Buscar

Limpeza de escritório: veja os principais cuidados necessários

A limpeza do escritório é um procedimento fundamental para o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Um ambiente desorganizado e sujo, por outro lado, prejudica o clima organizacional e a produtividade, afinal, ninguém quer passar boa parte do dia em um lugar sujo. Você também quer resolver esse tipo de problema? Ótimo! 

Neste artigo, vamos falar sobre os principais cuidados com limpeza de escritório e explicar o que é preciso para a higienização de equipamentos, cadeiras de trabalho e do ambiente como um todo. Seus clientes, parceiros e fornecedores costumam visitar a empresa? Mais um motivo para deixar tudo nos conformes!

Em alguns lugares, manter o escritório limpo é uma tarefa que fica em segundo plano. Não cometa esse erro! A organização e a limpeza no ambiente de trabalho refletem diretamente no desempenho das pessoas e nos resultados da empresa. Por isso, siga a leitura e veja como deixar o escritório sempre limpo.

 

Principais cuidados de limpeza no escritório

mulher fazendo a limpeza do escritório
Deve-se adotar produtos adequados para a higienização do ambiente

Utilize produtos adequados

Atualmente, existem produtos de limpeza com todo tipo de finalidade: limpeza de vidros, carpetes, plástico e por aí vai. Na limpeza do escritório, é importante utilizar os produtos certos. Isso vai facilitar a limpeza e economizar tempo e esforço na função. Além, é claro, de evitar danos com produtos químicos nos bens da empresa.

Higienize as saídas de ar-condicionado

A limpeza dos filtros de ar-condicionado é fundamental nos escritórios com esse equipamento e deve ser periódica. Quando ficam sujos, os filtros podem acumular microrganismos e trazer doenças para dentro do escritório. Quer oferecer um ambiente limpo e saudável para funcionários e clientes? Atenção com o ar!

Mantenha o ambiente arejado

A ventilação, sobretudo em tempos de coronavírus, também é importante. Quando possível, mantenha as janelas abertas para que um ar mais puro circule no escritório, arejando o ambiente.

Fique atento aos detalhes

Os detalhes também importam. Na limpeza de escritório, perceba a situação dos teclados dos computadores, dos vãos em janelas e portas e no interior de armários. Esses lugares, geralmente, são negligenciados. Faça diferente! Dê atenção a cada cantinho para garantir uma limpeza eficaz.

Separe o lixo reciclável

O meio ambiente e a sustentabilidade são preocupações na empresa? Então, contratar uma coleta de material reciclável é uma medida interessante. Lembre-se de oferecer treinamentos e promover campanhas para trazer os funcionários para a causa. Dessa forma, fica garantida a separação e a destinação adequada dos resíduos.

Limpe móveis e equipamentos 

mulher limpando um móvel USM
Móvel USM sendo higienizado de forma correta no showroom

 

Muitos escritórios têm mais do que algumas mesas e estações de trabalho. Por isso, a limpeza no escritório deve ser ampla, ou seja, persianas, luminárias, carpetes e pisos também exigem cuidados.

No caso de pisos frios e vinílicos, pode-se usar um pano com solução neutra. Nos carpetes, o melhor é o aspirador. 

Outra opção para limpeza dos carpetes é contratar um serviço especializado, que fará o trabalho em etapas:

  1. Pulverização;
  2. Distribuição;
  3. Escovação;
  4. Aspiração.

 

Cuide dos materiais delicados

limpeza no teclado
Os materiais delicados devem ser higienizados com cuidado para não danificá-lo

Computadores, telefones, impressoras, modems de internet e fios são itens delicados. Para não danificar nenhum deles, quem faz a limpeza no escritório tem que saber a forma correta de fazer o trabalho. Vai contratar uma empresa para a limpeza? Exija os devidos cuidados.

Esteja de acordo com normas sanitárias

A limpeza do seu escritório tem que levar em consideração, ainda, as normas de Vigilância Sanitária. São determinações que têm por objetivo assegurar a proteção das pessoas no ambiente, com ações para reduzir ou eliminar os riscos à saúde. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é quem elabora essas normas, com foco em alimentos, produtos e serviços.

Além dos cuidados recomendados, é importante estabelecer uma periodicidade para fazer a limpeza no escritório. Na pandemia, essa demanda é uma obrigação moral para evitar a proliferação do vírus.

Redobrar a atenção com a higiene do escritório e disponibilizar álcool em gel são marcas do novo normal no trabalho. Por isso, essas medidas devem estar nas boas práticas de higiene na retomada das atividades em escritórios.

 

Vantagens da limpeza no escritório

escritório com cadeiras Herman Miller
Um escritório limpo contribui para a produtividade

 

A limpeza no escritório vai favorecer tanto empresas quanto profissionais. Veja os benefícios:

  • Produtividade: ambientes desorganizados costumam desmotivar o trabalhador. Por outro lado, o desempenho vai melhorar em um ambiente limpo e organizado;
  • Conservação dos recursos: cuidar com a limpeza dos equipamentos ajuda a aumentar o tempo de vida útil dos bens da empresa;
  • Retenção de talentos: um funcionário que se sente valorizado e respeitado não vai querer deixar a empresa. Mais um ponto para os ambientes limpos;
  • Melhora da imagem: até o branding da empresa vai melhorar com a limpeza no escritório. Causando boa impressão em todos que entram no local, isso tende a se espalhar e valorizar a marca.

Limpeza do escritório, utilização de móveis com design original e cuidado com as questões de ergonomia são ações que proporcionam qualidade de vida. Como resultado, todos se sentem bem e rendem mais.

Para facilitar, você pode contratar serviços especializados e fazer uma limpeza adequada no escritório e nos móveis. Mãos à obra e até a próxima.

Posts relacionados

Uma revolução estética nascida da amizade

A Segunda Guerra acabara de chegar ao fim e uma empresa de mobiliário fundada na década anterior se aprontava para assumir uma posição assaz elevada…
Ler artigo

Uma colaboração de sucesso

Quando a Herman Miller fez o primeiro contato com o escritório de design Studio 7.5, o quarteto à frente da equipe - Carola Zwick, Roland…
Ler artigo

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Comentários