de mais de 10 mil obras, recebendo também, ao longo do ano, exposições coletivas e individuais que apresentam os mais diversos eixos temáticos. A visitação pode ser feita nas terças-feiras das 10h às 20h, e de quarta a domingo das 10h às 18h.