Design industrial: o que é e como aproveitá-lo no seu projeto?

Publicado em | Atualizado em

O charmoso design industrial teve origem logo após a crise de 1920 nos EUA. Na ocasião, as fábricas norte-americanas foram abandonadas, e, aos poucos, as pessoas passaram a utilizar esses espaços como moradias. Dessa forma, nasceu o conceito de loft e, desde então, o padrão ousado, ganhou adeptos por todo o mundo. 

Assim, tijolos à vista e tubulações aparentes conferem, ao mesmo tempo, elegância e praticidade aos ambientes. No entanto, não só a funcionalidade e a inovação atraem os seguidores desse estilo. No design industrial, a sustentabilidade pode ser privilegiada através de projetos que valorizem a amplitude, luminosidade e demais características do local.  

Pensando nisso, separamos algumas dicas onde é possível aplicar esse estilo tanto a projetos residenciais quanto corporativos. Confira também, quais os benefícios que o design industrial traz a esses ambientes! 

Como usar o design industrial para valorizar seu ambiente

projeto de design industrial residencial

Você pode utilizar o design industrial aplicado tanto a projetos residenciais quanto corporativos e valorizar a flexibilidade e a liberdade que caracterizam esse conceito.

Enalteça a ideia da decoração industrial 

Em vez de tentar disfarçar as vigas aparentes, o piso rústico ou as paredes sem pintura, que tal valorizar esses elementos? É justamente essa a proposta do design industrial! 

As vigas podem compor o ambiente ganhando colorido, ao passo que o piso e paredes rústicas darão personalidade ao local. Além disso, luminárias pendentes também são uma ótima opção para valorizar o pé-direito alto dos ambientes.

móvel USM na cor azul

Você pode aprimorar o estilo industrial e dar um toque de personalidade para complementar a decoração e iluminação da sua casa ou escritório.

 

Complete os espaços com vasos, quadros e plantas

A altura dessas estruturas também pode ser valorizada com plantas, relógios, quadros e diversos outros objetos. Isso trará vida e um belo contraste ao design industrial.

projeto industrial com luminária KAISER Idell

Aproveite cada espaço dessas estruturas, isso trará um novo ar ao local!

Saiba equilibrar o ambiente 

O cuidado que se deve ter é de não exagerar no apelo. Para isso, a mistura de alguns elementos traz aconchego e harmonia, como a madeira, o vidro e o metal, que causam bons efeitos. 

Isso porque, a madeira traz aconchego ao ambiente, enquanto o vidro proporciona leveza e sofisticação. Por sua vez, os móveis de metais conferem funcionalidade ao espaço. 

móveis USM

A combinação desses elementos cria um ambiente jovial e descontraído.

Utilize cores e texturas 

É muito comum vermos estruturas industriais nas quais predominam cores frias, como o branco ou tons de cinza. No entanto, utilizar cores vibrantes para dar certo contraste torna o ambiente mais vivo e acolhedor. 

Além disso, essas cores podem ser excelentes aliadas para destacar móveis e pontos específicos do ambiente. 

móveis USM compondo o projeto de design industrial

Aposte em cores vibrantes, seja em objetos ou nas paredes, para dar contraste ao ambiente.

Outros benefícios do design industrial 

Já falamos sobre a modernidade e praticidade que o estilo industrial confere aos ambientes. Vejamos agora outros benefícios dessa proposta para espaços residenciais e corporativos:

Economia 

O design industrial favorece a economia na execução do projeto. Na maioria das vezes, a necessidade de divisórias é menor quando se tem uma estrutura de fábrica. Além disso, esse desenho oferece opções mais baratas também para o acabamento de pisos e paredes. 

Dessa forma, um reboco original pode ser descascado, em vez de removido. O mesmo vale para as paredes, nas quais o tijolo aparente passa a ser mais um charme do ambiente. 

 

Versatilidade 

O design industrial se encaixa bem em diferentes tipos de projetos. Ambientes rústicos, sofisticados, coloridos ou monocromáticos podem se valer com sucesso desse estilo.

Sustentabilidade

Além de ser versátil, o design industrial favorece os ambientes sustentáveis, e valorizam projetos com:  

  • Ventilação natural;
  • Iluminação natural;
  • Vistas amplas, tanto para dentro quanto para fora;
  • Elementos ou produtos que utilizam em seu processo de fabricação, materiais renováveis.

Ademais, com os produtos que a Atec comercializa, os materiais são originais e têm alta durabilidade, logo, eles podem ser utilizados em novas propostas de decoração ao longo dos anos. Dessa forma, você ainda consegue reaproveitar móveis e objetos para dar um visual rústico, por exemplo. 

Se você achou que o design industrial combina com o seu estilo, veja como a Atec pode auxiliar em seu projeto. Acesse o site ou agende uma visita em nosso showroom, e conheça melhor nosso portfólio!



Categoria
Arquitetura
Comentários