Devo contratar um arquiteto ou designer de interiores, e agora?

Publicado em | Atualizado em

Na hora de começar uma reforma ou de construir novos espaços, uma das questões que mais geram dúvidas entre as pessoas é: “devo contratar um arquiteto ou designer de interiores?”.

Além de atuarem em áreas parecidas, as duas profissões têm esferas semelhantes e muitos elementos em comum. Por isso, muitas pessoas acabam não sabendo a quem recorrer ou mesmo confundindo as suas atribuições.

No entanto, para garantir realmente aquilo que você deseja na sua casa ou na sua empresa, e também para evitar gastos extras, é fundamental entender o que faz cada um desses profissionais. 

A seguir, confira o que diferencia um arquiteto de um designer de interiores. Além disso, descubra quais são os benefícios que você pode agregar em cada tipo de contratação. 

Devo contratar um arquiteto ou designer de interiores, qual a diferença? 

Para determinar se você deve contratar um arquiteto ou designer de interiores, primeiro é preciso esclarecer o que define ambos. Basicamente, um arquiteto é quem projeta, desenha e planeja espaços com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos seus usuários. 

Atento à estética, segurança e à usabilidade dos ambientes, esse profissional realiza cálculos, estuda questões técnicas e considera aspectos históricos e culturais para realizar seu trabalho. Mesmo que atue no design de interiores em alguns casos, um especialista em arquitetura faz:

  • Plantas de construção e de reformas;
  • Escolhe os materiais utilizados em obras;
  • Entre outras atribuições parecidas. 

Por sua vez, o designer de interiores é focado apenas em ambientes internos, sendo responsável por seu projeto, decoração e organização. Seu objetivo é garantir conforto, funcionalidade e estética. Tudo isso com atenção aos desejos dos proprietários e na harmonia de cores, texturas e iluminação. 

Portanto, a grande diferença é que o arquiteto também pode lidar com locais externos, com aspectos da construção civil e com demandas de urbanismo. 

Devo contratar um arquiteto ou designer de interiores - sala de estar

Enquanto o design de interiores é voltado ao que é interno, como sua ambientação, conforto e estética, o arquiteto é mais direcionado a projetos e construções.

Inclusive, a arquitetura exige curso superior, enquanto os designers de interiores podem ser bacharéis ou técnicos. Apesar dos pontos que divergem, as duas áreas se complementam, e muitas vezes podem atuar juntas em uma mesma obra. 

Para entender melhor se você deve contratar um arquiteto ou designer de interiores, confira nos próximos itens os principais benefícios garantidos por cada profissional.

Vantagens de contratar um arquiteto 

 

  • Tenha mais tranquilidade sobre prazos e orçamento

A arquitetura muitas vezes é responsável por todo o planejamento da obra, o que vai desde a elaboração do projeto, até a definição de materiais, prazos e orçamento. Além de garantir tranquilidade quanto a essas questões, o profissional ainda vai tratar com os fornecedores e lidar com eventuais imprevistos. 

Ou seja, é possível centralizar todas as suas demandas no trabalho de arquitetura. Assim, o arquiteto que lidará por você com questões mais complexas e que podem gerar verdadeiras dores de cabeça. 

  • Evite burocracias

Além dos fatores citados acima, a burocracia de uma obra também pode ser fonte de grandes incômodos aos proprietários.

O arquiteto também é responsável por essas questões, e irá lidar com toda a documentação necessária, alvarás, regulamentações e normas técnicas. 

  • Aproveite ao máximo seus recursos e espaços

Não importa se o seu projeto é para uma casa, grande apartamento, escritório ou pequeno estúdio: um bom trabalho de arquitetura fará com que ele seja aproveitado ao máximo.

sala de estar com sofá e mesa central

Isso porque, além de considerar a estética, o arquiteto também analisa a área disponível e lida com todas as suas demandas espaciais, para que ela seja mais organizada, adequada, confortável e prática.

