Buscar

Sustentabilidade no design de mobiliário

Conheça algumas das peças de mobiliário mais sustentáveis do portfólio das marcas representadas pela Atec Original Design.

Algumas peças de design contemporâneo, assim como ícones do design modernista, representam avanços impressionantes em sustentabilidade. Em todas as marcas representadas pela Atec Original Design no Brasil, muitos designs são feitos a partir de inovações maravilhosas para garantir uma melhor relação com o planeta.

O sofá modular Costume, projetado pelo designer Stefan Diez em parceria com a Magis, é fabricado a partir de plástico reciclado e projetado para ser facilmente montado e desmontado quando necessário. A estrutura do sofá foi projetada para tornar a limpeza e a substituição de seus componentes mais simples.

A Herman Miller e o Studio 7.5 revisitaram a cadeira e a banqueta Mirra 2, reduzindo ainda mais a pegada de carbono destes já icônicos produtos. Uma redução na quantidade de material utilizado na fabricação, e a utilização de materiais reciclados, reduzem a pegada de carbono da Mirra 2 em quase 50% em relação a sua primeira versão.

Desenvolvida por Lucy Kurrein, em parceria com a Naughtone, a Pippin Chair rendeu à designer e à marca inglesas uma premiação no 2024 SEAL Business Sustainability Award. A Pippin foi projetada de acordo com princípios de economia circular, e apresenta grandes inovações na facilidade com que permite reparos, substituições de peças, e limpeza.

A icônica cadeira Series 7™, de Arne Jacobsen, tem as menores emissões de CO2 do portfólio da Fritz Hansen, e seu impacto é significativamente reduzido pela eficiente substituição de peças e reparo, nas raras ocasiões em que isto é necessário, promovida pela marca com apoio da Atec Original Design no Brasil.

Feita  de polipropileno reciclado, obtido a partir dos resíduos gerados pela produção própria de móveis da Magis e da indústria automobilística local, a Bell Chair, de Konstantin Grcic, talvez seja a peça de mobiliário mais sustentável da história do design. Os materiais utilizados em sua fabricação são quase todos reciclados, e é difícil imaginar a Bell Chair se deteriorando, tão alta é a sua qualidade, mas ela é 100% reciclável após o seu ciclo de utilização.

Com a fórmula “rethink, redesign, revalue” – ou “repense, redesenhe, reavalie” -, a USM resume o poder sustentável de seu mais icônico design, o Haller System, desenvolvido por Fritz Haller em meados do século XX, e desde então sempre reinventado pela marca, por designers e arquitetos de todo o mundo, e por seus clientes e fãs. As peças deste magnífico sistema modular podem sempre ser reutilizadas em novas configurações, adicionando novas cores, novas ideias, em designs que assim permanecem encantadores e contemporâneos.

Posts relacionados

Criatividade premiada: Willo Perron é eleito designer do ano pelo Wallpaper* Design Awards

O renomado diretor criativo e designer Willo Perron tem realizado projetos de mobiliário com a Knoll, e agora é selecionado como designer do ano de…
Ler artigo

Atec Cultural 2026 – Amar e viver São Paulo: Celebrando os 472 anos de SP sob o olhar da artista Nilda Luz

Retomada do Atec Cultural em 2026, com o tema "Amar e Viver São Paulo", com a artista Nilda Luz. Evento em parceria com a Bureau…
Ler artigo

Breuer na Madison Avenue

O mais célebre projeto de Marcel Breuer nos Estados Unidos foi renovado pelo escritório Herzog & de Meuron, e agora reabre como a sede da Sotheby’s. Talvez…
Ler artigo

Comentários

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.