Atec Cultural. Palestra de Setembro – As Ilusões Necessárias: Design, Consumo de Experiência e Consumo Sustentável

Atualizado em

QUANDO: 26 de setembro, às 19h30
ONDE: no espaço Atec Cultural, no showroom da Atec Original Design
ENDEREÇO: Av. Brig. Faria Lima, 1.800 – 10º andar
CAPACIDADE: 60 lugares
INSCRIÇÕES: pelo telefone 11 3056-1800
PREÇO: a entrada é gratuita

As Ilusões Necessárias:
Design, Consumo de Experiência e Consumo Sustentável

Reflexão sobre o papel do design em meio às duas grandes tendências de consumo contemporâneas: o consumo de experiência e o consumo sustentável.

Enquanto o consumo de experiência apresenta-se como um desdobramento “quase natural” no contexto da cultura de consumo que se estabeleceu ao longo do século XX; o consumo sustentável parece surgir como uma resposta necessária à emergência do discurso da crise ambiental que começou a se disseminar nas três últimas décadas e que tem ganhado cada vez mais destaque nos dias atuais.

Essas duas tendências pareciam indicar caminhos opostos e irreconciliáveis. No entanto, o que pretendemos mostrar é como o mercado, a partir do design, tem articulado essas tendências.

Se por um lado isso parece apontar para uma instrumentalização do design e indicar a prevalência do mercado em busca de respostas ao discurso da crise ambiental; por outro, revela como o design assume um papel central de articulador das ilusões necessárias que a cultura de consumo nos legou.


Isleide Fontenelle é psicóloga, com doutorado em Sociologia (USP) e pós-doutorado em Psicologia Social (PUC). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – SP. Ministra disciplinas e orienta dissertações e teses ligadas à temática do consumo e da crítica da cultura. É autora dos livros “O nome da marca: McDonald´s, fetichismo e cultura descartável” (Boitempo, SP) e “Pós-modernidade: trabalho e consumo” (Cengage, SP).


Categoria
Atec Cultural
Comentários