A Cara do Jazz, o programa que é a cara da Atec

Atualizado em

Todas as quartas-feiras, às 20h, na Rádio Território Eldorado (FM 107.3), vai ao ar o programa “A Cara do Jazz” apresentado pelo cartunista Paulo Caruso.  A Atec, além de se identificar completamente com o perfil do programa, tem orgulho em ser a patrocinadora desta atração.

A Cara do Jazz

O Jazz – nome que começou a ser usado no final dos anos 10 e início dos anos 20 – nasceu do blues e das ‘Work Songs’ dos trabalhadores negros norte-americanos.
Esse gênero musical sofreu uma importante transformação no século XX que modificou toda sua estrutura original até chegar à forma em que o conhecemos.

Marcado pelo improviso, o Jazz possui características bem peculiares que variam da explosão de energia e do ritmo pulsante à mistura de vários estilos pessoais e espontâneos.

Seus maiores expoentes podem ser comparados com grandes nomes das artes ou do design em matéria de criatividade. Indo um pouco além, podemos traçar paralelos com as obras de arte produzidas tanto pelos jazzistas como pelos artistas e designers: as obras consagradas primam pela originalidade, são atemporais e perduram por séculos sendo referência para os que vem depois.

Nas raízes do Jazz encontramos nomes como a Original Dixieland Jazz Band com Nick LaRocca, Jelly Roll Morton, King Oliver com a Original Creole Jazz Band, Sidney Bechet, Louis Armstrong, Bix Beiderbecke, o pianista Fats Waller e o pioneiro bandleader Fletcher Henderson, além de Billie Holiday, Sarah Lois Vaughan, Ella Fitzgerald, Chet Backer, Nina Simone entre muitos outros.

O apreciador de jazz geralmente é um grande apreciador das coisas boas da vida. Porque ouvir jazz requer sensibilidade, cultura e curiosidade. Mais uma coincidência com os amantes do design como nós da Atec.

Se você quer se inteirar ainda mais sobre a história do Jazz e conhecer outros estilos, não perca o próximo programa!

Todas às quartas, às 20h, sintonize FM 107.3 ou ouça  via web.

Caso queira conferir os programas anteriores, clique aqui.



Categoria
Atec na mídia
Comentários