atelier oï. A Forma segue a emoção.

Atualizado em

Criado por Aurel Aebi, Armand Louis e Patrick Reymond em 1991 na cidade suíça de La Neuveville, o nome é derivado da palavra russa “troïka”, que significa trio. O trabalho do atelier oï abrange arquitetura, design e cenografia.

Luminárias Les Danseuses

Em seus trabalhos, a forma segue a emoção, o momento em que o produto vai ser usado, mas também segue a função. Na criação dos painéis acústicos USM (USM Privacy Panels), eles pensaram: “…quando saímos de casa no inverno pela manhã cedo e pisamos na neve – o som é muito absorvente, é um momento especial, você só ouve os seus passos, com toda aquela atmosfera branca ao redor, é um momento especial.

Detalhe do painel acústico USM Privacy Panels

A partir dessa imagem, tentamos reproduzi-la em um produto. Esses painéis também partem da história concreta da USM, cujos móveis modulares foram inspirados na estrutura de um edifício (o USM Haller). E a modularidade foi o ponto de partida para o projeto: é o mesmo eixo, você pode compor com o mesmo ritmo, mas ao contrário dos armários, o material dos biombos é macio, absorvente do ponto de vista acústico. Na estrutura, nós continuamos a história da USM, mas no material, fizemos um contraponto com algo realmente soft. E nos armários a estrutura aparece por fora, enquanto no biombo ela fica embutida, mas os dois sistemas dialogam.”

USM Privacy Panels em conjunto com armário USM Haller

Para comemorar os 27 anos do atelier oï, a Atec promove uma palestra com Aurel Aebi, hoje, 28 de agosto, terça-feira, às 19h na Atec Av. Brig. Faria Lima 1800 – 10º andar. Você vai poder conferir alguns trabalhos do atelier oï e a linha completa da USM expostos na loja.

 

Loja / Showroom Atec São Paulo

 

E até 21 de outubro, no Museu da Casa Brasileira você poderá conferir a mostra INDÚSTRIA ARTESANAL – ATELIER OÏ com diversos trabalhos do trio para marcas famosas como Artemide, Bulgari, Louis Vuitton, Passoni, Victorinox, além da USM, marca que a Atec representa com exclusividade no Brasil.

Museu da Casa Brasileira: Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano – Tel.: (11) 3032.3727

fontes: Atec, Casa Vogue e MCB

Comentários