Carpetes para escritório: 5 benefícios do seu uso no dia a dia

Atualizado em

Desde a década de 1960, o carpete está presente em um espaço muito importante da história brasileira. Os edifícios de Brasília, como o Congresso Nacional e o Senado Federal, por exemplo, utilizam esse revestimento. A popularização dos carpetes para escritórios, no entanto, se deu a partir de outro advento no mundo corporativo: o computador.

As máquinas conectadas à internet são a mais impactante inovação nos escritórios nas últimas três décadas, trazendo consigo outras adaptações. No Brasil, a tecnologia chega aos escritórios das multinacionais nos anos 1990, e os carpetes vieram junto.

carpete Shaw Contract no escritório

O uso de carpetes em escritórios oferece inúmeras vantagens

Quando o computador pessoal invade o escritório, o piso elevado passa a ser solução para passar o cabeamento, com isso, o carpete em placa entra em cena. No primeiro momento, um coadjuvante nos projetos, tentando imitar o carpete em rolo. Agora, no entanto, é protagonista oferecendo inúmeras vantagens. Quer saber por que os carpetes podem melhorar um projeto corporativo? Siga a leitura!


5 benefícios do uso de carpetes no espaço corporativo

Facilidade na higienização

No ambiente corporativo, praticidade e funcionalidade são fundamentais. Os carpetes modulares proporcionam essa vantagem, pois são fáceis de limpar e de realizar manutenção. Em caso de dano, basta substituir a placa danificada por uma nova.

pessoa realizando a troca de uma placa do carpete modular

A grande vantagem dos carpetes modulares é a facilidade em trocar suas placas individualmente, sem precisar remover o revestimento por inteiro

Os carpetes para escritório dificilmente apresentarão danos se receberem manutenção e higienização constante. O ideal é contratar os serviços de uma limpeza profissional ao menos uma vez por ano. Esse cuidado vai contribuir para a qualidade do ar e mantê-lo com um funcionamento adequado, já que atua como um filtro no ambiente. 

Cabe destacar que os carpetes retêm a poeira do ambiente em um nível abaixo do joelho. Em locais de piso frio, por exemplo, a poeira pode estar na altura da respiração.


Contribuição para o conforto termoacústico

A experiência sensorial muda bastante nas empresas com carpete. Esses espaços costumam ser mais aconchegantes e seguros. Quer oferecer mais comodidade e conforto para os colaboradores e visitantes da empresa? Carpetes entregam isso e muito mais.

escritório com carpete

Os carpetes são excelentes soluções acústicas para escritórios, pois absorvem grande parte dos ruídos

Independente da pavimentação, nenhuma é capaz de fazer a redução de ruídos com a eficiência dos carpetes. Eles são capazes de atenuar a passagem de som, abafar o barulho dos passos e o ruído ambiente, incluindo os ruídos dos equipamentos computadores.


Antiderrapante e amortecimento de impacto

Alguém no escritório sempre conta a história de um colega mais descuidado, que perdeu o equilíbrio e protagonizou um tombo no trabalho. Outra situação bem comum, que pode acontecer com todos, é deixar um dos objetos de trabalho cair no chão.

carpete azul da Shaw Contract

Antiderrapantes e amortecedores de impacto, os carpetes previnem quedas bruscas de pessoas e/ou de objetos importantes do escritório

Embora corriqueiras, essas situações podem trazer prejuízo à saúde do trabalho e aos bens materiais da empresa. Os carpetes para escritórios também solucionam essa questão, pois amortecem eventuais quedas dos profissionais e dos utensílios de trabalho através da função antiderrapante e de amortecimento de impacto.


Facilidade de instalação e manutenção

A facilidade para instalar um carpete modular é mais um atrativo desta solução para os escritórios. Não é preciso parar o trabalho das equipes e iniciar uma reforma, por exemplo. 

A instalação do carpete não exige a remoção do piso. A manutenção também é fácil, basta usar o aspirador de pó com frequência para as sujeiras produzidas no dia-a-dia. Mas vale lembrar que é indicado realizar uma manutenção especializada periodicamente, o que auxilia na durabilidade do carpete.


Originalidade

As melhores marcas que produzem carpetes para escritório têm um portfólio variado de estilos, cores e texturas, ou seja, ajudam as empresas a refletir seu DNA no design do ambiente de trabalho.

ambiente social do escritório com carpete na cor verde

Os carpetes modulares da Shaw Contract oferecem variedades para imprimir uma personalidade própria a cada escritório

O portfólio da Shaw Contract é um ótimo exemplo para facilitar o processo criativo e conceber escritórios únicos. Eles também funcionam delimitando e direcionando o espaço, através das cores e formas que o conjunto de placas pode formar.


Cuidados importantes com o carpete

Os carpetes para escritórios, assim como o carpete residencial, exigem alguns cuidados. É muito importante que sejam formados por materiais resistentes. O principal revestimento deve ser o com fibras de nylon, que possui alta durabilidade e é ideal para escritórios, onde o trânsito de pessoas é maior. No escritório, os carpetes de alto tráfego devem ser prioridade.

O carpete no espaço corporativo é como um grande filtro e, por isso, precisa de uma rotina de manutenção bem planejada. A limpeza deve ser com aspiração e, se feita na frequência correta, elimina 80% da sujeira. Neste momento, em que um vírus ameaça a saúde das pessoas, os carpetes devem ganhar importância na volta aos escritórios, ajudando a manter o ambiente mais limpo.

área social do escritório

Os carpetes precisam de um cuidado especial para se manterem bonitos e cumprindo seus inúmeros benefícios ao ambiente de trabalho

O tratamento de manchas no carpete deve ser feito diariamente. Preferencialmente na hora, pois, quando a mancha seca é mais difícil fazer a remoção. 

O aspirador precisa do filtro hepa, que filtra micropartículas e escova no bocal, após abrir a fibra do carpete, facilitando a remoção da poeira. 

A lavagem pode ser anual, considerando a sujidade do ambiente externo e o número de pessoas que circulam no local com o carpete. 

Já a manutenção recomendada é de 2 vezes ao ano, e varia de acordo com a área. Se for uma área de corredor e de alto tráfego, por exemplo, essa recomendação pode aumentar. No entanto, as áreas sob móveis podem receber essa manutenção de forma mais espaçada.

A Atec comercializa uma linha que se destaca pela qualidade e design original. A coleção Inside Shapes, por exemplo, estimula o processo criativo, com formas geométricas, cores e até desenhos que remetem à natureza. Você encontra muitas opções de carpetes para escritório no catálogo da Atec. Pode conferir!



Categoria
Escritório
Comentários