Buscar

A história dos sofás clássicos da Herman Miller

Investir em um sofá clássico é uma dúvida de muitos. Afinal, não é apenas ter um produto que marcou história dentro de sua casa ou da sua empresa.

Na verdade, esse tipo de item é definido pelo visual inconfundível e a atemporalidade para resistir às diversas mudanças de estilos. Além é claro, da funcionalidade de ponta para promover mais conforto e literalmente transformar a vida de seus usuários.

A Herman Miller é referência mundial nessa área, refletindo em seu catálogo, toda a excelência e qualidade que tornam esse elementos tão únicos e inspiradores.

A seguir, confira um breve histórico sobre os principais sofás clássicos da marca e o legado que as pesquisas, tendências e inovações produtivas da empresa deixam aos seus consumidores.

 

A história por trás dos clássicos Herman Miller 

Para demonstrar como os sofás da Herman Miller marcaram e definiram os rumos do design, selecionamos quatro de seus modelos mais marcantes, desenvolvidos em parceria com alguns dos maiores designers da história. Confira:

 

Eames Compact

Para começar, vamos falar sobre o Eames Compact.  Esse modelo começou a ser produzido em 1954 e até hoje é referência para pequenos ambientes.

Sofá Eames Compact
Seu desenho, que confere alto padrão de conforto dos ombros aos joelhos, foi elaborado pelo famoso casal de designers Charles e Ray Eames.

Mesmo considerado um clássico, o modelo vai bem com qualquer estilo e padrão decorativo moderno. Esse clássico é perfeito para quartos, salas de descanso e suítes executivas que demandam um produto de escala leve, mas que proporciona o mesmo nível de aconchego dos grandes sofás.

 

Marshmallow

Já o sofá Marshmallow foi o primeiro do catálogo da Herman Miller com um conceito considerado descontraído.

Sofá Marshmallow da Herman Miller
Projetado por Irving Harper e George Nelson, ele foi introduzido em 1956 e reapresentado em 1999, depois de 34 anos de interrupção em sua produção.

Considerado um marco do design moderno, sua finalidade é ser chamativo e incentivar a felicidade dos usuários.

Com almofadas que podem ter uma ou múltiplas cores, ele garante destaque somente pelo fato de ser incomum, e se adapta ao visual de salas de estar, recantos residenciais, escritórios, saguões e salas de descanso.

 

Sofá Eames

Sofá Eames
Voltando ao casal Eames, este modelo de sofá clássico foi um dos últimos idealizados por ambos, sendo que todo o projeto só foi concluído após o falecimento de Charles.

Planejado em 1978, sua produção só começou em 1984, e até hoje é feita com exclusividade pela Herman Miller.

Considerado por muitos como um design definitivo do mobiliário moderno, o produto tem uma combinação perfeita entre nogueira e teca de altíssima qualidade, com couro macio e alumínio polido.

Por ser um sofá clássico elegante, ele é perfeito para casas e escritórios com composições mais sóbrias e de bom gosto, proporcionando uma experiência única de relaxamento e descontração aos seus usuários.

 

Tuxedo 

Para finalizar, vamos ao inconfundível modelo Tuxedo, que teve seu design premiado com a prata do Melhor da NeoCon para lounges e sofás.

Tuxedo
Idealizado por Craig Bassam e Scott Fellows, o produto é ao mesmo tempo amplo e discreto, graças às suas proporções perfeitamente alinhadas.

Seu visual leve e flexível é somado à perfeição dos detalhes, com flexibilidade para ser configurado em dois lugares ou como um sofá clássico de canto, capaz de acomodar diversas pessoas e de se adequar perfeitamente a qualquer projeto.

Por mais moderna que seja sua elaboração, o Tuxedo já é considerado um sofá clássico, considerado ideal para locais como escritórios, salas de reunião, recepções, salas de estar, entre outros espaços residenciais. 

 

O legado Herman Miller 

Com mais de 100 anos de história, a Herman Miller é uma empresa que ressignificou o design, somando os seus valores à sustentabilidade, aos cuidados com a comunidade, à saúde das pessoas e ao bem-estar de seus clientes e colaboradores. 

Além dos processos eco-responsáveis, das constantes pesquisas na área de ergonomia e nos processos produtivos inovadores, a marca adota uma abordagem criativa que visa não só tornar os projetos residenciais e corporativos melhores, mas também todo o mundo.

Referência histórica e mundial em mobiliário e acessórios, a fabricante disponibiliza seu catálogo em mais de 40 países, por meio de subsidiárias, escritórios corporativos, revendedores e distribuidores espalhados na Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Norte e América Latina. 

A Atec é a representante oficial da Herman Miller no Brasil e oferece ao mercado nacional toda a excelência que marca o histórico dessa gigante do design. Clique aqui para conferir os modelos de sofás clássicos (e de outras categorias) disponíveis em nosso site. 

Posts relacionados

Criatividade premiada: Willo Perron é eleito designer do ano pelo Wallpaper* Design Awards

O renomado diretor criativo e designer Willo Perron tem realizado projetos de mobiliário com a Knoll, e agora é selecionado como designer do ano de…
Ler artigo

Atec Cultural 2026 – Amar e viver São Paulo: Celebrando os 472 anos de SP sob o olhar da artista Nilda Luz

Retomada do Atec Cultural em 2026, com o tema "Amar e Viver São Paulo", com a artista Nilda Luz. Evento em parceria com a Bureau…
Ler artigo

Breuer na Madison Avenue

O mais célebre projeto de Marcel Breuer nos Estados Unidos foi renovado pelo escritório Herzog & de Meuron, e agora reabre como a sede da Sotheby’s. Talvez…
Ler artigo

Comentários

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.