Você já parou para pensar como a escolha de uma mesa para trabalho em home office pode ser importante na sua rotina?
As práticas remotas já estavam se popularizando há alguns anos, mas elas se tornaram comuns a quase 50% das empresas brasileiras com a chegada da pandemia da COVID-19, segundo dados divulgados pela Agência Brasil.
No começo, 67% dos colaboradores relataram dificuldades de trabalhar em casa, e muito disso ocorreu por conta da falta de preparo dos mesmos com essa nova realidade.
Mas o que a mesa de trabalho tem a ver com o rendimento profissional? A seguir, entenda melhor essa relação e confira as melhores dicas para escolher o modelo certo para as suas necessidades.
Mesa para o trabalho em home office: como achar a ideal?
Encontrar a mesa de trabalho certa depende de alguns pontos a serem levados em consideração, que incluem detalhes funcionais, estéticos e de ergonomia.
Procure observar como é o layout do seu escritório e opte por modelos com formatos, cores e materiais compatíveis com ele, e que também se alinhem aos seus gostos e estilos.
Saindo da parte estética, tenha em mente que você precisa ter conforto para poder trabalhar tranquilamente por horas na sua mesa de trabalho.
Isso significa que a opção escolhida precisa atender a todas as suas necessidades, agregando diferenciais que façam sentido à sua rotina e que disponibilizem tudo o que você precisa sempre à mão.
Essa funcionalidade pode estar atrelada a diferentes detalhes, como opções de armazenamento, gavetas, organizadores de fios, espaço para o monitor, e assim por diante. Além disso, não abra mão de modelos que priorizam a ergonomia, pois você precisa estar bem posicionado para produzir suas tarefas sem que isso gere tensões, dores ou desconfortos.
Se você for alguém alto, o ideal é que a altura da mesa seja de 73 a 75 centímetros. Caso você seja um pouco mais baixo, a altura pode variar de 65 a 70 centímetros.
Caso o seu teclado fique posicionado próximo da extremidade da mesa, prefira uma mesa para trabalho com quina arredondada, para evitar que os pulsos fiquem machucados.
Tenha em mente que, durante o uso do espaço para home office, os cotovelos devem ter um ângulo reto em relação aos pulsos e evitar que os ombros sejam elevados constantemente.
A importância da mesa adequada
Não é exagero dizer que, junto da cadeira ergonômica, a mesa de trabalho é protagonista na criação de uma estação de trabalho eficiente em home office. Afinal, nós passamos a maior parte dos nossos dias sentados, e isso exige cuidados especiais para que a rotina não se torne maçante e nem insegura.
Quando o ambiente de trabalho remoto é improvisado, é normal que as pessoas comecem a trabalhar em uma cadeira qualquer ou utilizem a mesa de jantar para posicionar o notebook.
Por mais que às vezes algumas situações exijam soluções de última hora, esse tipo de improvisação jamais deve ser considerada quando o home office faz parte da rotina.
Mesmo que trabalhar em casa permita certa informalidade, a composição do espaço deve ser tão rigorosa quanto no escritório convencional. Isso porque os móveis domésticos não foram planejados com foco em segurança, ergonomia e saúde.
Ou seja, sem uma mesa para trabalho adequada, sua rotina pode ser marcada por dores nas costas, rigidez muscular, fadiga em excesso, entre outros problemas relacionados.
Com o passar do tempo, inclusive, essas adversidades podem evoluir para doenças crônicas e até para o estresse excessivo, que pode desencadear condições mais graves como ansiedade e síndrome de burnout.
