Buscar

Atec: 30 anos de design original

Da assistência técnica em 1987 à representação de grandes nomes do design mundial em 2022. 

Reconhecida pela excelência e solidez de seu trabalho junto aos clientes, a Atec Original Design completa 30 anos em novembro.

No artigo abaixo você conhece um pouco mais sobre a trajetória da empresa, que inspira profissionais e apaixonados por design e decoração com os produtos e soluções para escritórios e residências de marcas como Herman Miller (Miller Knoll), Fritz Hansen e USM Modular Furniture

Showroom da Atec na Av. Faria Lima em São Paulo, em 2021.

Como tudo começou

A empresa que hoje representa grandes marcas do design original mundial nasceu orientada às necessidades dos clientes.

Quando o engenheiro agrônomo João Figueira veio do interior de São Paulo para a capital, descobriu no setor moveleiro novos caminhos profissionais. Seu trabalho ao longo de anos na Escriba, companhia que fabricava móveis para escritório, trouxe o know-how e o olhar apurado sobre as demandas de um mercado em construção no país.

Sob a influência de grandes nomes, como Bergmiller, que contribuiu para a estruturação do design moderno no Brasil, a icônica indústria tinha entre seus principais preceitos acompanhar desde a concepção até o uso do móvel.

Ao deixar a Escriba, João já levava na bagagem o design e o usuário final como protagonistas de seus futuros negócios.

João Figueira, no início da Atec em meados dos anos 1990, com a equipe responsável por serviços.

Visão empreendedora

A partir do dia a dia junto aos consumidores atendidos na Escriba, João percebeu a carência de um mercado que não contemplava todas as demandas das empresas. 

Foi assim que, em 1992, ele adquiriu a Atec, Assistência Técnica Especializada em Cadeiras, criada em 1987.

Não demorou para a visão empreendedora do engenheiro ampliar a área de atuação da companhia, que logo se tornou uma das mais respeitadas empresas especializadas em mudança de layout de escritórios.

Anos depois, mais uma vez a sensibilidade do empresário para entender as necessidades dos clientes levou a Atec a um novo rumo determinante.

 

Herman Miller e Atec: parceria de sucesso

Foi no atendimento às grandes corporações que a empresa teve seu primeiro contato com as cadeiras de escritório Herman Miller. Importados, os modelos não contavam com suporte técnico no Brasil e representavam uma nova oportunidade de negócios.

A Atec passou então a ser a responsável não só pela assistência, como também pela montagem dos móveis da norte-americana, a partir de 2001. 

A relação com a Herman Miller ganhou novos contornos em 2005, quando a Atec se tornou representante comercial da marca, e em 2010, ano em que começou a vender o portfólio completo de produtos.

Essa parceria de sucesso se consolidou e perdura até hoje: há 15 anos a Atec é considerada a maior dealer Herman Miller da América Latina.

Matéria do Valor Econômico, por Ana Paula Paiva, com Silvia Serber e João Figueira.

João e Silvia: companheirismo na vida e nos negócios

João Figueira e Silvia Serber: o romance que começou na adolescência se tornaria também uma grande parceria nos negócios.

Juntos durante 39 anos, o casal trabalhou em sinergia para transformar a empresa de assistência técnica em uma grande representante de ícones do design mundial.

Com a atuação de Silvia, diretora de marketing, nasceu a cultura, o senso estético, a comunicação de marca e, principalmente, a curadoria de todos os nomes que passariam a fazer parte do portfólio da Atec Original Design.

João Figueira e Silvia Serber trabalhando juntos na Atec, em 2020.

Grandes nomes do design mundial

Além da Herman Miller, outras grandes marcas reconhecidas mundialmente vieram reforçar o portfólio, em uma seleção criteriosa: a dinamarquesa Fritz Hansen e a suíça USM Modular Furniture, que são representadas com exclusividade no Brasil pela Atec Original Design; a italiana Magis, com seus produtos lúdicos e funcionais, além de Lucie Kaas, ArchitectMade, Kay Bojesen, Normann Copenhagen e Stelton.

