Escritório open space: os prós e contras desse modelo de layout

Atualizado em

Para proporcionar ao ambiente aquele ar de integração e modernidade, muitas empresas têm derrubado paredes e divisórias. Surge, assim, o escritório open-space, que valoriza a colaboração e o conforto no ambiente de trabalho.

Como o próprio nome diz, a ideia do escritório open-space é promover, num mesmo espaço aberto, a integração das equipes. Dessa maneira, o clima menos formal acaba por fomentar a união dos colaboradores, pois um ambiente sem divisórias proporciona sensação mais democrática.

Entretanto, para que esse espaço integrado atinja o seu propósito de maneira eficiente, alguns pontos devem ser cuidadosamente planejados. Veja, a seguir, as vantagens e desvantagens desse conceito e o que se deve levar em consideração para implementá-lo.

Vantagens do escritório open-space

escritório open space com produtos Herman Miller

Além da sensação de mais igualdade, há outras vantagens que o escritório open-space oferece.

Aumento da união em detrimento da competição

Nos escritórios open-space os colaboradores tendem a se unirem para projetos e decisões. Além disso, quando todos estão expostos, a competição é atenuada. Isso porque determinadas pessoas, que não se manifestariam individualmente, tomam coragem de fazê-lo num ambiente cooperativo.

Dessa forma, os espaços integrados podem propiciar o surgimento de boas ideias e, também, de novas lideranças.

Otimização de espaços

Em organizações com espaços limitados, a ausência de divisórias permite que, praticamente, todos os locais sejam aproveitados. Sendo assim, corredores ou outros espaços subutilizados podem ganhar relevância.

Economia

Nos espaços integrados, alguns custos tendem a reduzir, como iluminação e climatização. Além disso, equipamentos como impressoras e telefones, passam a ser compartilhados por um número maior de pessoas, o que também reduz despesas.

Áreas comuns de descanso

Por fim, vale ressaltar o aconchego e relaxamento que os ambientes abertos proporcionam às áreas comuns de circulação. Essas áreas, inclusive, podem contar com iluminação natural, o que aumenta ainda mais a sensação de bem-estar.

Projeto open space com móvel Public Office Landscape

Espaço colaborativo, com destaque para o Public Office Landscape

Desvantagens do escritório open-space

Dentre os pontos menos favoráveis desse formato, podemos apontar:

Gastos com reformas e compra de novos móveis

Retirar paredes e divisórias, e aquisição de móveis adequados ao novo espaço demandam investimentos. Por isso, contar com um projeto adequado também é fundamental

Dessa maneira, o investimento da empresa transformará o ambiente, para que isso ofereça todas as melhorias desejadas.

Falta de privacidade

Alguns trabalhos demandam confidencialidade e, nessas situações, um espaço totalmente aberto não seria o indicado.

Nesses casos, o ideal é que sejam pensados espaços que contemplem alguma privacidade. Uma alternativa é a utilização de cabines acústicas, que possuem o mesmo efeito de paredes ou divisórias. Dessa forma, a empresa consegue resolver o problema sem descaracterizar a proposta integrativa do ambiente.

sala de reunião com divisórias acústicas

Divisórias acústicas personalizáveis, de diversas cores, configurações e tamanhos, são capazes de mostrar o DNA de cada empresa e ainda proporcionar privacidade aos encontros e reuniões.

Excesso de ruídos

Escritórios open-space normalmente são mais barulhentos, e isso pode prejudicar a concentração do colaborador.

Entretanto, há boas soluções para isso. Em ambientes de grande circulação, forros e revestimentos acústicos têm sido utilizados com sucesso. Escolas, call centers e grandes escritórios são bons exemplos. 

espaço reservado com forro acústico

Nesses espaços, paredes e forros acústicos podem reduzir o nível de ruído, o que facilita na comunicação e melhora a produtividade.

 

O open-space é, de fato, a melhor forma de trabalho?

O nível de integração que o espaço deve proporcionar está diretamente ligado à natureza de cada trabalho. Porém, uma coisa é certa: pessoas unidas produzirão mais e tornarão melhor o ambiente de trabalho

Para isso, um projeto adequado, feito por profissionais experientes e qualificados, dará a medida exata a essa integração. E, na hora de pensar nos mobiliários corporativos, conheça as opções que a Atec oferece. Temos os melhores produtos para a sua empresa, a fim de garantir que os ambientes abertos sejam confortáveis para todos!



Categoria
Escritório
Comentários