Desenvolvendo projetos modernos e sustentáveis

Atualizado em

Sustentabilidade é um assunto cada vez mais discutido, e dentro dos projetos arquitetônicos, ela deixa de ser um diferencial e passa a ser um conceito de grande importância. Arquitetura e sustentabilidade podem sim andar juntas — tanto na forma estética, como funcional — e essa união tem mostrado cada vez mais que é possível ter projetos modernos e economicamente viáveis. Todo esse movimento prioriza e otimiza o uso dos recursos naturais, visando a diminuição do impacto sofrido pelo meio ambiente devido às construções, em geral. Essa união também visa:

 A redução do consumo de materiais de construção;
 A redução do consumo de energia nos projetos de iluminação,refrigeração e aquecimento dos mais diversos ambientes;
 O incentivo ao uso de energias renováveis;
 A obtenção de maior desempenho causando o menor impacto possível.

Características dos projetos modernos e sustentáveis

Para que a arquitetura seja de fato sustentável, ela precisa apresentar algumas características que apresentaremos a seguir.

Promover o consumo inteligente de água

Os projetos modernos e sustentáveis devem ter como prioridade o consumo
inteligente de água, e consequentemente, promover a redução do desperdício. A partir desse foco, várias tecnologias estão surgindo para que essas ações possam ser aplicadas de forma prática no nosso dia-a-dia.
As mais conhecidas são aquelas que promovem a reutilização da água da chuva, e os equipamentos com sensores que regulam o fluxo de água, que podem ser usados tanto em torneiras, quanto em chuveiros.

Utilizar fontes alternativas de energia

Os modelos energéticos tradicionais, baseados no uso de combustíveis fósseis, geram poluentes que agravam o efeito estufa e, consequentemente, aumentam o aquecimento global. Eles também são problemáticos, pois, não são renováveis e seu esgotamento já promove debates acerca de outras opções.

As fontes alternativas de energia são aquelas que causam menor impacto negativo no meio ambiente como, por exemplo, a energia solar, a energia eólica e a energia da biomassa. Elas também são renováveis e pouco poluentes.

Utilizar materiais sustentáveis e ecológicos

Os materiais sustentáveis são produzidos causando o menor impacto possível no meio ambiente. Já existem diversas opções no mercado para atender os projetos modernos que estão diretamente ligados com a sustentabilidade. Alguns são bem conhecidos, como o bambu, o bioplástico, a tinta biodegradável, o vidro inteligente, dentre outros.

Exemplos de projetos sustentáveis

Confira algumas obras inspiradoras e que mostram que é possível ter um projeto moderno e aliado à sustentabilidade.

Bairro Perdizes

Um bairro planejado, moderno e o primeiro da América Latina a receber a certificação Aqua/HQE, que é a certificação internacional de construção sustentável.

Apple Park

A nova sede da Apple, localizada em Cupertino na Califórnia, conta com energia 100% renovável. Esse é o maior prédio de escritórios que possui a certificação LEED Platinum na América do Norte.

Bellagio Hotel & Cassino

Localizado em Las Vegas, esse hotel já recebeu quatro Green Globes pelo GBI por adotar inúmeras medidas sustentáveis.

Urban Villas

Essa inovadora construção suíça prova que os projetos sustentáveis podem ser aplicados também em residências. O projeto foi pensado e estruturado para explorar a luz solar e todos os benefícios que a natureza pode oferecer aos moradores.



Categoria
Sem categoria
Comentários