Buscar

Como se sentar corretamente na cadeira de escritório

Como se sentar corretamente na cadeira de escritório

Da sustentação e movimentação do corpo à proteção da medula espinhal. Quase não percebemos a atuação da coluna vertebral, mas ela é fundamental para garantir a qualidade de vida e a autonomia.

Essa estrutura é diretamente impactada pelas atividades na rotina, que não se limitam ao levantamento de carga. Muitos problemas na região são causados por hábitos aparentemente inofensivos, como a falta de cuidados com a postura no dia a dia do escritório.

Ao trabalhar sentado, é comum distribuir o peso do corpo incorretamente, por exemplo. Essa pequena ação gera o aumento da pressão entre as vértebras e pode causar dores e problemas mais sérios, como as hérnias de disco, além de prejudicar a circulação, provocando inchaço e varizes nas pernas.

Para evitar desconfortos e lesões é importante levar em conta os cuidados com a postura corporal durante a jornada de trabalho. Você sabe como se sentar corretamente na cadeira de escritório? Confira as orientações abaixo.

 

Conheça a sua coluna

Eixo central do corpo, a coluna é composta pelas vértebras, conjunto de ossos conectados por ligamentos e músculos, por onde passa a medula espinhal, que transporta sinais elétricos do cérebro até as demais regiões. Para evitar o atrito entre si e amortecer o impacto resultante das atividades, elas contam com os discos intervertebrais.

Embora possa parecer uma estrutura reta, a coluna possui algumas curvaturas e é dividida em 5 partes:

Cervical: são as vértebras delicadas e flexíveis da região do pescoço, que dão sustentação à cabeça.

Torácica: são as vértebras localizadas no meio das costas, conectadas às costelas. Elas mantêm o peso do tórax e protegem órgãos como coração e pulmões.

Lombar: formada por 5 vértebras grandes e fortes, localizadas na parte inferior das costas. É responsável por suportar o peso da parte superior do corpo.

Sacral: composta pelo sacro, um osso encravado no quadril formado por 5 vértebras menores que se fundem durante a adolescência.

Coccígena: composta pelo cóccix, um osso formado por vértebras muito pequenas que se fundem durante a adolescência.

A cervical e a lombar costumam ser muito afetadas pela má postura, que a longo prazo provoca alterações nas curvaturas naturais dessas regiões.

 

Observe a relação entre seu corpo e a cadeira de escritório

Manter uma postura corporal adequada significa garantir o alinhamento correto entre os ossos e os músculos. Por isso, é fundamental observar as relações entre a cadeira e seu corpo.

Ao sentar-se na cadeira de escritório, os pés devem permanecer apoiados no chão, formando um ângulo reto entre as pernas e as coxas. Assim, você também distribui o peso e ainda favorece a circulação sanguínea.

Os braços e cotovelos precisam se manter a 90°, junto ao corpo, alinhados com a mesa e o teclado.

 

Os ombros também devem estar alinhados, para que não ocorram tensões ou dores nos músculos da região do pescoço. Para isso, procure mantê-los relaxados e voltados para trás, de acordo com as linhas naturais do corpo.

As pernas precisam ficar ligeiramente afastadas, seguindo a linha do quadril. Assim você distribui o peso do corpo de maneira uniforme e evita que algumas articulações sejam sobrecarregadas.

Toda a coluna deve ficar completamente apoiada e contar com um encosto firme, que ofereça suporte.

A relação entre a altura da cadeira e da superfície de trabalho deve permitir que a parte superior da tela do monitor permaneça ao nível dos olhos. Caso você use um laptop, considere um suporte para garantir o distanciamento correto.

Resista à má postura

Pode parecer inofensivo, mas cruzar as pernas ou sentar-se sobre uma delas são pequenas atividades que afetam a coluna, pois provocam sobrecarga sobre um dos lados. Girar parte do corpo ao pegar um objeto também é prejudicial. Para evitar torções, procure movimentar-se por inteiro.  

É fundamental manter a consciência sobre a postura ao sentar-se na cadeira de escritório. Assim você colabora para a distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e permite que os ligamentos e músculos trabalhem em harmonia.

 

Fique atento aos sinais que o corpo dá

Pouca gente imagina, mas desconfortos como dor de cabeça, dor nos pés, dor nos braços, formigamento nas pernas, fadiga e dificuldade para dormir podem estar associados à postura corporal inadequada. Afinal, o desalinhamento de ossos e musculatura gera tensões excessivas, prejudica o relaxamento e pode pressionar alguns nervos.

No dia a dia, estabeleça pausas durante os períodos de trabalho. É recomendável se levantar a cada hora e ficar em pé entre 5 e 20 minutos.

Lembre-se também: praticar atividades físicas, fortalecer a musculatura e fazer alongamentos regularmente são ações fundamentais, que colaboram não apenas para a saúde da coluna, como também combatem o estresse e favorecem a concentração.

—– 

A boa postura corporal durante a jornada de trabalho passa pela escolha da cadeira de escritório, que deve ser adequada ao seu biotipo e oferecer múltiplos ajustes.

As cadeiras de alto desempenho são garantia de qualidade, ergonomia e durabilidade. Das versões com diversas regulagens às que se adaptam automaticamente ao corpo do usuário, há diversas opções disponíveis no mercado.

Na Atec, você encontra modelos da Herman Miller. A marca, referência mundial em ergonomia e design, conta com modelos como Cosm, Aeron e Embody, que garantem a excelência no suporte total às curvaturas da coluna, movimento equilibrado e natural, além de ajustes precisos e dinâmicos.

Posts relacionados

Sustentabilidade no design de mobiliário

Conheça algumas das peças de mobiliário mais sustentáveis do portfólio das marcas representadas pela Atec Original Design. Algumas peças de design contemporâneo, assim como ícones…
Ler artigo

As apresentações de projetos de Florence Knoll

Saiba mais sobre como uma das mais influentes criadoras da história mundial influenciou o design dos espaços corporativos. Designer de mobiliário e interiores, com formação…
Ler artigo

O Quiet luxury no design de mobiliário

Mais do que uma tendência, a sofisticação minimalista é uma característica do design de mobiliário de mais alto nível. Veja mais sobre o quiet luxury…
Ler artigo

Comentários