Buscar

De onde vem a Herman Miller

Mobiliário contemporâneo de interiores, soluções para ambientes de saúde, tecnologias e serviços relacionados. Em seus 99 anos, a Herman Miller se consolidou como sinônimo de design e inovação em variadas áreas de atuação.

Reconhecida internacionalmente, a marca, estampada em cadeiras, mesas, luminárias e estações de trabalho instiga a curiosidade. Se você já se perguntou de onde vem a Herman Miller, acompanhe o nosso artigo.

Do empreendedorismo

A companhia que hoje está presente nas casas, nos escritórios e hospitais nasceu da Star Furniture Company. Localizada em Michigan, nos Estados Unidos, produzia móveis e tinha entre seus colaboradores um homem de 32 anos, chamado DJ DePree.

Gerente-geral, ele desejava adquiri-la, e atingiu seu objetivo em 1923, ao se unir com seu sogro e outros investidores na compra da empresa.

 Da reputação do sogro de DJ DePree

Após a aquisição, DJ DePree emprestou à companhia a boa reputação comercial de seu sogro. Assim, deu a ela o nome dele: Herman Miller. A Star Furniture Company passaria então a se chamar Herman Miller Furniture Company.

DJ De Pree, sentado em uma poltrona Eames Lounge (design de Charles e Ray Eames), ao lado da mesa Noguchi (de Isamu Noguchi), ambos móveis produzidos pela Herman Miller.

Da resiliência

Quando a crise de 1929 chegou, DJ DePree deu novos rumos à produção de móveis tradicionais. Ao participar da Feira Mundial, em Chicago, 1932, o empresário se impressionou com a exposição que apresentava as casas modernas.

Observando a reação das pessoas durante a mostra, ele enxergou novas possibilidades e maior rentabilidade. A partir de então, decidiu que a Herman Miller se dedicaria ao mobiliário moderno.

Da crença no potencial das pessoas

Quando um de seus funcionários, Herman Rummelt, faleceu subitamente, DJ DePree compareceu ao funeral e se deu conta de que não conhecia aquele que havia colaborado durante anos na manutenção da fábrica.

O fato foi marcante e despertou novos pontos de vista. O empresário concluiu que cada indivíduo tem um potencial e pode contribuir por meio das suas qualidades. As pessoas são capazes de fornecer respostas para coisas que não se pode fazer sozinho.

A partir dessa perspectiva, o fundador da empresa colaboraria para a descoberta de talentos únicos, com contribuições que marcariam a história.

Do design como ferramenta para aprimoramento

Em 1940, o designer norte-americano George Nelson publicou o livro Tomorrow’s House, escrito em parceria com Henry Wright. Entre as ideias apresentadas na obra estava o Storagewall, que foi pioneiro na inserção de estantes embutidas, buscando aproveitar espaços ociosos entre as paredes.

Embora Nelson não tivesse experiência em desenho de móveis, a criação chamou atenção de toda a indústria moveleira, e impressionou D.J. De Pree, que em 1945 o convidou para se tornar diretor de design da companhia.

Nascia uma parceria de sucesso com um dos criadores do Modernismo norte-americano, que revolucionaria a Herman Miller e o próprio design. Com a colaboração de nomes como Ray e Charles Eames, Richard Schultz, Harry Bertoia, Isamu Noguchi e Donald Knorr, a empresa produziria diversos clássicos do século XX.

Desde então, designers mundialmente famosos continuam contribuindo para o sucesso da Herman Miller, como Alexander Girard, Robert Propst, Bill Stumpf, Don Chadwick, Ayse Birsel, Studio 7.5, Yves Béhar e Doug Ball, entre tantos outros.

Na foto, em pé: Robert Probst, DJ De Pree e Charles Eames; e sentados: Alexander Girard, George Nelson e Ray Eames. Fotografia por Melissa Brown – essa foto foi tirada casualmente durante um intervalo numa sessão oficial de fotografia.

Do pioneirismo em design verde

A consciência sustentável da Herman Miller vem de longa data. Desde a década de 50, a empresa é comprometida em evitar que suas atividades prejudiquem o meio ambiente.

Em 1989, por exemplo, decidiu encerrar a produção das cadeiras Charles Eames em fibra de vidro, por conta dos produtos químicos envolvidos no processo e da impossibilidade de reciclar tal material. Décadas mais tarde, o modelo voltou ao catálogo com a adoção do polipropileno reciclável e de uma fibra de vidro segura e sustentável.

Em 2010, a Herman Miller se tornou a primeira empresa do setor mobiliário e uma das primeiras do mundo a abastecer 100% de suas instalações com energia renovável.

Em 2019, a companhia estabeleceu a meta global para redução de 30% dos plásticos descartáveis em suas embalagens. Também desenvolveu a Lista Restrita de Produtos Químicos, que restringe o uso de substâncias químicas prejudiciais ao meio ambiente e aos seus colaboradores.

Da busca pela excelência e inovação

Décadas de pesquisa, testes exaustivos, análises e rigorosos padrões de qualidade. As buscas pela inovação e excelência fazem parte do DNA da Herman Miller, que desde sua fundação tem revolucionado residências e empresas com seu design, ergonomia, conforto e bem-estar.

Entre as décadas de 1960 e 1970, por exemplo, o designer da empresa, Robert Propst, concebeu o conceito que transformaria os escritórios: o Action Office, sistema baseado em painéis, que permite alterações na configuração do espaço sem exigir obras, além de oferecer privacidade aos usuários.

Mais tarde, a companhia criaria a Aeron, cadeira que revolucionou o sentar e se tornou um ícone do design.

Da união de propósitos

Em julho de 2021 a Herman Miller concluiu a aquisição da Knoll, companhia norte-americana com grandes legados para o setor. Ambas as empresas agora serão parte da MillerKnoll, um coletivo de pessoas e marcas guiadas pelo compromisso com o design, inovação, excelência operacional e sustentabilidade.

Entre as marcas do grupo estão Colebrook Bosson Saunders, DatesWeiser, DWR, Edelman Leather, FilzFelt, Fully, Geiger, HAY, Holly Hunt, KnollExtra, Knoll Office, KnollStudio, KnollTextiles, Maars Living Walls, Maharam, Muuto, naughtone e Spinneybeck.

Fábrica da Herman Miller em Zeeland, Michigan, linha de produção da cadeira Aeron.

—-

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a empresa que é líder em design e produtos de performance, é hora de descobrir mais sobre os produtos Herman Miller. Acesse aqui o catálogo disponível na Atec, distribuidora certificada e a maior representante da companhia no Brasil.

Posts relacionados

Sustentabilidade no design de mobiliário

Conheça algumas das peças de mobiliário mais sustentáveis do portfólio das marcas representadas pela Atec Original Design. Algumas peças de design contemporâneo, assim como ícones…
Ler artigo

As apresentações de projetos de Florence Knoll

Saiba mais sobre como uma das mais influentes criadoras da história mundial influenciou o design dos espaços corporativos. Designer de mobiliário e interiores, com formação…
Ler artigo

O Quiet luxury no design de mobiliário

Mais do que uma tendência, a sofisticação minimalista é uma característica do design de mobiliário de mais alto nível. Veja mais sobre o quiet luxury…
Ler artigo

Comentários