A experiência Atec nos principais centros econômicos do país

Uma experiência única, para quem respira design original e decoração. A Atec Original Design inaugurou os atuais showrooms nos três principais centros econômicos do país: Brasília, em 2009, Rio de Janeiro, em 2006, e São Paulo, em 2011.

Inauguração do showroom de São Paulo, na Faria Lima, em 10 de outubro de 2011.

Em 2021, a capital paulista também passou a contar com uma loja no shopping de decoração mais charmoso da cidade, o D&D

Recentemente, o interior de São Paulo ganhou sua primeira Atec Original Design. Localizada em Campinas, ela conecta as cidades vizinhas às grandes marcas mundiais do design e da decoração.

As instalações mergulham no futuro do trabalho, ao mesmo tempo em que oferecem inspirações para as residências, do clássico ao contemporâneo, com inúmeras possibilidades dos produtos e aplicações nos mais diversos ambientes. 

Confira os endereços e visite.

A cultura centrada nos clientes acompanha a Atec Original Design desde a sua concepção. 

Ao estruturar a equipe comercial que trabalharia na empresa, Silvia foi criteriosa para contratar colaboradores qualificados, arquitetos capazes de lidar com os desafios de projetos variados e com as necessidades específicas de consumidores criteriosos.

A primeira admitida, Rose Augusto, havia trabalhado no escritório de Ruy Ohtake, e permanece até hoje no time. Com o tempo, a equipe técnica especializada ganhou corpo. Atualmente são mais de 60 pessoas atuando para oferecer o atendimento de excelência que contribui para fazer da Atec Original Design uma empresa única no mercado.

Aproximando o design original do cotidiano

Quando João conheceu nos grandes escritórios as cadeiras de alto desempenho da Herman Miller, vislumbrou que no futuro elas pudessem estar presentes muito além das salas dos executivos mais importantes.  

É sob o compromisso de valorizar e disseminar o design eficiente e original que a Atec Original Design tem desenvolvido seu trabalho, sempre pautada no compromisso com o meio ambiente, no respeito pelo ser humano e na excelência em todas as suas ações. 

Um dos frutos dessa conduta foi a criação do Atec Cultural, em 2018, um programa destinado a divulgar o conhecimento sobre o design, com seminários, palestras e debates sob curadoria de Ethel Leon. 

Ainda em 2018, a Atec alcançou outro marco importante em sua trajetória: 100 mil cadeiras vendidas e ½ milhão de m2 de carpetes. 

Em 2020, quando comemorou 15 anos como representante Herman Miller, a Atec inaugurou uma pop-up store na rua Oscar Freire, um dos endereços mais elegantes de São Paulo. Naquele mesmo ano, retomou a Atec Serviços, departamento que revisita como tudo começou na empresa: montagem e desmontagem de layouts, logística de mudanças de escritórios corporativos e muito mais. 

No ano seguinte, em 2021, a Atec e a Herman Miller fecharam o maior projeto corporativo de sua história na América Latina.

Pop-up Store na Oscar Freire, inaugurada em 2020 e encerrada no início de 2021.

Legado que permanece 

Em 2022, a Atec Original Design se despediu de seu fundador, que faleceu em outubro. 

João Figueira fica marcado na história do design original no Brasil, e deixa à empresa seus valores compartilhados ao longo de 30 anos de dedicação e respeito com os clientes e todos os pares envolvidos.

A Atec seguirá seu legado sob a direção de Silvia Serber, Roberto De Donato e Marco Paim. 

Roberto De Donato (à esquerda) e Marco Paim (à direita), inaguaram a Sala João Figueira, no showroom da Faria Lima.

Posts relacionados

O jantar que mudou a história do design

Uma das parcerias mais produtivas da história do design teve início com um jantar entre dois homens, no restaurante do hotel Book-Cadillac, em Detroit, na…
Ler artigo

Alguns fragmentos da história em 5 peças de mobiliário

Além de ter sido um dos principais arquitetos do século XX, Eero Saarinen foi um designer de talento ímpar. Com a Womb, ele atendeu ao…
Ler artigo

O legado da Cranbrook Academy of Art

Nomes conhecidos do design de mobiliário, como Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Harry Bertoia e Florence Knoll têm algo em comum: todos estudaram e…
Ler artigo

Comentários