Por lidar com todas as questões técnicas da obra, fornecedores e escolha de materiais, esse profissional também garante que o seu dinheiro, tempo e recursos sejam otimizados. Dessa forma, ele quem cuidará para que nada seja desperdiçado, nenhuma execução seja incorreta, nenhum erro passe despercebido e para que os prazos não sejam comprometidos. 

  • Conte com apoio para comprar insumos e contratar mão-de-obra

Um produto ou insumo de má qualidade, bem como uma mão-de-obra pouco engajada ou qualificada, podem ser fatores muito prejudiciais ao resultado final da sua obra.

Como já mencionamos, é o arquiteto que direciona todas essas escolhas, determinando quais são os melhores produtos e materiais para atender às demandas do seu projeto. Em relação aos trabalhadores, se o profissional de arquitetura não tiver uma equipe própria, certamente ele conhecerá pedreiros e instaladores de confiança. 

Devo contratar um arquiteto ou designer de interiores - quatro pessoas sentadas em torno de uma mesa

Não importa qual seja a situação, o controle e as orientações vão garantir que tudo seja feito com a qualidade que você espera.

Vantagens de contratar um designer de interiores 

Antes de apresentar as vantagens de contratar um designer de interiores, vale mencionar que muitos dos pontos mencionados nos dois casos estão correlacionados. 

Sendo assim, dentro das atribuições de cada profissional, diversos benefícios citados para uma situação podem também ser válidos para a outra.

Dito isso, ao ter o apoio de um especialista em design de interiores, você tem os seguintes benefícios: 

  • Economize tempo

sala de jantar

Decorar um ambiente pode ser uma tarefa desafiadora, que não só demanda entendimento na área, mas também longas pesquisas, visitas a showrooms e acompanhamento de tendências.

Os designers de interiores são especializados nessas questões e têm ampla experiência sobre elas. Logo, são os responsáveis por entender as suas preferências e definir as melhores escolhas de acordo com as principais inspirações de design.

Assim, você poupa tempo com decisões técnicas e se preocupa apenas em escolher aquilo que mais lhe agrada, garantindo um resultado final bonito e de ótima qualidade. 

  • Poupe dinheiro  

Uma escolha equivocada de mobiliário ou decoração pode gerar sérios prejuízos com novas compras e com trabalho extra entre os responsáveis pelo seu projeto. Além de garantir economia nesse sentido, o design de interiores atua para estudar os ambientes e planejar todos os elementos que devem fazer parte de sua composição

Dessa maneira, seu orçamento se torna previsível, alinhado à sua realidade financeira e não fica sujeito a eventuais erros que podem afetar seu bolso. 

  • Garanta os materiais e produtos certos

Durante o planejamento e o projeto do interior, o designer vai definir quais são os móveis mais adequados para ele, os melhores elementos decorativos, cores, revestimentos, padrões de iluminação, e assim por diante. 

Poltrona Eames Lounge

Mais que uma questão estética, cada item mencionado também pode ter características diversas, diferentes preços e padrões de qualidade.

O profissional sabe exatamente quais são as melhores marcas, produtos e respectivos custos-benefício, para que nenhum material ou produto seja inadequado, de má qualidade ou gere prejuízos ao resultado final. 

Isso vai desde as marcas de mobiliário, até:

  • Tintas escolhidas;
  • Papéis de parede;
  • Luminárias;
  • Pendentes;
  • Decorações;
  • E assim por diante. 
  • Tenha ambientes confortáveis e funcionais

Por fim, o objetivo do designer de interiores também é criar os espaços mais harmônicos, confortáveis e práticos possíveis. Isso significa que você pode aproveitar sua casa ou seu escritório ao máximo, garantindo que nenhuma escolha equivocada atrapalhe a sua funcionalidade no dia a dia. 

Tendo em mente se deve contratar um arquiteto ou designer de interiores, não se esqueça que bons móveis e acessórios também são imprescindíveis para a qualidade final do seu projeto. 

A Atec oferece as escolhas preferidas entre os profissionais da área e tem as melhores soluções para você. Clique aqui e saiba mais



Categoria
Design Original
Comentários