Museum für Gestaltung: um paraíso para quem ama design

Atualizado em

Imagine-se andando por um espaço que exibe os principais ícones do design, de todos os tempos, e milhares e milhares de objetos, projetos, lembranças, miniaturas, fotografias e painéis que contam a história do design mundial com riqueza de detalhes.

Em Zurique, na Suíça, existe um lugar que pode proporcionar essa experiência e muitas outras: o Museum für Gestaltung (Museu do Design) – também chamado de “fábrica da arte”.

mfg-usm-zhdk-311.jpg.0x780_q90_crop

Fachada do Museu do Design em Zurique, Suíça

O espaço foi recentemente realocado no complexo de edifícios Toni-Areal, que está vinculado à Universidade de Artes da cidade. Se antes ele ocupava uma antiga e pequena fábrica de laticínios, agora ele está em um edifício histórico, que guarda quase meio milhão de objetos de design – incluindo cadeiras, lâmpadas, armários, cerâmica e cartazes.

usm-zhdk-134.JPG.0x780_q90_crop

Parte do acervo de cadeira do museu

A “sala da gerência”, por exemplo, está equipada com prateleiras cinzas USM Haller. São utilizadas desde o início da década de 1930. Roman Aebersold, chefe de operações do museu, ficou surpreso ao constatar que as prateleiras estão seminovas e ainda funcionam perfeitamente.

mfgusm-zhdk-010.JPG.0x780_q90_crop

USM Haller

Projetos de Arne Jacobsen para a Fritz Hansen, como a poltrona Egg e a cadeira Series 7, também podem ser vistos por lá.

mfg-usm-zhdk-041.JPG.0x780_q90_crop

Cadeiras Série 7, de Arne Jacobsen para Fritz Hansen

Se for à Suíça, aproveite para conhecer o museu.



Categoria
Arquitetura | Fritz Hansen | USM
Comentários