São Paulo 11 3056-1800
Rio de Janeiro 21 3005-9186
Brasília 61 3327-1404
Atec Cultural

Por que o design escandinavo ganhou o mundo e se tornou tão desejado?

Minimalismo, linhas retas, cores neutras, espaços claros e funcionais. Essas são algumas características do design escandinavo. O estilo de decoração teve início, no século XX, nos países nórdicos da Europa: Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia, como resposta ao frio rigoroso e a escuridão nesta região.

Arquitetos e designers com especialidades distintas contam a história do estilo escandinavo, como os dinamarqueses Hans Wegner e Arne Jacobsen.

O estilo logo conquistou o mundo, inclusive no Brasil. Hoje, a decoração escandinava é muito relevante aqui, despertando interesse de quem valoriza o minimalismo, tanto no design como na arquitetura.

Quer conhecer mais detalhes do design escandinavo? Siga a leitura! Temos mais informações e dicas para você!

 

Por que o design escandinavo é tão popular?

No estilo escandinavo menos é mais, ou seja, poluição visual ou excesso de cores chamativas ficam de fora. A sofisticação está nos detalhes.

As casas escandinavas são pequenas, por isso, os móveis têm dimensões menores e tudo precisa ficar no lugar certo. Além disso, os recursos naturais nos países nórdicos são limitados, fazendo que os profissionais valorizem o que é usado e criem produtos para durar a vida toda.

A seguir, veja por que o design escandinavo consegue atrair o interesse das pessoas e constituir ambientes agradáveis.

 

Cores neutras

No intuito de criar um ambiente clean, o design escandinavo utiliza cores neutras. A frieza do ambiente é reduzida com elementos levemente envelhecidos, misturando o tradicional e o moderno. Em relação aos objetos decorativos, o mais comum é utilizar materiais orgânicos, como madeira, lã e linho.

Design minimalista

O minimalismo também aumenta a popularidade do design escandinavo. Esse conceito proporciona uma arquitetura unitária, em que materiais e elementos dão vida a espaços simples. Para os escandinavos, tudo que integra o cotidiano pode ser belo e deve ser funcional.

Uma típica acomodação com design escandinavo, incluindo produtos da dinamarquesa Fritz Hansen, como a cadeira Ant, luminárias KAISER idell e o sofá Favn.

 

Contraste com objetos coloridos

Se por um lado o design escandinavo abusa dos tons claros, por outro, os objetos se destacam usando cores mais vivas, como azul, rosa e tons terrosos. Peças em madeira natural são amplamente exploradas e os contrastes servem para aumentar a comodidade nos ambientes.

 

A força do minimalismo

Simples e funcional, o estilo escandinavo conquistou enorme prestígio, mostrando-se competitivo e original. A seguir veja alguns profissionais que, ao longo da história, ajudaram a difundir o estilo.

Arne Jacobsen

O dinamarquês Arne Jacobsen tem um trabalho bastante diversificado. Ele atuou na arquitetura, no design de móveis e de produtos. Uma de suas ideias era integrar móveis à arquitetura ao redor.

Kaj Franck

O finlandês Kaj Franck é outro expoente do estilo. Formado em Arquitetura de Interiores, ele ganhou vários prêmios na carreira e ficou conhecido pelo trabalho estético em vidro e cerâmica.

Hans Wegner

Um designer de móveis dinamarquês de renome mundial, o trabalho de Hans Wegner se caracteriza principalmente pela funcionalidade orgânica. Ele projetou mais de 500 cadeiras, 100 delas com produção em massa e algumas se tornaram ícones.

Poul Kjærholm

O contraste entre as esculturas e elementos arquitetônicos é uma das principais marcas no trabalho de Kjærholm. Seu desenho é elegante e com linhas limpas. O aço era a sua matéria-prima, combinado com materiais como madeira, couro e mármore.

Nanna Ditzel

A dinamarquesa Nanna Ditzel é a representante feminina. Ela ganhou notoriedade por inovar nas técnicas depois da Segunda Guerra Mundial. Seu estilo era evidente em elementos geométricos e orgânicos no design de móveis e até de jóias.

Mais sobre as características

poltronas VIA57™ coloridas design escandinavo

As poltronas VIA57™, da Fritz Hansen, unem o conforto americano ao design escandinavo

Simplicidade e minimalismo são marcantes na arquitetura dos espaços, nos móveis e nas cores de um ambiente com design escandinavo. A seguir, veja mais características:

  1. Móveis de madeira clara, madeira de demolição, ou com predominância do branco.
  2. Contraste entre cores suaves e cores marcantes. O contraste também pode existir entre a madeira e itens têxteis, como sofás ou tapetes. 
  3. Paleta de cores principalmente em tons de branco cinza, preto, azul, amarelo e rosa.
  4. Plantas também são importantes. Elas são minimalistas e a maioria não tem flores, como espada de são jorge e cactos.
  5. Visual clean e decoração que traz praticidade. Espaço livre para a luz e para a movimentação.

 

Como escolher móveis e iluminação adequada

Você quer explorar o design escandinavo? Temos algumas dicas! A primeira delas é sobre iluminação. Priorize as paredes claras para realçar a amplitude do ambiente. A presença de luminárias, como a KAISER Idell Floor Tiltable é uma boa escolha, pois tem linha reta e cor preta.

design escandinavo com cores claras e contraste

A icônica série de luminárias KAISER idell é inspirada pelo design original da Bauhaus, escola de design mais conhecida do século XX.

Na sala de estar, lembre-se de repetir a lei das linhas retas e dê preferência a cores suaves, com a branca predominando. Se preferir, pode destacar um móvel, como o sofá, usando uma cor mais chamativa. 

Espelho redondo e tapete com formas geométricas também são característicos do design escandinavo. Os quadros costumam ter ilustrações ou fotos com os mesmos tons dos objetos decorativos. Além disso, podem ficar encostados no chão ou em prateleiras, em vez de pendurados.

Os tapetes podem ser azuis, cinzas e, quase sempre, possuem listras ou estampas geométricas. Aqueles em preto e branco, formando zigue zague também são muito comuns.

O design escandinavo nos mostra que a beleza também existe na simplicidade. Aposte nesse estilo de decoração para criar um ambiente clean, elegante e funcional. E lembre de usar móveis com design original, eles podem deixar o espaço da casa ainda melhor.

O post Por que o design escandinavo ganhou o mundo e se tornou tão desejado? apareceu primeiro em Atec Original Design.