Iluminação de escritório: qual é o tipo ideal para cada ambiente?

Publicado em | Atualizado em

Muitas pessoas passam a maior parte do dia em seu local de trabalho. Logo, esse espaço deve proporcionar, ao mesmo tempo, conforto e funcionalidade. A correta iluminação do escritório atende a esses dois requisitos. Além disso, também proporciona benefícios para a saúde e melhorias para a produtividade.

Um ambiente mal iluminado, além de não ser aconchegante, pode desencadear diversos problemas para a saúde. Além de fadiga visual, uma iluminação inadequada pode causar até mesmo problemas de pele e distúrbios emocionais.

Fique conosco até o final desse post, e saiba qual a melhor forma de iluminação para cada ambiente!

Qual a melhor forma de iluminação para escritório?

Há diferentes tipos de iluminação a serem utilizadas conforme a finalidade principal do ambiente. Vejamos as principais, e em que situações são mais indicadas:

Iluminação geral

Esse estilo de iluminação de escritório preenche todo o ambiente de forma horizontal e homogênea. Facilita a concentração e o uso do computador, e também é adequada para ambientes de estudo com tarefas que exijam precisão.


Iluminação direta

Esse tipo de iluminação permite um foco específico no computador ou na mesa de trabalho, por exemplo. Spots, abajures e luminárias de mesa são muito utilizados nesses casos.

Escritórios que dispõem de computadores em todas as mesas, por exemplo, pedem uma boa iluminação geral. Além disso, esses locais também contam com spots individuais para cada um dos colaboradores (iluminação dirigida). Dessa forma, o foco permitido pela luz direta facilita a precisão do trabalho.

 

Iluminação indireta

A ideia dessa iluminação de escritório é direcionar o fluxo luminoso para algum ponto específico. Com isso, a luz será refletida e se espalhará por todo o ambiente.

A iluminação indireta preenche o espaço de maneira suave, tornando-o aconchegante e intimista. É adequada, por exemplo, para uma agência de publicidade que receba clientes de forma despojada.

Iluminação difusa

A iluminação do escritório de forma difusa trará uniformidade ao ambiente, sem sombras ou brilhos exagerados. Esse formato é apropriado para salas mais amplas e espaços compartilhados.

Iluminação natural

Além da estética muito agradável que proporciona ao ambiente, a iluminação natural é uma excelente forma de economizar energia.

Esse tipo de iluminação é ideal para as áreas comuns de descanso dos colaboradores. Além disso, propicia o relaxamento e faz com que os funcionários não se sintam presos no escritório ou sem contato com o exterior.

 

A importância das lâmpadas de LED na iluminação de escritórios

As lâmpadas de LED são a melhor opção para qualquer tipo de iluminação de escritórios. Além de proporcionarem iluminação mais homogênea, não aquecem o ambiente e são bastante econômicas.

A depender de sua cor, essas lâmpadas terão funcionalidades diferentes. As de cores frias, como branco em tons azulados, são ideais para uso de computadores. Por outro lado, as de tons amarelados são uma excelente opção para locais de relaxamento e descanso. Já as cores claras no teto ajudam a melhorar a iluminação natural ou artificial. 

 

Opções de iluminação para o escritório no portfólio da Atec

A Atec conta com modelos de vanguarda para todos os tipos de iluminação de escritório. Dentre eles, destacamos aqui três opções com design Fritz Hansen Lighting:

A Anne Qvist 01 (AQ01) é uma excelente opção para luz direta de mesa. Suas linhas delicadas e sua tecnologia oferecem leveza ao ambiente. Além disso, essa luminária permite o ligar e desligar com um suave toque de mão.

iluminação de escritório com a luminária AQ01

A AQ01 é delicada e funcional, proporcionando leveza na iluminação do ambiente

Já a coleção Kaiser idell, também fabricada pela Fritz Hansen, tem inspiração no design da Bauhaus, escola vanguardista do design moderno. A série contempla luminárias de mesa, de parede ou de piso e pendentes.

As luminárias Kaiser idell são feitas em aço e latão e as cúpulas são pintadas à mão com acabamento brilhante. Todas elas possuem em comum a junta articulada e a cúpula com o nome “ORIGINAL KAISER-idell” estampado em relevo.

escritório com luminária Kaiser na cor preta

As luminárias Kaiser idell são um clássico com designe originalidade Fritz Hansen

No modelo suspenso, apresentamos a luminária Caravaggio. Com uma silhueta atemporal e inspirada no design industrial, oferece uma expressão nova e moderna. 

luminária Caravaggio no escritório

A luminária Caravaggio é uma ótima sugestão para iluminação suspensa de escritório

Também  destacamos a Suspence, com design de GamFratesi. Suas curvas suaves e naturais conferem delicadeza ao ambiente. Além disso, um difusor infinito em sua parte inferior concentra a luz, impede o brilho e contribui para a criação de uma elegante ilusão de ótica.

luminária Suspence

A Suspence oferece elegância e delicadeza ao ambiente

Além disso, outra luminária recomendada para escritórios é a Nelson Bubble, fabricada pela Herman Miller. Essa linha foi desenhada por George Nelson para iluminar o seu próprio escritório. As luminárias Bubble são elegantes e delicadas, na versão para teto sua leve estrutura de aço permite a impressão de estar flutuando no ar. 

Luminárias Nelson Bubble

Luminárias Nelson Bubble

Para um projeto de iluminação adequado, é fundamental contar com o auxílio de profissionais experientes. Em nosso site você poderá conhecer todos os modelos de luminárias disponíveis. Conte com a nossa equipe para encontrar a melhor solução de iluminação para o seu escritório.

Comentários