Cadeira Aeron Herman Miller: não dá para copiar.

Atualizado em

A cadeira Aeron é mais que uma cadeira, é a extensão do corpo humano.

cadeira aeron herman miller

Bill Stumpf, um dos designers responsáveis pela Aeron Chair, disse em um vídeo que a poltrona foi desenvolvida a partir dos seus desejos e gostos pessoais. Ele queria sentar-se sobre curvas confortáveis, com um design atrativo e convidativo, como se a cadeira dissesse: “toque-me, chegue perto de mim”.

A iniciativa não foi em vão. A poltrona Aeron – sua criação em conjunto com Don Chadwick – foi escolhida como o “Design da Década” e é considerada pelos executivos do mundo inteiro como a melhor cadeira para se trabalhar. Quer saber por quê? Acompanhe:

Sistema PostureFit

Quando Bill Stumpf, Don Chadwick e uma grande equipe de pesquisadores trabalhavam no projeto da Aeron Chair perceberam que os trabalhadores costumavam ficar sentados, na maior parte do tempo, com o corpo inclinado para frente. Essa má postura era (e ainda é) responsável por causar dores lombares, cansaço excessivo, dores de cabeça e até complicações vertebrais.

Os designers, juntamente com a equipe de desenvolvimento da cadeira Aeron, procuraram o Dr. Brock Walker – um especialista em biomecânica e ergonomia que já trabalhou em projetos para melhoria em assentos de aviões a jato e carros de corrida – para auxiliá-los nesse aspecto.

A sincronia entre o trabalho do Dr. Walker e da equipe deu origem ao  PostureFit – um sistema que lembra a silhueta de uma borboleta e corrige a postura, dando sustentação para a base da coluna vertebral. Quando o usuário se movimenta, o sistema acompanha a silhueta do corpo e proporciona sensação de conforto e encaixe perfeito. 

Revestimento Pellicle

O tecido Pellicle da, Aeron Chair, torna seu design atraente e leve, mas não é só por isso que ele foi escolhido para revestir a cadeira. Nas cadeiras comuns, cobertas por tecidos e espumas tradicionais, a temperatura do corpo pode aumentar até 6,7 graus centígrados em apenas 30 minutos de uso. Com a cadeira Aeron, isso não acontece porque o ar flui, através do Pellicle, para evitar o acúmulo de calor e permitir que a umidade se dissipe.

O revestimento também garante resposta aos movimentos do corpo, minimizando os pontos de pressão e distribuindo adequadamente o peso do usuário, mesmo quando o trabalho é realizado durante horas a fio.

Através deste suporte personalizado, o usuário pode se apoiar tranquilamente sobre o encosto da cadeira porque a película acompanhará e sustentará os contornos do corpo de maneira confortável. Quando o usuário retorna a posição inicial, o tecido também retorna, permanecendo intacto.

Sistema de inclinação Kinemat

O corpo foi feito para ser livre e se movimentar de maneira espontânea, limitado apenas pela gravidade. Uma boa cadeira de trabalho respeita esses movimentos e oferece o apoio necessário para que o usuário se sinta confortável.

Alguns estudos da Herman Miller comprovaram que uma pessoa que trabalha sentada assume, pelo menos, três variedades de postura, mesmo quando executa apenas uma tarefa. São elas:

·De frente: mais comum em atividades desenvolvidas em superfícies planas, como mesas, para interação com equipamentos;

·Ligeiramente reclinada: para falar ao telefone, conversar, usar o mouse, entre outras atividades;

· Muito reclinado: para descansar, ler e, algumas vezes, teclar.

O design da Aeron Chair ignorou o formato atual dos modelos de cadeiras, que sugerem formas geométricas sem levar em conta as curvas do corpo humano. Seu Sistema Kinemat, atua da seguinte forma:

Na posição vertical cria-se um ‘bolso’ para segurar a pelve, em uma ligeira inclinação para frente.

Ao reclinar a cadeira, os pés permanecem apoiados e o quadril e a pélvis continuam recebendo a sustentação necessária para todos os tipos de movimentos;

Quanto mais reclinado o usuário estiver, mais a placa do assento cairá, para manter a sincronização do encosto e do bolso pélvico, impedindo a tensão lombar;

Dessa forma, o sistema Kinemat da cadeira Aeron permite que o usuário faça movimentos naturais, sem limitações, de maneira ergonômica e confortável.

Sustentabilidade

A poltrona Aeron tem garantia de 12 anos e, como todos os produtos desenvolvidos pela Herman Miller, foi desenvolvida com base em princípios sustentáveis. Fabricada com materiais de baixo impacto ambiental, a cadeira Aeron é 94% reciclável. Dos materiais utilizados em sua confecção, 66% são reciclados.

Ela também possui a certificação Cradle-to-Cradle e contribui para obtenção de créditos LEED, inserindo-se no conceito de Green Building e arquitetura corporativa sustentável. 

Agora, que você compreendeu um pouco mais sobre um dos produtos que representamos, assista ao vídeo abaixo para acompanhar o processo de produção – não só da poltrona Aeron, mas de várias cadeiras da Herman Miller – e se apaixone ainda mais pelo que há de melhor em design no mobiliário corporativo mundial. Depois, passe aqui na Atec para conhecer nosso showroom e testar as cadeiras pessoalmente.

Comentários