Novas Tendências para Ambientes de Trabalho

Publicado em | Atualizado em

Nosso mundo está mudando muito mais velocidade. Com nossos ambientes de trabalho não seria diferente. Escritórios projetados há dez anos já não comportam mas as atividades realizadas nos dias de hoje. Se tornou responsabilidade de arquitetos, designers, gerenciadores e coordenadores estarem atentos à todas essas mudanças e atualizarem constantemente o ambiente de trabalho. Para ajudar, listamos as maiores tendências para ambientes de trabalho.

Trabalhar em pé

Até a década passada, acreditava-se que a melhor posição para se trabalhar era sentado. Hoje, com o avanço dos estudos a respeito da saúde no trabalho, essa ideia vem se desconstruindo. Ficar de pé durante algumas horas de seu dia já se mostrou mais saudável e eficiente do que se manter sentado o tempo todo. Aderindo a uma rotina dinâmica você irá diminuir as dores nas costas, melhorar a postura, diminuir o nível de açúcar no sangue e aumentar a sua produtividade.

Mobilidade

Escritórios com muitas divisórias, fechados e com pouca dinâmica foram projetados para outras épocas. Hoje, nosso ambiente de trabalho deve suportar o dinamismo das relações sociais. Empresas que reconhecem essa nova forma de trabalho já estão optando por transformações em seus ambientes. As estações de trabalho fechadas e demarcadas estão abrindo lugar para estações compartilhadas que podem ser usadas por qualquer um; a sala de reunião isolada se transformou em uma praça central, facilitando os encontros espontâneos e descontraídos. Até mesmo a sala de descompressão, geralmente colocada em locais “escondidos”, não existe mais. No lugar dela, o escritório inteiro pode ser usado como ambiente de relaxamento e descanso.

Valorização da diversidade e individualidade

É papel de qualquer empresa atualizada reconhecer a diversidade de nossa sociedade. São variedades étnicas, de gênero e sexualidade que não podem mais ser ignoradas. As empresas são responsáveis por oferecer ambientes que valorizam a diversidade e sejam fisicamente acessíveis. Aceitar a diversidade e incluí-la em seu negócio pode reduzir os conflitos da equipe, diminuir rotatividade de funcionários e aumentar a criatividade e produtividade de todos.

Co-Workings

Junto à tendência de ambientes de trabalho mais dinâmicos, vemos o crescimento de um novo tipo de escritório: o co-working. Esse novo modo leva a mobilidade e a coletividade ao extremo: o ambiente de trabalho passa a ser compartilhado por mais de uma empresa, sem separações rígidas entre os espaços de cada uma delas. Para tornar os co-workings confortáveis, arquitetos e designer devem ser cuidadosos na escolha do mobiliário, preferindo móveis que podem ser usados tanto individualmente quanto coletivamente. Outro ponto importante é o conforto acústico em ambientes de trabalho dinâmicos. Com a diminuição das divisões entre os ambientes, o som tende a se propagar mais pelo escritório. Por sorte, temos uma variedade imensa de soluções acústicas que podem tornar o ambiente agradável tanto acusticamente quanto visualmente.

Pertencimento à organização

Todos esses fatores, juntos, são responsáveis por um dos fatores mais buscados pelos funcionários: pertencimento à equipe e à organização. Um ambiente de trabalho atualizado, confortável, capaz de tornar o dia a dia de seus colaboradores mais felizes, se tornou o sonho de consumo da maior parte da população. Tudo isso se torna mais fácil quando o ambiente de trabalho reflete a marca e a cultura da empresa. Nada traz mais frutos positivos a uma empresa do que funcionários felizes.



Categoria
Sem categoria
Comentários