O mais célebre projeto de Marcel Breuer nos Estados Unidos foi renovado pelo escritório Herzog & de Meuron, e agora reabre como a sede da Sotheby’s.
Talvez mais conhecido como designer, Marcel Breuer foi um dos mais jovens estudantes da escola Bauhaus, e desenvolveu, nos anos 1920, as peças de mobiliário mais inovadoras daquele período, consideradas até hoje ícones do design: a Laccio Coffee Table, de 1924, a poltrona Wassily, de 1925, e a cadeira Cesca, de 1928.
Mas Breuer foi também um exímio arquiteto. Tendo imigrado em 1937, ele se estabeleceu nos Estados Unidos como um dos melhores arquitetos trabalhando no país, realizando projetos de museus, bibliotecas, escolas, edifícios corporativos, sedes de instituições e residências.
Conhecida como Snower House, a partir do nome de seus proprietários, a residência projetada por Breuer em Mission Hills, no Kansas, é uma das mais belas realizações da arquitetura modernista residencial nos Estados Unidos.
O prédio na Madison Avenue que abrigava o Whitney Museum of American Art é um dos mais célebres projetos de Marcel Breuer, em um estilo brutalista muito utilizado por ele.
Inaugurado em 1966, o prédio esteve fechado por mais de dez anos, e após uma cuidadosa reforma realizada pelo escritório Herzog & de Meuron, inicia um novo e promissor capítulo neste outono como a nova sede da Sotheby’s em Manhattan.