Dicas úteis na hora de escolher mesas para home office
Além dos pontos mencionados no primeiro item, algumas dicas também são importantes para garantir que sua mesa de trabalho seja realmente um investimento assertivo. Confira:
- Em relação à parte estética, leve sempre seu gosto, estilo e suas preferências em consideração, sem ignorar o restante da composição do home office;
- Com base nas suas necessidades, observe o tamanho, a altura e os detalhes da mesa, como a presença de gavetas, armários e organizadores;
- Não abra mão de móveis de excelente qualidade, para que tenha mais durabilidade e faça seu investimento valer a pena;
- Tire bem todas as medidas do espaço para garantir que a mesa seja compatível com ele, principalmente se a compra for feita pela internet;
- Se você precisa guardar muitos documentos, planilhas, livros ou outros objetos, dê preferência às mesas com gavetas. Se você só usa um notebook, uma mesa simples garante mais praticidade;
- Caso você tenha um espaço pequeno ou trabalhe com outra pessoa no home office, uma mesa em L pode ser uma boa alternativa para aproveitar os cantos do local;
- Se você vive em um estúdio, não tem muitos cômodos disponíveis ou seu escritório é muito apertado, use uma mesa dobrável, que pode ser guardada enquanto você não trabalhar;
- Especialistas indicam que alternar entre ficar em pé e sentado pode ser muito benéfico à saúde. Afinal, ficamos quase 8 horas do dia trabalhando em frente ao computador, e isso pode trazer sérios riscos à saúde. Com mesas ajustáveis, é possível intercalar as posições sem esforços ou interrupções, garantindo que a superfície fique facilmente elevada e você intercale alguns minutos de pé durante suas jornadas de trabalho;
- Caso seu teclado seja utilizado muito próximo da extremidade da mesa, prefira modelos que tenham bordas curvas, para não machucar os pulsos.
Como mesa para trabalho pode inspirar você e melhorar sua produtividade
Como mencionamos acima, uma mesa de trabalho adequada pode lhe proporcionar todos os benefícios da boa postura.
Um ponto importante é que, muito além de evitar dores, desconfortos e riscos de doenças crônicas, esse cuidado também aumenta sua produtividade.
De acordo com dados levantados pela SulAmérica e divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Grupo, 54% dos profissionais com dores crônicas nas costas têm dificuldades de concentração no trabalho. Como se não bastasse, 44% dessas pessoas ainda afirmam que perderam três dias de trabalho em um ano para lidar com o problema.
Não precisamos ir muito longe para concluir a relação entre rendimento e ergonomia: se você já sentiu algum desconforto ou incômodo, sabe como isso atrapalha muito o foco e a concentração no trabalho.
O resultado é mais bem-estar na sua rotina, que é revertido em produtividade e também em satisfação, que por sua vez aumenta ainda mais o engajamento com o trabalho.
Decoração do home office com estilo: veja dicas
Agora o que você já sabe tudo o que deve ser levado em consideração na escolha da sua mesa de trabalho e qual a importância desses cuidados, confira algumas dicas extras para tornar seu home office ainda melhor:
Cuide com a organização
É indiscutível que um ambiente desorganizado perde a sua harmonia, compromete toda a beleza da decoração e se torna desagradável aos olhos.
Some isso ao fato de que a falta de organização também prejudica o foco e a concentração, o que é péssimo para o home office.
Com isso em mente, procure deixar tudo sempre em ordem e garanta um mobiliário que lhe ajude com isso, com uma estação ampla de trabalho para organizar seus materiais, armarinhos para guardar objetos e mesa para trabalho com gavetas caso você lide com muitos papéis.
Tenha uma boa iluminação
Uma boa iluminação pode deixar o seu home office muito mais vivo e valorizar toda a decoração. Além disso, uma boa luminosidade ajuda a manter você desperto e atento às suas funções.
Se você tem uma janela grande, use e abuse da iluminação natural, com uma cortina ou persiana para controlar sua incidência. Se não for possível, utilize lâmpadas para garantir a claridade que você precisa.
Aposte em prateleiras e nichos
Prateleiras nas paredes e nichos são ótimos para melhorar a organização e também para garantir um melhor aproveitamento do espaço disponível, já que eles ficam posicionados em um local que não seria utilizado.
Essa opção é ideal para organizar e dar mais destaque aos seus objetivos de decoração, além de livros, equipamentos de trabalho, plantas, entre outras opções.
Não abra mão de uma boa cadeira
Para finalizar, não se esqueça que uma cadeira confortável assim como a mesa de trabalho como os mobiliários mais importantes do seu home office. Não deixe de optar por modelos de excelência e que respeitem todos os padrões de ergonomia, para que você preserve sua postura e tenha mais bem-estar na sua rotina.
Se você gostou deste artigo sobre mesas para trabalho e quer agregar o que há de melhor no mercado no seu home office, não deixe de conhecer as soluções da Atec. Representamos as maiores e melhores fabricantes do mundo e temos a solução ideal para você. Clique aqui e confira nosso catálogo.