Buscar

A batalha nossa de cada dia

Fim da Segunda Guerra Mundial. Engenheiros, psicólogos e fisiologistas reúnem seus conhecimentos para remodelar o cockpit dos aviões de caça ingleses. A intenção era oferecer um pouco mais de conforto aos pilotos. A experiência deu certo e a ideia passou a ser disseminada pelo mundo. Foi aí que surgiu – oficialmente – a ergonomia, que há pouco mais de meio século tem sido fonte principal de estudos sobre qualidade de vida no trabalho.

Ergonomia é uma palavra derivada das palavras gregas Ergon (trabalho) e nomos (regras). Alguns a veem com um olhar mais holístico – associada à busca de soluções para levar conforto e segurança ao trabalhador, aliviando as suas tensões e prevenindo lesões provocadas pelo mau uso das ferramentas. Outros a enxergam com uma visão racional – onde ela só existe para tornar o trabalho mais eficiente e produtivo, gerando assim, mais lucratividade para as empresas. Seja qual for o enfoque dado para a palavra ergonomia, as diferentes perspectivas têm pelo menos um ponto em comum: o estudo da relação do homem com o seu trabalho.

Cá entre nós, por mais prazeroso que seja a atividade exercida, sabemos que passar horas e horas na mesma posição, nunca é tão prazeroso assim. Má postura e equipamentos inadequados são os vilões responsáveis pelo aparecimento de dores, desconfortos e até mesmo graves lesões lombares.

Talvez seja hora de utilizar a ergonomia a seu favor, priorizando sua saúde e bem estar, assim como a qualidade de vida daqueles que trabalham para você. A ergonomia pode até ter nascido a partir de uma guerra. Mas, sem dúvida, sua intenção sempre foi aliviar ‘a batalha nossa de cada dia’.

Posts relacionados

Design Days e NeoCon 2025

O Fulton Market Design Days, que ocorre anualmente em Chicago, aconteceu na semana passada, em sua edição 2025. Lideranças da Atec Original Design estiveram por…
Ler artigo

Design de mobiliário e artes visuais

Conheça mais sobre alguns dos maiores designers e artistas da história mundial. No design de mobiliário internacional, algumas das maiores referências são também artistas de…
Ler artigo

George Nelson e o catálogo da Herman Miller de 1947

Conheça mais sobre um dos mais importantes acontecimentos da história do design. No desenvolvimento do modernismo, o arquiteto, designer e editor George Nelson teve importância…
Ler artigo

Comentários